26.7.11

Empate a zero com Marítimo em Fão.

É o primeiro empate da pré-temporada e também o primeiro jogo sem golos.

É um resultado que se aceita e que era o esperado por quem assistiu ao jogo, quase desde o primeiro minuto. A jogar, claramente, em ritmo de pré-temporada, as duas equipas criaram poucas situações de perigo e, por isso, o resultado é de fácil explicação. Podia ter havido golos no total dos 80 minutos, pois cada parte apenas teve a duração de 40’, porque, embora não muitas, houve situações para ambos os lados e todas aconteceram na segunda parte. As do Rio Ave foram protagonizadas por João Tomás, que cruzou para a área e viu um defesa adversário a desentender-se com o guarda-redes e a cabecear a milímetros do poste, e por Braga, o melhor em campo na equipa de Carlos Brito, que permitiu a defesa do guarda-redes. Antes disso, porém, Olberdam, de fora da área, tinha rematado com estrondo à barra da baliza defendida por Paulo Santos, naquele que foi o lance que deu mais sensação de um golo que nunca apareceu, mantendo o resultado a zero.

Na primeira parte, o Rio Ave foi inferior ao Marítimo, que mostrou mais frescura e um maior entrosamento entre os jogadores que iniciaram o encontro. Os ataques madeirenses pelo lado de Zé Gomes foram uma constante, nomeadamente através da velocidade de Heldon, mas revelaram-se inconsequentes, pois os lances, quando davam cruzamento, eram facilmente resolvidos pela defesa.

No segundo tempo, a equipa de Carlos Brito melhorou, muito por culpa das alterações no meio campo e passou a jogar mais sobre o meio-campo do Marítimo, numa situação completamente inversa à do primeiro tempo.
Bruno China, que entrou para o lugar de Tarantini, funcionou como um autêntico “tampão” e Braga voltou a estar em bom plano, arriscando no remate quando tinha oportunidade para tal, tendo visto o guarda-redes adversário negar-lhe o golo perto do final.

Equipa da primeira parte:
Huanderson
Tiago Pinto, Jeferson, Gaspar, Zé Gomes,
Tarantini, Vitor Gomes, Jorginho
Pateiro, Dinei e Saulo.

Equipa da segunda parte:
Paulo Santos
André Dias, Éder, Marcelo, Tiago Costa
Bruno China, Braga, Wires
Feliz (Rafinha), João Tomás e Saulo (Gilmar)