6.8.07

Pouco

Pouco futebol, pouco espectáculo, pouco Rio Ave.

É conhecida a minha aversão às Taças, esta não foge à regra, mesmo reconhecendo que financeiramente até podia ser interessante. Mas mesmo não me importando muito com a saída antecipada desta competição, há algumas coisas que tenho de dizer.

A primeira é a minha estranheza sobre a mais que gasta desculpa de que é apenas o início de época. Admito que os jogadores estejam ainda algo presos de movimentos, que as jogadas ensaiadas ainda não aconteçam com a mesma facilidade do que se fosse a meados da época. Aceito tudo isso numa equipa que tenha meia dúzia de reforços. Não admito que o Rio Ave que teve apenas 3 reforços na equipa inicial possa usar esses argumentos como justificação de uma derrota que foi muito má.

Aponto claramente o dedo aos jogadores. Sem vontade, sem entrega, sem garra. Só Niquinha e Milhazes é pouquissimo. Num início de época, é suposto haver vontade de mostrar serviço, correr mais agora para justificar apostas no futuro. E para além disso, todos os jogadores são profissionais, não jogam futebol há dois dias. Quando entram em campo deviam já ter uma ideia do que fazer para pelo menos conseguir criar ocasiões de perigo. O Rio Ave nem isso fez. Tem Eusébio também muita culpa neste aspecto. A equipa mostrou ontem já muitos dos vícios que teve durante a época passada. E permitam-me discordar deste sistema táctico em que não há extremos de raíz, em que há demasiados médios metidos pelo interior do campo, em que não há um único criativo... Gama, onde páras?, Sérgio China, Ricardo Nascimento, que é feito de vós, quem vai à linha cruzar uma bolinha para a área, ou tentar um cruzamento atrasado para um remate forte?

Chamem-me retrógrado, agoirento, digam que não percebo nada de futebol, mas este Rio Ave, com algumas excepções, não joga nada, não vale um tostão furado, é chato de se ver jogar, não entusiasma! É quase como ir um circo onde não há palhaços!

Tragam pelo menos um jongleur a esta equipa! Entusiasmem-me, façam-me sair da cadeira que não seja para protestar com os falhanços! Já que me parece evidente que vamos de novo marcar passo na Liga Vitalis, pelo menos consolem-me o ego e dêem-me algo que contar ao meu filho! Percam a porcaria dos jogos, mas pelo menos entretenham-me!

Sem comentários: