31.5.07

Acabo de ler

No site oficial:

"01/06/2007
João Eusébio renova como treinador
A partir de hoje, o Rio Ave FC começa a planear a próxima temporada desportiva, após ter assegurado a continuidade de João Eusébio como treinador principal da equipa profissional de futebol. O Presidente da Direcção, Paulo Carvalho, aponta as razões da renovação de contrato e explica a aposta em João Eusébio.

ENTREVISTA

- Perante o cenário de contenção financeira do Rio Ave FC, como está a ser preparada a próxima época? Partilha do sentimento generalizado dos sócios de que a época 06/07 até foi positiva, pelo menos até aos cinco últimos jogos?
- Claro que partilho. Nenhum sócio do Rio Ave está mais triste do que eu, isso posso garantir. Embora me considere uma pessoa realista, e percebendo a realidade interna do Rio Ave, também acreditei que a subida era possível. A cinco jogos do fim, com oito pontos de vantagem sobre o 3º classificado, a Direcção já estava a fazer contas ao orçamento para a I Liga. É uma realidade inquestionável. Várias pessoas olhavam para a tabela e perguntavam se o Rio Ave já tinha encomendado as faixas de campeão…Com a experiência que tenho, sabia que nada estava garantido, mas acreditei. Infelizmente, aconteceu este desaire. Estou de acordo com o sentimento de tristeza e de desilusão dos sócios, mas não posso partilhar do sentimento de “baixar os braços”. Se isso acontecer, seja com quem for, é porque não é um verdadeiro sócio ou adepto do Clube. Perder a Fé naquilo que temos é o pior que pode acontecer!

- E a próxima época?...
- Está a ser preparada com sentido de responsabilidade. É preciso salientar algumas premissas. A Direcção pretende ajustar o Rio Ave à sua realidade financeira; criar receitas alternativas ao futebol; enquadrar esta época num orçamento realista e ajustar as despesas em conformidade com as receitas estimadas. Por isso, abordamos a preparação da próxima época com muita responsabilidade. Este ano, temos obrigatoriamente de iniciar a temporada com a situação fiscal regularizada perante a Liga. Se não tiver esta garantia, não pode inscrever-se para competir. Assim sendo, o plantel terá de ser ajustado a esta realidade. O campeonato será abordado com responsabilidade, respeitando o equilíbrio que já conseguimos atingir. A nossa identidade e os nossos princípios serão mantidos, ou seja, haverá uma continuação da aposta nos jogadores oriundos dos escalões de formação. Temos vários valores no plantel sénior, mas sabemos que existem mais e com qualidade. Vamos apostar neles.

- Nesse contexto, quem será o treinador?
- Dentro desta filosofia que acabei de referir, quando se pensa num treinador, procura-se alguém com determinadas características: uma pessoa com competência, honestidade, seriedade e trabalho. Pretendemos alguém que faça a diferença, conhecendo a filosofia do Clube e mantendo-se propenso ao objectivo de promoção dos jogadores das camadas jovens. Quando se juntam todas estas características surge um nome: João Eusébio. Para além de tudo o que já enumerei, é um treinador que nos permite não haver desvios dos pressupostos financeiros. O João Eusébio teve algum azar. Assumiu a equipa numa altura complicada e acabou por descer. Na Liga de Honra, fez um campeonato com muita qualidade. A equipa foi muitas vezes referenciada como aquela que melhor futebol praticava. Foi sucessivamente elogiada. Isto deve-se à qualidade de jogadores e também do treinador. Claro que podemos discordar das opções do treinador, mas fazemos isso em relação a todos os treinadores…é normal que assim seja. Faz parte do futebol! Mas não podemos deixar de reconhecer competência e capacidade a este treinador. Se ele se enquadra nos princípios do Rio Ave, não vejo razão para que não seja o treinador da próxima época. Provavelmente, seria mais fácil, para nós e para ele, contratarmos um outro treinador. Mas o João Eusébio merece a nossa total confiança. Esteve sempre ao lado dos objectivos do Rio Ave e seria uma perda muito grande para o Clube perder um activo como ele.

- Já há lista de dispensas de jogadores?
- Vamos agora começar a tratar disso, em coordenação com o treinador João Eusébio.
« "

O destaque é de minha responsabilidade. Não era díficil adivinhar...

Como justificar continuidade de Eusébio

Se a Direcção decidir falar da continuidade de Eusébio vai justificá-la da forma mais simples possível.

Diria mesmo que decalcando algumas das palavras e argumentos do treinador na tal entrevista da Linear.

Espero ouvir algo do género:

- boa época desportiva quase subindo numa época de dificuldades e de contenção financeira;

- aposta na continuidade de um homem da casa que conhece bem o plantel actual, as camadas de formação, que coordena todo o futebol do clube, que apostou em jovens que cresceram no clube e que por isto reúne todas as condições para um bom trabalho na época que aí vem e quem sabe até numa visão mais a longo prazo;

- coerência de atitudes, uma vez que o próprio Eusébio já revelara que o tinham convidado a renovar ainda o Rio Ave não ocupava lugares de subida. Portanto ter perdido a subida nos últimos 4 jogos não os fez mudar de ideias, nem mesmo depois de a 5 jogos do fim se ter 8 pontos de vantagem sobre o 3º lugar e se ter terminado a época precisamente em 3º a 2 pontos do adversário que julgavamos longe o suficiente para garantir a subida.

Aceito o segundo argumento.

A pior notícia da semana: Eusébio fica!

Confirmaram-se os piores receios (pessoais, claro): a Rádio Linear acaba de avançar com a notícia de que Eusébio fica como treinador na próxima época.

Depois de dois fracassos (ou, pelo menos, insucessos), manter Eusébio significa falta de ambição e mesmo de algum bom senso desportivo: Eusébio não tem a massa associativa com ele e isso ver-se-á se surgirem as primeiras derrotas (só um treinador novo seria possível conquistar uma nova esperança junto dos adeptos); também o próprio Eusébio mostra, com esta continuidade, alguma falta de tacto - penso que seria melhor para todos, mesmo para ele, sair.

Nada a fazer, portanto. Começarei a época sem alegria e entusiasmo!

PS - não admira: JEusébio diz que o objectivo é a manutenção!

30.5.07

Ainda tenho uma leve esperança de que prevaleça o bom senso!

Apesar de vários «avisos» e do tempo parecer indicar a renovação, enquanto não for oficial mantenho a esperança acesa!

PS - que razões levarão os nossos dirigentes a renovar com João Eusébio depois de dois fracassos? Eis uma nova sondagem on line para os nossos leitores, a partir de hoje

29.5.07

Não foi por falta de apoio; foi por excesso?

De acordo com os dados revelados ontem pela Liga de Clubes, o Rio Ave foi o segundo clube da dita Liga Vitalis com mais assistência na segunda volta (jogos em casa).
Em primeiro o Guimarães (164 mil, só menos do que Benfica, Porto e Sporting) e depois o Rio Ave, com 32 mil. À frente de Leixões (26 mil) e de todos os outros (Varzim 16 mil, por exemplo.
Os 32 mil do Rio Ave são mais do que os 10 mil do Aves ou da Naval, os 12 mil do Amadora ou os 29 mil do Nacional.

Dir-se-á: foi por causa da bancada aberta. Mas os outros clubes poderiam ou fizeram o mesmo. Uma coisa é certa: não foi por falta de apoio; quando muito por excesso de apoio. O Leixões, que todos dizem que tem muito mais adeptos, teve menos assistência nos jogos em casa

28.5.07

A segunda melhor notícia da semana

Niquinha vai renovar.
Por aquilo que mostrou este ano, fará sem problemas mais uma época a titular, assim tenha sorte com as lesões e com o treinador - há alguns que olham para os bilhetes de identidade e não para os treinos.

Bruno Mendes, César e, talvez, Ronaldo são outros, daquela lista de dez, que vão continuar.

Ou seja, Ricardo Jorge, Laércio, António, Pires, Agostinho e Costé estarão - segundo se vai dizendo em Vila do Conde - de saída. Em alguns casos não é novidade, noutros - como António - fica uma certa sensação a injustiça. Nos caso de Agostinho e Pires não sei o que dizer: não jogaram tempo suficiente para uma opinião.

PS - da nossa votação sobre quem deve renovar, entre quem acaba contrato, Niquinha destaca-se; Ronaldo vem a seguir. Agostinho, com três votos em 35, foi o terceiro.

27.5.07

2006 - 2007

Breve análise aos números da época aqui.

os meus [jpm] comentários a esses números:
- impressionante (para a produtividade efectiva e como demonstração de teimosia do treinador) os 29 jogos de Keita (o máximo);
- Evandro fez quase dois mil minutos para quatro golos, tantos quantos os de Delson e Fábio Coentrão.. Costé esteve 600 minutos e nem um golo.
- basicamente, o treinador trabalhou com 14 ou 15 jogadores. Só. Só há 13 jogadores com mais de mil minutos; o 14º tem 600 minutos. A diferença diz tudo.
- Niquinha foi mais uma vez o relógio da equipa e o mais pontuado/destacado. O Gil deu um certo destaque ao Delson;
- Vilas Boas e Danielson precisam de rever o seu comportamento disciplinar; Mora também, mas é apenas porque de...mora!
- De 0 a 5, Eusébio termina a época com 2,20 pontos. Abaixo do mínimo positivo. Os números não mentem
PS - também vi 18 jogos, mas já não tive coragem para opinar no de Gondomar...

25.5.07

Carlos Brito assina pelo Leixões

24.5.07

Rio Ave não é um dos 14 clubes com salários em atraso

... segundo o Sindicato dos Jogadores.

Mais valia que fosse, digo eu, depois de ver que o Setúbal se manteve e o Aves e o Beira Mar, em dia, desceram!

Coisas que ficaram por explicar (e que me custam a aceitar)

Uma vez que João Eusébio foi o único que teve a coragem de vir a público falar sobre o colapso futebolístico, a sua entrevista é a referência que temos. Muitas coisas ficaram por exeplicar:

- por que é que fomos tão anjinhos no negócio de José Gomes e o que é que o Rio Ave ganhou, realmente, com esse negócio?

- o que é que aconteceu com Fábio Faria para ele não jogar (e parece-me claro que fez falta na defesa)?

- se o Rio Ave não podia sequer inscrever novo treinador, a meio da época, como o próprio Eusébio afirmou, isso resulta de dívidas não só ao fisco mas também à segurança social? Como é que isto se relaciona com a tão apregoada época de recuperação financeira e de pagamentos em atraso?

- e, claro, continua a faltar a explicação para o próprio colapso...

23.5.07

Simara faz strip tease se o Rio Ave subir de divisão!

No programa humorístico diário da Antena 1 Portugalex, a época fabulosa, muito positiva e de sucesso desportivo do Rio Ave (riscar o que não interessa, sendo que o autor das frases é o mesmo...) foi gozada esta manhã.

Se Sofia Loren promete tirar a roupa em caso de subida do Nápoles, a cantora Simara fará o mesmo com o Rio Ave! Ouvir, programa de 23/05/07.

Estará aqui a explicação misteriosa para a não subida de divisão?

Ainda a tempo de se evitar um erro?

50 votos na sondagem «Eusebio tem condicoes para continuar?»: 32 votos (64%) Não; 17 votos no sim (34%), on line desde 14 de Maio (ou seja, durante dez dias).

Vale o que vale, como é evidente; vale pouco, mas vale alguma coisa. São dois terços no não.
Espero que dê para evitar um erro que pode estar prestes a ser cometido.

PS - o meu voto foi claro, mas só votei uma vez...

21.5.07

Eusébio na Linear

Do que fui ouvindo, percebi mais ou menos o mesmo que já aqui adiantou o JPM.

Eusébio está satisfeito com o que fez, adiantou até que a Direcção está satisfeita com o seu trabalho e não me parece que saia por vontade própria do lugar de treinador principal do clube. Afinal até foi convidado para renovar contrato, ainda o clube não ocupava os lugares de subida, segundo revelou. Haverá afinal vontade (e coragem?) que Eusébio saia?

O treinador foi cuidadoso na escolha de algumas palavras e muito elogioso na forma como se referiu à Direcção. Mas também inteligente ao colocar enfâse em questões como a redução salarial, as dificuldades financeiras e até na forma como se encolheu dizendo que mais importante que o seu futuro é o futuro do Rio Ave.

Esprimido o sumo da entrevista, não ouvi Eusébio trazer muito de novo. Gostei de ouvir o esclarecimento sobre a transferência de Zé Gomes para o Marítimo e a troca de jogadores, algo que deveria ter sido a Direcção a fazer, algo que nunca aconteceu. Medo de assumir um erro? Mas porque veio Ronaldo e não vieram o defesa central e o lateral direito?

Mas o que de mais forte retive foi mesmo a revelação do convite à renovação de contrato, que ele ainda pondera, pelo que entendi, e a revelação de que nunca sentiu o lugar em perigo porque o Rio Ave não podia inscrever treinadores. Parece-me um argumento débil como justificação. Que teria a Direcção a dizer do assunto?

Da entrevista de João Eusébio: o mau...

- JE diz que esta foi uma época fabulosa e falou em sucesso desportivo (mas também disse que foi frustrante o final); quando lhe perguntaram se encontra paralelo nos oito pontos perdidos, falou no caso do FC Porto.... campeão!);
-JE diz que não podia pôr jogadores pouco rotinados a jogar porque não tinham ritmo competitivo; e não tinham porquê? porque nunca os pôs a jogar...
- Finalmente: o caso contado envolvendo as contrapartidas de José Gomes é, no mínimo, triste: ficámos sem os reforços porque os três jogadores combinados com o Marítimo já não vieram e quando nos apercebemos já era tarde para arranjar outros!

PS - ficou claro, JE quer ficar!

... e o bom!

- Elogio a disponibilidade de JE para vir falar, ainda por cima não havendo decisão sobre o futuro; ainda por cima, num estilo que foi sempre sereno, sem ataques pessoais;
- Elogio a disponibilidade de JE para nos contar algumas coisas que ou não se sabiam ou sabiam-se mal e de que outra forma não se saberiam: os sócios do Rio Ave podem não ser muito empenhados, mas verdade se diga que a Direcção pouco faz para os envolver, informando-os e respeitando-os;
- Elogio, finalmente, alguma clarividência em certas análises: nomeadamente quando deixa entender que não é pacífica a sua continuidade no interior dos órgãos sociais do clube;

PS - a sua denuncia de que os miudos do Rio Ave ainda têm de treinar no pelado deve ficar-nos na cabeça durante muito tempo; Vila do Conde tem apenas um relvado em todo o concelho!

Eusébio, sim ou não?

Se a Direcção o Rio AVe, através da votação dos outros técnicos do clube, dá a João Eusébio a distinção de treinador do ano, como é que o pode «despedir»? Sejamos claros: há, na Direcção do nosso clube, quem ache que João Eusébio fez um bom trabalho. De outra forma, não lhe tinham dado o prémio.
Em coerência, esses mesmos terão, agora, dificuldade em equacionar um novo treinador - até porque sabem o que lhe pediram e, principalmente, as condições que lhe deram.

Eu, em coerência com o que tenho vindo a defender, acho o contrário: não sei se a culpa é do treinador ou se é só do treinador, mas acho que o treinador falhou. Na época passada e nesta. E acho que precisamos de vida nova, de ânimo novo e, principalmente, de pôr para trás das costas o colapso desta época. Com João Eusébio a treinador - e isso já foi referido neste blogue - o fantasma estará muito mais vezes presente.

PS - estarão, na Direcção, à espera que seja João Eusébio a tomar a iniciativa? É o que parece indiciar o silêncio público dos últimos dias.

20.5.07

30ªj - Vizela - Gama

O jogo foi assim: sofremos primeiro. Depois Gama fez um remate forte sobre a quina esquerda da área adversária e o guarda-redes defendeu para canto. Na marcação do mesmo, Milhazes meteu a bola directamente na baliza. Após isto, Gama sobre a esquerda ilude os adversários, assiste Chidi no centro à entrada da área e o nigeriano fez o 2-1.

Gama saiu perto do final do jogo e foi ovacionado em pé pelos pouquissimos adeptos presentes no estádio.

30ªj - Vizela - Notas

Melhor em Campo: Gama. Porquê tão poucos minutos no campeonato?

Destaques: Niquinha, André Serrão, Costé.

Treinador: 1.

O último de Gama

Por ser a sua despedida em jogos oficiais, não mereceria portas abertas para, já que não há mais nada que nos atraia a este jogo, poder o maior número de pessoas despedir-se do carismático capitão?

19.5.07

Gama, dá-me a tua camisola!

Não é brincadeira de criança, é mesmo um pedido.

GAMA, DÁ-ME A TUA CAMISOLA! ÉS O MEU ÍDOLO!

São muitos anos a admirar-te, a aplaudir-te, a vibrar com os teus arranques em direcção à linha de fundo deixando os defesas adversários para trás, com os teus cruzamentos e com os teus golos, poucos é certos, mas que foram sempre de rara beleza!

Acho-me incapaz de te fazer justiça com as palavras que aqui possa dizer, sobre ti. Despeço-me com estas:

ÉS IMORTAL NA MEMÓRIA DOS RIOAVISTAS!

18.5.07

Perguntas para João Eusébio

Se João Eusébio se mostrar disponível para responder a todas as perguntas, segunda na Linear, eis algumas coisas que faria sentido perguntar-lhe:
- foi ou não um erro vender Fábio Coentrão a seis jornadas do fim e quando tudo estava por decidir? A venda de Fábio Coentrão, para além de ter provocado uma mudança de comportamento no moço, mexeu ou não com o resto do plantel?
- fala-se que outros jogadores também já estavam com a cabeça em novos contratos fora de Vila do Conde; isso, a ser verdade, influenciou?
- concorda, e se sim, como explica o abaixamento de forma nas últimas jornadas de alguns jogadores titulares como Delson ou Evandro (ou Chidi)?
- foi ou não verdade que a seguir à derrota com o Portimonense houve - como alguns já escrevem anonimamente nos comentários deste blogue - «ameaças» ao plantel?
- por falar em Portimonense: o nosso presidente disse publicamente a alguns jornalistas que o jogo foi mal preparado? Aceita a crítica?
- apesar da fraca produtividade do ataque, João Eusébio apostou sempre nos mesmos, sobretudo Keita e Costé; Ronaldo, Pires ou Agostinho não podiam ter feito mais?
- quem inscreveu tantos avançados, alguns deles novos, não podia ter inscrito um defesa-direito?
- a seguir à derrota com o Feirense, João Eusébio falou como se estivesse de partida; chegou a despedir-se? O que aconteceu?

(o objectivo não é condicionar negativamente a entrevista do Paulo Vidal; é - se possível - ajudar; os leitores podem juntar perguntas nos comentários; nós também o faremos até segunda-feira)

Quando ficar claro que João Eusébio...

... não será o treinador para a próxima época, faremos uma votação sobre as novas opções

17.5.07

Ainda não consigo digerir devidamente o que aconteceu

Não consigo mesmo, porque é uma coisa intragável. Uma coisa má é estar a sonhar-se algo muito bom e acordar-se. Muito pior é estar a viver realmente uma coisa muito boa e de repente parece que a Terra começa a girar ao contrário e tudo muda para aquele que é o nosso maior receio.

O que aconteceu e quem são os responsáveis? Parece-me simples, que faltou capacidade da equipa técnica. Pela segunda vez e pela segunda época consecutiva. Por isso Eusébio tem mesmo de deixar o cargo de treinador principal. O homem tem os seus méritos: apostou definitivamente em jovens como Fábio Coentrão e Vitor Gomes, geriu um plantel que herdou de outros treinadores sem se queixar. Ainda teria (terá?) muito a dar ao clube porque conhece bem a estrutura, as camadas de formação.
Mas não pode falhar como falhou em duas alturas cruciais para o nosso clube, falhando a manutenção e agora falhando a subida. Não gosto de Eusébio como treinador, não o acho arrojado nem matreiro e sobretudo por aquilo que já disse, não o acho um bom psicólogo. É uma pena, porque me parecia que Eusébio poderia fazer um excelente trabalho de fundo no clube aproveitando muito bem tudo aquilo que pode ainda ser potenciado em termos de matéria humana das camadas de formação.

Responsáveis também alguns jogadores que parece que desaprenderam. Evandro tem de sair. Até para seu próprio benefício. Mas não será o único.

A ser real a notícia do JN que não deverá continuar à frente dos destinos da equipa principal de futebol, a tarefa da Direcção é agora muito importante. Se neste momento Carlos Brito fosse apontado como sucessor de Eusébio, acho que todos ficaríamos contentes. Mas só isso não chega. Deve aproveitar-se o momento para encontrar alguém que seja capaz de fazer aquilo que se estava a fazer com Eusébio no aproveitamento da prata da casa. Brito poderá ficar duas, no máximo três épocas até alguém o levar de novo. Não me parece que seja essa tomada certa para o clube. Precisammos de alguém que fique 4, 5, 6, 7 anos, que faça um projecto de fundo. O clube em termos de futebol tem de se definir definitivamente, não poderá andar ao sabor das opiniões de treinadores de futebol que fiquem meia época de cada vez.

Brito é boa solução? Sim, mas para ficar muito tempo. Quem mais? Lima Pereira? Porque não? E com Gama a adjunto. Eusébio pode ficar. A coordenador, ou noutra função.

A viabilidade financeira e desportiva do clube pode passar pelo que se decida neste Verão. Espero que sejam as decisões certas.

Agora que se se percebe que os responsáveis não...

... parecem estar interessado em tentar explicar o que se passou, gostaria de deixar claro que, neste espaço, não metemos a cabeça na areia e vamos continuar a procurar uma ou mais explicações para algo que - certamente - entrará para a história do futebol profissional português: uma equipa que tinha oito pontos de avanço a cinco jornadas do fim e que perdeu quatro jogos seguidos.

15.5.07

Vamos tentar encontrar uma explicação para o que aconteceu?

Estamos na altura do balanço de uma época tão frustrante quanto insólita. E que precisa de explicação...
Se é que a há...

PS - o programa das votações não permite acentos ou cedilhas...

14.5.07

De droom is uit

Ik ben zo triest.Ik kan mijn gevoelens niet uitdrukken...

Eusébio não tem condições para continuar

é o meu voto.

Limpeza das votações; e resultados

Acredita na subida: 66 votos - 47% disseram que não (pudera...)

O que pensa das borlas: 49 votos - 49% «Sou contra, mas uma vez por ano...»

Brito deve regressar: 87 votos - 41% «Nao, o proximo treinador deve ser Eusebio»

Eleger o melhor jogador da época: 115 votos - 33% para Delson
(e este foi um resultado surpreendente para mim)

Proximamente haverá mais votações...

Uma sugestão (antes que outros o façam...)

Sugiro ao Paulo Vidal que esta semana (ou o mais cedo possível) promova uma emissão especial na Linear (duas horas?) com os vários protagonistas da época futebolística, um debate com direcção, equipa técnica e capitão de equipa, mais o Gualter, por exemplo (e convidados?) para se escalpelizar o que aconteceu esta época.

O que aconteceu esta época - como todos estarão de acordo - não é normal; não subir até pode ser normal, não subir nestas circunstâncias não é normal; e se não é normal é preciso perceber o que aconteceu; alguém irá recusar participar?

13.5.07

Alguém consegue explicar...

... que uma equipa tenha oito pontos de vantagem a cinco jogos do fim (com três para fazer em casa) e some quatro derrotas seguidas?! Oito!

Cabe na cabeça de alguém?

O treinador terá uma explicação?

A direcção terá uma explicação?

Os jogadores, que conseguiram 17 jogos sem perder, têm alguma explicação?

Os sócios e adeptos exigem uma ou mais explicações.

10.5.07

Feliz aniversário, Rio Ave Futebol Clube!

Vai uma fatia de bolo já, ou vamos guardá-lo para acompanhar com espumante (champanhe é pretensioso...) no fim do jogo com o Vizela?

7.5.07

João Eusébio, um homem só

O nosso treinador neste momento deve sentir nos ossos o frio vento norte. E não deve haver muita gente com vontade de o cobrir com um cobertor quente. Após três derrotas consecutivas e um estado de graça que durou 17 jogos e 8 pontos de vantagem para o terceiro lugar, a equipa cai abruptamente e as armas arrumadas durante tanto tempo, agora limpas e com fome de guerra, vão ouvir-se.

Questiono-me se Eusébio no treino de amanhã verá o sol que promete brilhar. Imagino-o neste momento sentado no silêncio de uma sombria cave a olhar por um esguio postigo a escuridão da noite e a ouvir o vento que passa sem se ver, mas assobiando na passagem.

Eusébio está sózinho. Agora. Mas o campeonato não acabou.

Se a razão me diz que já não subimos, o coração faz-me acreditar. Quando Pandora abriu a caixa, libertou todos os males excepto o que destruíria a esperança. Por isso...

6.5.07

Derrotado? Triste? Humilhado?

Com vergonha, foi como saí do estádio!

Mãe,

para mim o teu dia continua a ser 8 de Dezembro, mas como convencionaram que hoje também é o Dia da Mãe, concedo-te este espaço. Todos os dias são o teu dia, é mais que justo.

Hoje escrevo-te com o arrependimento de quem sente que desperdiçou uma tarde num estádio de futebol, quando devia estar a passear contigo, ou sentado num sítio bonito a conversar sobre as imensas memórias conjuntas que temos. Arrependido, mesmo! Eu e aqueles milhares de pessoas que também foram ao estádio. Coitados, muitos até foram enganados, porque lhes prometeram uma festa à borla e afinal o que viram foi quase um filme de terror.

Correu tudo mal, mãe. A equipa nunca se encontrou, teve o vento contra si no primeiro golo e até o seu treinador foi um verdadeiro zero. O melhor foi o Niquinha, que como tu sabes, não sabe jogar mal. O Chidi também esteve bem, tal como o Danielson. Mas não chegou, mãe. Se queremos subir de divisão, deveríamos ter mostrado algo melhor do que aquilo que vi. Foi mesmo mau...

Como vês, estou desanimado. E, repito, triste comigo mesmo por não ter abdicado do meu particular vício do futebol para passar contigo uma tarde tão soalheira. Desculpa. Eu sei que as desculpas não se pedem, evitam-se, mas o Rio Ave...

Amo-te mamã!

Bluff

Falta meia hora. As alterações no ataque eram bluff, coisa para enganar os jornalistas, ouvi agora na Linear.

Espero que não sejam os nossos jogadores a enganar-se daqui a pouco e que o jogo não seja ele mesmo um bluff tremendo!

Força Rio Ave!

Revolução no ataque?

Evandro (ou melhor, a sombra de Evandro...), Costé e Ronaldo no ataque, frente ao Gondomar, com Chidi e Keita no banco?

É o 25 de ABril no ataque do Rio Ave!!!

4.5.07

Acreditar!

A nossa sondagem-relâmpago sobre a fé na subida mostra duas coisas:
- que a maior parte acredita, mas essa maior parte não é maioritária (39%)...
- que há muita gente perplexa com as duas derrotas e a perda de 6 pontos para os de Guimarães (36%);

Ao todo, tivemos 33 votos em cinco dias

3.5.07

Coentrão apanha um jogo...

Afinal o castigo não foi tão forte como se esperava (ou, como alguns que viram no estádio, imaginavam). Um jogo apenas. Tal como Bruno Mendes. Vítor Gomes, lesionado, também falha (segundo diz o Record de hoje).

Vilas Boas a central? Com o Portimonense não deu muito resultado; haverá alternativas?

Já repararam que é nesta parte final do campeonato que estamos com mais lesões e impedimentos?


PS - Volta Gualter! O Gualter Macedo ausentou-se dos comentários na Linear e o Rio Ave começou a perder! Onde estiveres, volta a tempo de domingo à tarde...

2.5.07

Fábio Coentrão é um miúdo com valor...

... mas sai de Vila do Conde por uma porta mais pequena do que aquela que o seu talento e o clube que o formou exigiam.

Esperemos que tenha muita sorte fora de Vila do Conde!