31.1.07

Dois assuntos...

as borlas e o novo estádio e o que eu penso sobre cada um deles.

Sobre as borlas sou contra. A existirem, quem paga as quotas para ver jogos como eu (e que nem preciso porque a minha família tem um camarote no estádio) devia pagar só 10 meses por ano. Por muito boas que sejam as intenções da Direcção, com esta não concordo. Querem mais gente no estádio, sejam criativos. Com borlas não. Baixem o preço das quotas e façam um produto para famílias com preços mais decentes e que não obrigue as famílias a separarem-se entre bancada coberta e descoberta. O meu filho de 2 anos é sócio de descoberta, eu a minha esposa de coberta. Quando ele fôr maior e o porteiro já não o deixar ir para a bancada coberta, como vai ser? Deixo de pagar as quotas e vamos para o refúgio que é o camarote do avô do petiz...

Com o novo estádio esta questão poderá deixar de existir. Menos lugares pelo que percebi e todo coberto (espero eu). A construção de um estádio sem custos para o clube com a permuta entre terreno do actual e construção do novo pode ser uma boa solução. Gosto de estádios pequenos e aconchegantes. Sou a favor de um estádio novo, mas não abdico também, tal como o João Paulo, que o assunto vá a uma Assembleia Geral e seja devidamente explicada aos sócios, a esses gajos que pagam as quotas, os que tais que só precisam do cartão de eleitor para exercer o direito de voto nas eleições.

Será que ainda o conseguimos fazer antes do tão badalado novo estádio do Varzim?

Quem não tem cartão (de eleitor...) não entra

O título da prosa é um pouco irónico, mas o assunto é sério:
1) As portas da bancada nascente vão estar abertas a todos os que queiram apoiar o clube no domingo;
2) Abrir as portas costuma acontecer nas últimas jornadas (quando há subidas ou descidas); fazê-lo no início da segunda volta mostra um empenho-extra na subida de divisão;
3) Como é que a Direcção não quer dar chances aos adeptos do Penafiel, pede aos adeptos que tragam o cartão de eleitor, para provar a ligação a Vila do Conde.
4) É um pouco caricato (daí o título), mas funciona. É, aliás, um expediente bem apanhado. E, ao contrário do nosso leitor que comentou negativamente a atitude da Direcção, eu aplaudo-a!

deMora, incorrigível?

Mora continua a acumular cartões amarelos por demorar a repor a bola. Mesmo a ganhar dois-zero na Póvoa, mais um amarelo! Se não estou enganado já são oito os cartões, o que fará com que o nosso guarda-redes seja o mais amarelado de todas as competições profissionais.

Já o escrevi 50 vezes: irrita-me a postura do nosso guarda-redes (que não é de agora). É um elemento de grande valor (tem competência para estar na superliga), mas é por coisas como esta que ainda não é um fora de série.

É pena.

30.1.07

Novo estádio - mensagem para o nosso presidente

Paulo,
Pela terecira vez vejo-te falar na hipótese de um novo estádio. A primeira, há uns meses, a segunda antes do jogo com o Varzim, a terceira hoje em O Jogo.

Acredito que, mais cedo ou mais tarde, teremos um estádio novo, pago - quem sabe - por investidores privados. Mas permite-me sugerir o seguinte: uma coisa com esta importância não deve ser discutida nos jornais sem ouvir primeiro os sócios, sem que lhes seja apresentada a ideia e iniciada uma discussão pública. É demasiado importante para não ser discutida por todos. É também uma forma de envolver os sócios - e esse é o melhor marketing.

Por isso peço-te que sugiras a marcação de uma assembleia geral extraordinária para debater a ideia de um novo estádio. Eu estarei lá.

28.1.07

Há coisas fantásticas, não há?

Como estes inesperados 0-3!

Uma irritante febre mantem-me de cama desde sábado à tarde, pelo que o bilhete de camarote (!) que tinha para o estádio do Varzim acabou por reverter para um outro rioavista. Tal como no caso do João Paulo, nada lamento. Ouvi o relato pela Rádio Mar e foi com satisfação que ouvi os homens da rádio poveira reconhecerem a superioridade do Rio Ave.

Agora há que capitalizar sobre esta vitória e somar mais umas quantas consecutivas, porque ficar só por esta, por muito bem que saiba, será muito pouco.

Aos meus amigos varzinistas um abraço de alento. Melhores dias certamente virão!

(desculpa Gil, invadir o teu texto, mas eu ouvi na Linear...; jpm)

Uma ausência que dá sorte

Pela segunda vez falhei uma goleada na Póvoa. Lembro-me de há uns anos, ainda o Varzim estava na primeira, mestre Dibo fazer das suas e golearmos. Podia ter ido, mas acabei por ouvir na rádio.

Hoje também não fui (embora por razões diferentes) e ganhámos por três.

Já percebi - não ir à Póvoa dá sorte!!!!!

26.1.07

Já tenho bilhete

E como tal, não vou faltar ao jogo!

Espero que o Rio Ave mantenha a invencibilidade que dura desde a 9ª jornada.

Já o Varzim não vence desde a 7ª jornada, quando venceu na Póvoa o Penafiel por 2-0.
Da 7ª à 15 jornada, os poveiros venceram apenas um jogo, empataram 2 e perderam 6. Em casa têm 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas.

Os números não querem dizer nada, mas se a tendência se mantiver entre os varzinistas, o Rio Ave não perderá.

Apenas como curiosidade, na última vez que visitámos o Varzim para a 2ª liga, em 2000\2001, perdemos por 2-1.

23.1.07

Algumas coisas que precisam de ser ditas sobre o Fábio Coentrão

Fábio Coentrão é o melhor jogador da actual equipa e ao mesmo tempo o mais mal pago (consta que ganha menos do que 500 euros).

Fábio Coentrão ganha tão mal que nem pode pagar as multas pelos atrasos consecutivos aos treinos!!!

A verdade é que Fábio Coentrão chega atrasado aos treinos (em protesto?) e terá sido por isso que João Eusébio o pôs de castigo em Vizela. Mas não em Alvalade...

Não seria de começar a resolver o problema do Fábio Coentrão, aumentando-o para valores que se possam considerar razoáveis? Ou então vende-lo de uma vez por todas e acabar com esta confusão!

21.1.07

A taça já era

Pelo que fui ouvindo pela rádio, a prestação não foi má de todo e salvou-se a face, mesmo saindo de cena.

Keita terá marcado um grande golo (confesso que ainda não vi) e Fábio Coentrão terá aguçado ainda mais o apetite dos leões. Venham os euros e a coisa resolve-se.

E agora que é o regresso do campeonato, nada melhor que um Varzim-Rio Ave. Confesso que tenho alguma simpatia pelos nossos vizinhos. Gosto de lhes enfiar umas alfinetadas, mas é todo em espírito de sã convivência. Estamos num barco semelhante ao deles e a tal ideia da fusão não me desagrada na totalidade.

E por falar em barcos, ouvi a conferência de imprensa no final do jogo dos poveiros com o Sertanense. Foi com agrado que escutei Horácio Gonçalves revelar que no jogo com o Rio Ave, o Varzim vai aproveitar para fazer uma homenagem aos pescadores. A todos os pescadores, aos do passado, aos do presente e aos que já não estão entre nós, como os que recentemente perderam a vida na tragédia ocorrida na Nazaré. Tenho conhecidos, amigos e família entre aqueles que todos os dias se fazem às águas do grande Atlântico. Não posso deixar de louvar uma iniciativa destas. O jogo está a uma semana de distância e já me sinto emocionado...

P.S.: Navegantes (Marinheiros, Mareantes, Pescadores, Mar, Atlântico, ...) Futebol Clube?

20.1.07

Queixas de Eusébio contra as queixas

Está n' O Jogo de hoje.

Eusébio ainda não entendeu uma coisa: voltando as vitórias acabam-se as críticas, mesmo com o pior futebol do mundo. Tendo descido, esperava muita gente (eu...) que o Rio Ave estivesse bem melhor na tabela e mostrasse mais qualidade no seu futebol jogado.

Apesar de já muito se ter falado no assunto SOMOS OU NÃO CANDIDATOS, não me lembro de ter lido\ouvido nada de absolutamente inequívoco acerca do que esperam a Direcção e a equipa técnica.

Para acabar com as queixas, assumia-se que não é para subir. Como estamos, vai andar o presidente de quando em vez a mostrar-se insatisfeito com a equipa, se calhar à espera que Eusébio coloque o lugar à disposição. Mas, se calhar, como o treinador também sabe que o clube não pode inscrever treinadores ou jogadores, vais esticando a corda até onde pode, à espera de melhores dias. Deve pensar o treinador que o presidente não estará na disposição de arriscar de novo em entregar tão importante lugar a alguém que já esteja no clube, mas que ainda não tenha experiência, seja ele Lima Pereira ou um ainda jogador (Gama?).

Eusébio, perdoo-lhe tudo, até lhe peço desculpa por ter pedido a sua demissão após o jogo com o Trofense. Mas faça-me um favor que nunca antes lhe pedi nada: ponha-me a equipa a ganhar jogos e esqueça se lhe disseram que jogámos bom futebol e os outros é que são fracos e jogam muito fechados contra nós. Isso é conversa fiada, nós vivemos é de pontos!

18.1.07

Leiam muito bem, por favor

«Uma equipa sem ambição traduz a postura do Rio Ave em Vizela, o que foi confirmado pelas palavras do treinador quando no final considerou positivo o resultado. O Rio Ave tem obrigação de fazer muito mais, já que tem plantel com qualidade para ganhar os jogos e não se limitar a ficar satisfeito por empatar. É aí que reside a diferença para os conjuntos que vão à frente (...). Deixar no banco Fábio Coentrão é mostrar ao adversário que o objectivo é não perder. E não é com empates que se chega ao topo da classsificação (...)».

Não, não fui que escrevi isto (apenas sublinhei). Mas, como se percebe, subscrevo. Está na edição desta semana do Jornal de Vila do Conde. E sabendo-se como se sabe qual é o peso destas opiniões, espero que quem de direito tire as devidas ilações.

17.1.07

Afinal nem na televisão

A secura de bola é tão grande que afinal nem o jogo da Taça dá na televisão. É preciso ter azar...


PS - aquilo do Paulo de Carvalho no fim do jogo em Vizela foi desmentido?

15.1.07

Uma perguntinha...

Quem acha que o Costé ou o Chidi são melhores do que o Fábio Coentrão que levante o dedo!


PS - do jogo de ontem, no JN de hoje: «Já a equipa de João Eusébio realizou uma exibição pobre e muito aquém do que seria esperado, daí a insatisfação de Paulo Carvalho, presidente do Rio Ave, no final da partida»; foi mesmo assim?

11.1.07

Taça

Não gosto da Taça e não me canso de o repetir.

Mas ir a Alvalade nem será de todo negativo: não há custos de organização de jogo, receita maior porque o jogo é num domingo e num estádio maior. Espero que não haja lesões e castigos. E, apesar de tudo, desta vez gostava que o Rio Ave ganhasse porque o jogo é contra um dos três grandes.

E, sim João Paulo, lembro-me de Alvalade a 20 de Dezembro, um belo dia, mas com uma exibição vergonhosa e 3 golos sofridos sem resposta.

Desta vez haverá "taça"?

2006 foi mau

Disputámos 32 jogos de campeonato em 2006.

35 golos marcados
47 golos sofridos

8 vitórias
11 empates
13 derrotas

96 pontos possíveis
35 pontos conquistados (36,46% dos pontos em disputa)

Bom ano a todos

Que 2007 seja para todos nós muito mais positivo que 2006, desportiva e pessoalmente.

9.1.07

4 de Fevereiro - premonitório!

Quando escrevi, no cabeçalho do blogue, «Até 4 de Fevereiro» parece que já estava a adivinhar que nem Taça teríamos...

14 de Janeiro: Vizela-Rio Ave
21 de Janeiro: Sporting - Rio Ave
28 de Janeiro: Varzim- Rio Ave
4 de Fevereiro: Rio Ave- Penafiel

Que fominha!

Rio Ave vai a Alvalade

Mais um jogo fora de Vila do Conde - este ano está a ser difícil ver futebol nos Arcos...

Na próxima eliminatória da Taça vamos a Alvalade - e isso só é bom para o Sporting...

A única vantagem é que, provavalmente, poderemos ver o jogo na televisão.

PS - Adepto sportinguista e sócio do Rio Ave, como compatibilizar? Para a Taça já não há duelo há muitos anos (que me lembre). Na Liga não tenho dúvidas: Rio Ave sempre (na época passada, com aquele erro chamado António Sousa, levámos quatro em Lisboa e lá estávamos nós - lembras-te Gil? - a torcer pelos de Vila do Conde!). Veremos na Taça.