16.2.12

Questão central

A última temporada em que contámos com 4 centrais no plantel desde o primeiro jogo foi 2009\2010. Em 2010\2011 houve aquela interminável rábula sobre Roderick e o Rio Ave só pôde contar com 4 centrais na reabertura do mercado em Janeiro quando chegou Ricardo Fernandes. E mesmo assim, até Tarantini foi central de recurso já em Março frente ao Marítimo. Ricardo Fernandes também esteve magoado e quando não esteve, não foi opção do treinador.

Para este ano com 3 centrais confirmados, o Rio Ave recrutou Marcelo ao Ribeirão, para depois o emprestar ao Leixões onde até joga a médio. Voltamos a ficar só com 3. Esta temporada Gaspar e Jeferson em conjunto já falharam 5 jogos. Por sorte, nunca em simultâneo. Em Janeiro chega Fábio Faria. Por uma infelicidade horrível, o jogador confronta-se com um problema de saúde de consequências ainda desconhecidas. E o Rio Ave fica de novo com 3 centrais e Jeferson está limitado. Éder é o único que ainda não se lesionou.

Duas épocas seguidas, o mesmo erro. Quando Vítor Carvalho falava em começar já a preparar 2012\2013, foi nisto que pensei de imediato.