9.4.10

(sobre) Nélson Oliveira titular?

O Record diz que sim, que Brito (ontem?) «deu indicações para Nélson Oliveira apurar o seu instinto de finalizador e ensaiar, especificamente, várias situações de concretização, com especial incidência nos cruzamentos amplos».

Esta notícia merece-me vários comentários:
- é forçoso reconhecer que, pelas mais variadas razões, Nélson Oliveira não está a corresponder ao que dele se esperava; se tivesse dois golos nesta altura seria pouco; tem zero.
- N.O. foi aposta pessoal de Brito e compreende-se que o treinador queira mostrar que tinha razão; não me admirava se o jogador até voltasse na próxima época;
- N.O. já soma 343 minutos neste campeonato;


PS - o Record também diz que «Essa solução [Nélson Oliveira] tem vindo a ser explorada pelo o treinador há nove jogos consecutivos e os números dizem que continua sem dar frutos palpáveis, dado que Nélson Oliveira, apesar dos minutos à disposição, ainda não logrou marcar qualquer golo». Vamos, então, recuar: Nélson Oliveira começou por ser suplente frente ao Leixões (entrou aos 83m), foi titular em três jogos seguidos (Nacional, Paços e Académica, mas sempre substituído, aos 76, 72 e 69 minutos, respectivamente), depois foi três vezes suplente utilizado (entrou aos 77, 55 e 74 minutos frente à Naval, Braga e Olhanense, respectivamente) e voltou a ser titular no Sporting (tendo saído aos 57 minutos).
Em resumo, são oito e não nove jornadas (mas isso é um pormenor), mas só foi aposta em quatro jogos. Nunca fez 90 minutos. Os números valem o que valem. Mas estão longe de mostrar que tem sido uma aposta clara. Sem resultados, como é que se pode continuar a apostar, pergunto eu?