29.7.09

O central

Este Jeferson teve um parto dificil. Será primeira escolha? Isso interessa para alguma coisa? Eu acho que não, interessa é que cumpra com o que se lhe pede e que seja mesmo um valor acrescentado.

Há, porém, alguma coisas que me deixam sempre de pé atrás. O brasileiro tem 23 anos, pouco mais que Fábio Faria. Conhecemo-lo assim tão bem a ponto de o contratar para ser o parceiro de Gaspar? Sim, porque está visto que Mendes e Faria são terceira e quarta escolhas. Sobre Faria confesso que não tenho nada boa impressão dele. Quando olho para Fábio parece-me descoordenado, desengonçado, não parece nada jogador de futebol. E quando o vi jogar achei-o muito imaturo. Era um dos que por escolha minha saía dois anos seguidos para rodar. Agora é que já é tarde, a não ser que venha mais um. E se Jeferson que era prioritário demorou tanto tempo...

JPM: deixa-me dizer qualquer coisa sobre isto: como é público, o Rio AVe tinha há muito 'contratado' Renato, que esteve no Boavista; para surpresa geral, o jogador não se conseguiu desvincular; a primeira opção talvez tenha sido Valdomiro, mas esse foi para as arábias, Renato posicionou-se a seguir. Não havia, tanto quanto julgo saber, «plano B», tal a certeza de que Renato vinha. Depois foi a surpresa geral; Ainda se tentou Edson, mas a escolha estava no Sado... Quanto a Fábio Faria, e respeitando a tua opinião, não só acho que vais ter uma surpresa (não será a quarta escolha) como ainda o verás várias vezes a titular (apesar, reconheço, daquele estilo um pouco 'descoordenado' que não faz dele um jogador elegante no movimento; será isso importante?;

Gil: a elegância não é importante. Mas de todo Fábio não me parece no imediato capaz de segurar um lugar na primeira equipa. É muito imaturo a jogar. Por isso recomendo um empréstimo que lhe ia fazer muito bem. Ganhava músculo, fibra, endurance e experiência.
Mas espero sempre que os jogadores do Rio Ave provem que estou errado quando a minha opinião sobre eles não é favorável. E espero que Fábio vingue, só temos a ganhar com isso.