13.5.08

Eusébio quer continuar; eu não quero que ele continue!

Nos jornais de hoje, João Eusébio diz que quer continuar.
Percebo o ponto de vista do nosso treinador: esta poderá a ser a grande oportunidade de chegar à primeira divisão. E é sinal de que confia nas suas capacidades.

Eu não confio. E este é o momento para o dizer.
Claro que subimos de divisão, claro que o treinador também tem algum mérito nisso, mas acho que é preciso ver mais longe do que isso (do que as aparências). O Rio Ave jogou quase sempre um futebol muito mau, tendo um bom plantel, e terminou a temporada a arrastar-se (o jogo na Trofa terá sido uma excepção; veja-se a sequência de resultados desta segunda volta).
O mesmo Eusébio marcou pontos na Póvoa, com os três centrais, mas perdeu-os pouco depois.
As suas substituições são penosas, algumas escolhas muito duvidosas (há quatro jogadores a fazer a lateral-direita e apenas um, Rogério Matias, a fazer a esquerda...; Niquinha mostrou sempre que deve ser titular...), a sua capacidade de afirmação pública é muito deficiente (e a primeira divisão não é a segunda).

Claro que, por mim, Eusébio já não seria treinador do Rio Ave esta época e subimos. Ainda bem que me 'enganei', embora - insisto - atribua a subida a diversos factores principais, nos quais não está o treinador (aproveito para lembrar este texto).

Penso que o Rio Ave, para fazer uma boa época, precisa de outro treinador. Com mais ascendente sobre os jogadores, com mais 'recursos técnicos', provavelmente com mais experiência.

A disponibilidade pública de Eusébio, agora como há um ano, não ajuda a uma decisão racional e aos superiores interesses do Rio Ave (porque se torna emotiva). Também sei que, com esta posição pública, não ganho simpatias (e agora é que não me oferecem mesmo a camisola autografada pelos jogadores...), mas podem estar certos de uma coisa: penso sempre no interesse do Rio Ave, nunca no meu.

PS - a minha avaliação crítica é apenas profissional, futebolística;

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro jpmeneses, acho que sim, agora é altura de discutir treinadores e jogadores, se devem ficar ou não.
Eu também sou da opinião que João Eusébio não deveria continuar. Apesar dos objectivos cumpridos, foi uma época com mau futebol e onde nunca conseguiu colocar a equipa a jogar com garra, bem ou mal, mas com garra de outros tempos. A nível táctico, não coloco em questão, mas a nível de motivação dos jogadores e alteração dos acontecimentos quando as coisas correm mal, ele demonstrou não ter capacidades. Outro aspecto que me leva a pretender a alteração do treinador é que sinto que metade dos sócios não o apoiam, pelo que se foi vendo ao longo da época.
No entanto, saliento que nunca durante a época o critiquei, a não ser o aspecto psicológico, e nunca defendi a sua saída. Sou da opinião que deverá ser mudado o treinador, mas assim que começar a próxima época, se João Eusébio continuar, terá novamente o meu apoio incondicional.

FORÇA RIO AVE!

Anónimo disse...

Eu não concordo minimamente...

Nota-se k o povo quer alteração de treinador, mas vejamos:

1.º - Já foi jogador do Rio Ave:
2.º - Teve qualquer posição nas camadas jovens, antes dos séniores.
3.º - Foi treinador este ano, fazendo com k o Rio Ave subisse a Liga principal.

Tudo isto, chego à conclusão que merece o lugar de treinador principal na Liga Bwin, pois se serviu pra 2.ª serve pra 1.ª.

Vamos dar 1 oportunidade a quem nos meteu na 1.ª Liga, durante o campeonato logo se vê o que sucede...

FORÇA EUSÉBIO VIVA O RIO AVE!