31.3.15

Nenhuma equipa fará mais jogos do que o Rio Ave esta época

Se falharmos a final do Jamor, faremos 57 jogos; o FC Porto, se tudo lhe correr bem, fará 56.
São números que impressionam e que devem encher-nos de orgulho! (porque o Rio Ave, apesar de ter crescido bastante no seu orçamento, não tem meios para ter um plantel de topo que lhe permita disputar 57 ou 58 jogos sempre 'em alta'. Como aliás se viu. E como Pedro Martins fez questão de explicar; quando os adeptos 'desesperam' e reagem a quente, como muitas vezes já me aconteceu, precisamos destes momentos de reflexão para reapreciar o caso...)

Ukra fez história (ATUAL.)

31 de março de 2014 - um jogador do Rio Ave FC jogou pela seleção nacional (ainda por cima com uma boa exibição; sim, é verdade que o mau atraso de Ukra, ainda no meio campo de Portugal, deu a expulsão do nosso defesa, mas a boa segunda parte de Portugal passou muito pelos seus pés. Para mim, exibição com nota positiva, na estreia)

(Tiago Pinto não teve a mesma sorte)
O texto do site, para a posteridade.

A entrevista de Pedro Martins a O Jogo (5): sobre os capitães

«É um grupo bom. Também tenho conflitos mas tento resolvê-los rapidamente. (...) Os capitães têm sido fundamentais, o Marcelo, o Ukra, o Tara[ntini] e o André Vilas Boas, principalmente os últimos que estão cá há muitos anos, sentem o balneário e o clube. Se há aqui estabilidade, deve-se muito aos capitães [diz Pedro Martins, que junta Pedro Moreira a este núcleo duro]».
(curiosa, penso, a entrada de Pedro Moreira neste núcleo decisivo;  e assim termina a análise detalhada da excelente entrevista de Pedro Martins a O Jogo de domingo; Eu gostei muito de a ler; ).

A entrevista de Pedro Martins a O Jogo (4): sobre os reforços

«[relativamente ao mercado de janeiro] Poderiamos ter mais uma solução na frente nas no mercado de inverno, se não for para ajudar, é preferível dar oportunidade aos miudos da formação, o Iuri, o Rafa, o Ernest. [Há também jogadores que que não têm sido o que esperava, como Jebor e Bressan] «Muita gente pensa que é fácil jogar no futebol português e não é (...). Há atletas que não estão preparados: Jebor veio de África, precisa de mais tempo; Bressan tem experiência na Liga dos Campeões, é internacional cotadíssimo na Bielorrússia; o Marvin teve problemas de adaptação e está agora a voltar aquilo que observei em muitos jogos dele na Turquia. (...) Prince é um central com grande potencial e será de top a breve trecho»,
(Pedro Martins provavelmente está certo, até porque percebe de futebol 500 vezes mais do que eu ou a maior parte dos nossos leitores. Mas esta é a única matéria em que, de toda a entrevista, tenho muitas duvidas. Em relação a quem, em concreto? Jebor e Prince, nomeadamente, embora este seja um jovem que só pode evoluir).

Uma campanha sistemática nas escolas de Vila do Conde

Coisas como esta são sempre positivas («Os jogadores vila-condenses treinaram sob o ambiente caloroso da visita das crianças da Associação "O Teto"»), mas é forçoso reconhecer que a histórica época 2014/15 não foi potenciada como podia junto dos mais novos vilacondenses.
Faltou uma campanha sistemática no máximo de escolas - a menos que me digam que os jogadores não estão disponíveis e aí obviamente que a situação é diferente.

A entrevista de Pedro Martins a O Jogo (3): sobre os jogadores

[Pergunta: como é que o Tiago Pinto aparece a jogar tanto à bola?] «Com o trabalho dele. Não é só o Tiago. O Diego também. Quem é o jogador que está pior do que nos outros anos? [segredo?] Exijo muito do meu atleta, quero que seja ele próprio a pensar, a tomar decisões, porque no jogo será assim. (...) o Wakaso, a quem não se dá o devido valor, é o coração da equipa, é ele quem lhe dá estabilidade».

(Ora aí está uma excelente pergunta: Quem é o jogador que está pior do que nos outros anos? Pensando bem, talvez Tarantini esteja esta época um pouco abaixo das duas últimas grandes épocas. Mas tirando este caso, o mister tem toda a razão. A generalidade dos jogadores está a fazer a sua melhor época de sempre em Vila do Conde! E as palavras sobre Wakaso são justíssimas)

Logo queremos vê-los com a camisola das quinas

(e não apenas o fato de treino...)
(fonte: https://www.facebook.com/selecoesportugal/photos_stream)

30.3.15

Rio Ave joga na terça e no sábado (ATUAL.x2)

Terça em Braga e depois no sábado com o FC Porto (18h Sportv).
Não me parece muito bem... mas o FC Porto tem jogo da Liga dos Campeões na quarta-feira seguinte.

ATualizo: os benfiquistas já se estão a movimentar.
(será o jogo 50 do Rio Ave esta época. Não é para qualquer um...)

A entrevista de Pedro Martins a O Jogo (2): sobre a 'crise' de Fevereiro

«(...) não podemos esquecer que este grupo de trabalho ficou, durante algum tempo, privado de quatro centrais e que o Tiago Pinto esteve um mês parado. Para voltar tudo à normalidade é preciso que esteja toda a gente ao mesmo nível. Também tenho de reconhecer responsabilidade nossa, porque, mesmo nesses momentos, havia jogos em que poderíamos ter sido mais eficiêntes e outros em que a arbitragem não foi feliz, e devo referir isso. (...) inclusivamente não tinhamos um espaço para treinar, agora já temos. Foram variadíssimas razões pelas quais chegámos ao jogo com o Belenenses com muitas dificuldades, o que é normal. Depois tivemos a fase das lesões, também (...). O Marco [Ferreira, no jogo do Boavista] deixou muito a desejar mas também houve, da nossa parte, alguma incompetência».
(o meu comentário: mais uma vez, elogio a grande lucidez de Pedro Martins. Só não percebo quando diz que já há espaço para treinar. Começaremos a ter mais treinos em Vila do Conde e deixaremos de usar Fão?)

Ukra - não há outro como ele!

(na revista J de ontem)

É claro que vamos ter saudades!

Filipe Augusto somou mais uma internacionalização

Jogou ontem pela seleção sub21 do Brasil (empate frente ao México)

A entrevista de Pedro Martins a O Jogo (1): A Europa

Pedro Martins deu uma grande (e boa!) entrevista a O Jogo de ontem.
O míster fala de muitas e coisas importantes.
Entre hoje e amanhã vamos analisar e comentar as principais.
Desde logo a 'candidatura europeia', que é, aliás, o título: «eu não fujo: o futuro é a Europa».
Pedro Martins explica que quando anunciou a candidatura europeia «era o momento certo para o fazer. Sob pena de também entrarmos num marasmo que não queria. (...) poderia chegar-se a uma fase de desresponsabilização e não é isso que eu quero. (.,.) Se não o conseguirmos, estou cá para assumir as consequências».
(O Jogo/Fábio Poço/Global Imagens)
(o meu comentário: partilho integralmente do que diz o míster e se na altura o aplaudi também o faço agora. Só não percebo exatamente o que quer dizer 'assumir as consequências'. Com ou sem Europa, penso que Pedro Martins deve ser o treinador na próxima época)

Ainda o gesto de Salvador Agra no jogo com o Braga

Um especialista em ética desportiva pronuncia-se sobre o caso, criticando o jogador do Braga:
«Estes factos devem-se apenas à má formação de base dos atores principais num jogo de futebol. A rivalidade regional é, sem dúvida, um fator que contribui para muitas atitudes de conflito e confronto entre agentes desportivos. Não foi um comportamento ético desportivo e o seu golo ficou desvalorizado para todos aqueles que apreciam o jogo pelo jogo, independentemente de quem ganha e de quem executa com extrema qualidade alguns dos melhores momentos da competição»

Brito, o Penafiel e a «ajuda divina» em 96/97

Brito deu ontem uma entrevista A Bola.
O 'milagre' de 96/97 no Rio Ave era inevitável, até porque é isso que lhe pedem em Penafiel. Frase curiosa: «na célebre salvação do Rio Ave tive muito mais ajuda divina, porque sou crente, que outra coisa. Hoje sou muito mais treinador e houve objetivos pelo caminho que não consegui cumprir».
PS - da mesma entrevista: «ainda estava no Rio Ave quando um clube romeno, que lutava pelo título e jogava na Champions, me convidou, mas, apegado a um certo sentimentalismo, que me saiu caro, dei prioridade ao Rio Ave». (o clube romeno, pelos vistos, era o Cluj; eis onde está o Cluj hoje...)

29.3.15

A Cidália e a vitória sobre o Benfica

Para ler tudo!
~
(clicar para aumentar)

Uma ideia já para o 76º aniversário

Ao ler esta notícia ontem (há em Lisboa duas novas ruas, Vítor Damas e José Travassos),
 ... lembrei-me de que faz sentido que figuras históricas do Rio Ave (o maior símbolo da nossa terra) estejam perpetuadas na toponímia local.
E, tanto quanto julgo saber, isso não acontece.
Vamos a tempo de fazer alguma coisa para as comemorações do 76º aniversário?
(entre figuras vivas e outras que já desapareceram, não faltam nome que se possam sugerir...)

Monte titular na seleção de sub20

Nelson Monte foi titular no último jogo da seleção de sub20 (2-0 ao Uzbequistão) e, dizem as críticas, foi  melhor elemento da defesa, aparecendo algumas vezes a lançar o ataque.

Difícil de aceitar

O Rio Ave, uma das equipas que lutam pela Europa, e venceu o Benfica no último jogo, realizou um particular com o Leixões na sexta (não foi contra uma equipa qualquer).
Eis o espaço que A Bola de ontem deu a esse jogo:
(na mesma edição há uma notícia com declarações de Tiago Pinto e Ukra, sobre a chamada à seleção, mas isso é outra coisa)

Futal: derrota 'normal' por 7-2 frente ao Sporting

O Rio Ave ainda reduziu para 4-2, mas o importante é concentrar todas as forças para sábado, frente aos Leões de Porto Salvo.

28.3.15

Diálogos imaginários 78

Horácio Gonçalves: O Rio Ave está diferente, comparado com o meu tempo...
Pedro Martins: Sim, agora ganhamos mais vezes...

Hoje há futsal na TV

Sporting-Rio Ave às 18h30 na Sporting TV (quartos de final da Taça de Portugal)

Está explicada a ausência de Ederson da seleção brasileira

Já aqui tinha estranhado a ausência de Ederson da convocatória brasileira.
A explicação está aqui,
Resta a Ederson mostrar a Gallo que este está errado.
Ederson tem valor para isso!

27.3.15

Diálogos imaginários 77

Roberto Sousa: então dizem que sou eu que te vou substituir...
Bressan: espera pelo final da época e depois falamos!

Nulo no jogo treino com o Leixões (ATUAL.)

Como se dizia antigamente, e o mais importante é que ninguém se aleijou.
O Rio Ave começou a segunda parte com Cássio, Abalo, Tarantini, Habib e Virgílio; Wakaso, Pedro Moreira e Diego Lopes; Marvin, Del Valle e Rafa.
Aos 55',  Virgilio saiu e entrou Iuri (Marvin foi para o seu lugar), tal como Rafa Miranda, entrando Julio Alves. Aos 65 minutos, saiu Cássio e entrou Carlos Alves.
Ou seja, o Rio Ave terminou assim:
Carlos Alves; Abalo, Tarantini, Habib e Marvin; Wakaso, Pedro Moreira, Julio Alves e Diego Lopes; Iuri e Del Valle;

Notas;
- Abalo (sempre a defesa-direito) e Habib foram os únicos que fizeram 90 minutos;
- Poupados: Ukra, Tiago Pinto, Ederson e Vilas Boas; Lionn não esteve visível (a recuperar das dores?);
- Virgilio foi a grande novidade, ele que ainda não tinha jogado com os grandes; e esteve bem, sobretudo na segunda parte;
- sobre o jogo: fraco, com o Leixões a ter mais oportunidades de golo e o Rio Ave muito apático; Wakaso e Pedro Moreira outra vez muito bem; de resto, poucas notas relevantes o míster terá tirado;

0-0 ao intervalo no treino com o Leixões

Rio Ave com
Cassio, Abalo, Prince, João Cunha e Virgílio.  Habib, Luís Gustavo e Bressan. Rafa, Jebor e Boateng.
Bastante fraco com notas positivas, mas baixas,  para Cassio, Habib, Joao Cunha e Rafa.
Virgílio estreou-se e teve bastante trabalho.
O Leixões teve mais ataques e foi mais perigoso ainda que com remates de longe

26.3.15

Ainda o adiamento da meia final da Taça de Portugal

O Record de hoje diz que o Rio Ave pediu o adiamento para ter Marcelo a cem por cento - e afinal, Marcelo será 'baixa' certa.
Mas mesmo que tenha sido esse o pretexto, e agora tenha saído furado, o adiamento foi uma excelente ideia: a equipa, naquela altura, estava a viver uma crise de confiança (derrota com o Arouca, derrota com o Braga, depois de um mês de fevereiro negativo).
A confiança voltou e o Rio Ave está em condições, outra vez, de jogar de igual para igual com o Braga. Mesmo sem Marcelo (e é dos poucos que se pode dizer que é quase insubstituível!)

Amanhã jogo-treino com o Leixões

Onde?
Em Fão!
(10h30)

Marco Ferreira com nota positiva.

É só para arreliar o Jesus...

Juniores: ainda a derrota com o Sporting

O Rio Ave alinhou com
Maravalhas, Óscar, Pessanha, João Cunha e Virgílio (Sala 55); Bruno Pacheco, Bruno Sousa (André Gomes 77) e Rafa; Iuri (Vitó 45), Pedro Matos e Ernest;

Notas:
O Rio Ave perdia por 3-0 aos 42  minutos;
Ernest marcou o golo do Rio Ave quando já havia 4-0;
Jardel (lesionado?) saiu da equipa e Vitó continua a não ser titular (entrou ao intervalo, para o lugar de um avançado, Iuri - para evitar um colapso maior? lesão?);
(Estive a ver o resumo do jogo e parece que o jogo ficou marcado pela excecional exibição de Matheus Pereira; ainda assim, pareceu-me, pelo pouco que se pode ver, um Rio Ave muito apático)

PS - o campeonato para esta semana, o proximo jogo é em Vila do Conde, dia 4, com o Benfica.

25.3.15

A vida difícil de Filipe Augusto em Valência

Filipe Augusto es el jugador de la primera plantilla del Valencia menos utilizado por su técnico -suma un total de 277 minutos en 8 partidos (6 en Liga y 2 en Copa)

Estão a brincar ou quê? (Boateng e Ernest em Guimarães????)

O Vitória de Guimarães está interessado na contratação de dois jogadores da equipa júnior do Rio Ave. Trata-se de Ernest Ohemeng e Emmanuel Boateng, dois avançados oriundos do Gana»

Malta dos jornais: ainda falta uma semana para o dia das mentiras, vamos lá a ter algum juizo!!!!

Braga sem Sérgio Conceição no jogo com o Rio Ave

Pelo menos o banco do Braga estará mais calmo...

Hassan de fora um mês; Jebor responde?

Foi o jogador que o revelou, por causa da chamada à seleção do Egito (lesão numa coxa).
Ainda o teremos a tempo da segunda mão da meia final da taça de Portugal?
É agora que Jebor brilha (é a sua última oportunidade!)

Nós e os outros...

O Setúbal aprovou nos últimos dias as contas de 2014 com um aumento do passivo para mais de 16 milhões de euros.
O clube deve quase dois milhoes de euros ao Estado.
(alguém me sabe explicar como é que um clube com a dimensão do Setúbal consegue viver com um passivo de mais de 16 milhões de euros?)

«Dos melhores momentos coletivos que já vi nesta Liga 14/15» (ATUAL.)

Afinal, ainda tenho de voltar ao Rio Ave-Benfica, porque é impossível ficar indiferente a esta afirmação do jornalista do Mais Futebol Germano Almeida:« A resposta da equipa de Pedro Martins na segunda parte com o Benfica foi dos melhores momentos coletivos que já vi nesta Liga 14/15: poderosa, confiante, baseada em trabalho bem feito e na qualidade individual de dois nomes (Diego Lopes e Del Valle). Ele ainda pergunta: «até onde chegaria o Rio Ave neste campeonato se não tivesse tido o «extra» europeu?»
ATUAlizo: já agora...  «O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e os membros da direção da SAD "encarnada" estão desiludidos com o trabalho recente de Jorge Jesus no comando das "águias", segundo escreve esta quarta-feira o Correio da Manhã. Citando fontes do clube da Luz, o referido jornal realça que a derrota em Vila do Conde teve efeitos profundamente negativos no seio do clube e nem o empate do FC Porto na Madeira ajudou a levantar a moral» (porquê isto? para mostrar que só Jesus responsabilizou o árbitro, mais ninguém, a começar pelo Benfica)

24.3.15

Para terminar o Rio Ave-Benfica em beleza

Muito se escreveu sobre a vitória do Rio Ave e tudo o que li pareceu-me justo e honesto.
Queria fechar com uma análise 'curta e grossa'.
Podia escolher por exemplo esta, mas fica esta (do Record de domingo):



O pior ano da vida de Marcelo

Falhada a transferência para um clube com a dimensão do valor de Marcelo, o jogador ficou e cumpriu como se esperava e como só sabe (sempre) fazer.
Mas, decididamente, este não era o ano de Marcelo!
Primeiro a lesão no pé, agora no joelho.
Acabou a época para Marcelo.
Provavelmente, a lesão vai impedir a transferência, que o jogador e o Clube desejavam.
E, assim, sendo, para os adeptos resta a 'consolação' de voltarmos a ter Marcelo com a camisola do Rio Ave a partir de Julho!
Quanto ao resto, não vale a pena perder muito tempo sobre a lesão ou a recuperação.
Marcelo é um lutador e se esta não foi a sua época, muitas mais terá para mostrar que não há muitos mais melhores do que ele!

Roberto Sousa (ex-Marítimo) interessa ao Rio Ave?

O Jogo garante que sim.

Tiago Pinto e Ukra chamados à seleção!!!!

A Federação adiou para terça-feira o anúncio dos convocados para o particular da seleção nacional frente a Cabo Verde, mas o Rio Ave anunciou, através de uma publicação no seu Facebook oficial, que Ukra e Tiago Pinto estão entre os eleitos.

(atualizo com o meu comentário: é obviamente histórico e espera-se que pelo menos um deles jogue.
Ukra, que já esteve melhor e está a recuperar a forma, acabou por ser surpresa, mas Tiago Pinto é apenas a reposição de uma injustiça. Ainda ontem falei aqui no Barcelona-Real Madrid; TP jogou melhor contra o Benfica do que os laterais das duas equipas espanholas - o que não é o mesmo que dizer que é melhor jogador do que Marcelo ou Alba por exemplo, apenas que está a jogar muito!)

Ainda o jogo de sábado - um problema que urge resolver

Aconteceu-me a mim, já tinha acontecido com vários sócios de bancada coberta e que pretendiam levar os filhos (sócios menores) consigo.
Desta vez não me deixaram passar. Ou vou para a bancada descoberta, com o miúdo, ou vai cada um para o seu lado, dizia o segurança.
O problema arrasta-se e só nos traz desgaste.
Pense-se numa solução por favor, que até pode passar por um bilhete especial para poder levar os miúdos, que são sócios (insisto), para cima, em jogos com mais bilhetes vendidos.
Assim, estamos todos a sair prejudicados - até porque isto já aconteceu em jogos com muito menos assistência!
PS - ainda o jogo de sábado: desta vez deixaram os adeptos ficar nos corredores; acredito que tenha havido uma boa razão para isso, mas partilho o que pensei na altura: parece que somos fracos com os fortes e fortes com os fracos!

23.3.15

Yo es que soy el rey del Ave!

Mais uma vitória de Del Valle.
Por um ponto, o venezuelano foi o melhor da jornada (38, contra 37 do suplente Diego Lopes).
Seguem-se Wakaso e Ukra com 35.
Depois Tiago Pinto com 33
Dos titulares que não saíram lesionados, Pedro Moreira foi o menos pontuado, com 27 pontos.

Um-a-um na vitória ao Benfica: um Wakaso muito sério!

Ederson: 3 (acho que saiu mal no lance do golo e, assim sendo, a sua exibição - que até nem foi trabalhosa - fica manchada. A nota é positiva, pelo beneficio da duvida)
Lionn: 4 (em todas!)
Marcelo: 4 (estava a ser o grande Marcelo até se lesionar)
Vilas Boas: 4 (ficou com mais responsabilidade depois da lesão de Marcelo, mas cumpriu na perfeição)
Tiago Pinto: 4 (só não é o melhor em campo, porque Wakaso foi genial. Grande nível!)
Wakaso: 5 (a melhor exibição da vida de Wakaso, que se está a tornar num wakaso sério... Brutal na pressão aos adversários, recuperou dezenas de bolas e teve bons passes)
Tarantini; 4 (esteve menos interventivo no ataque porque Pedro Martins confiou-lhe outras funções no meio campo; era ele o primeiro a aparecer quando o Benfica tinha a bola na defesa)
Pedro Moreira: 3 (trabalhou muito mas esteve mais desencontrado do que os colegas)
Marvin: 4 (confirma-se o grande momento de forma. Finalmente há um reforço que enche as medidas!)
Hassan: 3 (saiu cedo e a bola não lhe chegou como ele gostaria; lutou sempre)
Del Valle: 4 (o homem do lances decisivos; a continuar assim, ninguem se vai importar que falhe tantos passes ou seja tão individualista)
Prince: 3 (duas boas mal tiradas da defesa podiam ter causado calafrios; esteve melhor pelo ar)
Ukra: 3 (está a subir de rendimento e vai fazer um final de campeonato em grande estilo; só precisa de ganhar um pouco mais de confiança; bem no penalti)
Digeo Lopes: 4 (agitou, sem duvida, e fica mais uma vez associado, como em Penafiel, à vitória; se aquela bola ao poste tem entrado.,..)

Mais contributos para a história de José Mourinho no Rio Ave

Mário Reis revela números até aqui desconhecidos. “Marcámos 100 golos juntos. Mas muitos desses golos eram frente a equipas de juniores, no chamado campeonato de reservas. Ele jogava bem, atrás do ponta-de-lança”, detalha o antigo jogador.
(outras estórias aqui)

Nelson Monte volta à seleção sub20

O técnico Hélio Sousa chamou 24 jogadores aos trabalhos que decorrerão em Quiaios, Figueira da Foz, entre os dias 23 e 31 de março. E Monte lá está

Luis Gustavo leva mais cinco a Barcelona

Tarantini, André Vilas Boas, Luis Gustavo, Tiago Pinto, Ukra e Pedro Moreira decidiram festejar o feito com uma viagem a Barcelona para assistirem ao super clássico frente ao Real Madrid, no mítico Camp Nou
(eu, que vi os dois jogos, garanto: a melhor equipa, das quatro, foi o Rio Ave!)

Miguel Esteves Cardoso e a derrota do seu Benfica

«Gosto de ouvir toda a gente a falar do Benfica. Infelizmente isso só acontece quando o Benfica perde, que é quase nunca. Ganhar ao Benfica é raro, difícil e meritório. O Rio Ave está de parabéns. Isto não é desportivismo. É respeito. É do Rio Ave que toda a gente deveria estar a falar. Os nossos parabéns!»

22.3.15

Afinal é o Rio Ave que tem razões de queixa da arbitragem!!!

Saí do Estádio, como muitos Rioavistas, convencido de que lutámos contra uma arbitragem adversa. E escrevi-o ainda a quente.
Depois ouvi as parvoíces ditas por Jorge Jesus.
Mas lidos os jornais de hoje, não há duvidas.
Razões de queixa tem o Rio Ave!
(clicar para ampliar)


É só rir...

(fonte: Maisfutebol)

30 de abril, o dia do jogo com o Braga em Vila do Conde

30 de abril, quinta-feira.
Rumo ao Jamor!
(antes, já dia 7, há jogo em Braga)

Ups, 16 faltas para o Rio Ave, 18 para o Benfica

Jesus vai atirar-se às estatísticas, agora!!!! (depois do que disse antes...)

Para ver e rever o jogo que ficara na memória

Ainda a vitória de ontem

Os (verdadeiros*) Rioavistas estavam eufóricos no final.
Mas, se interpreto bem o sentimento geral, não foi por razões extra-futebol (luta pelo título...), nem sequer por ter vencido um 'grande' (o que, sendo raro, já aconteceu outras vezes). E, talvez, nem sequer por um sentimento de vingança (as três finais perdidas),
Foi por termos jogado bem, foi por termos tido várias adversidades (as lesões), contra o líder do campeonato, contra as provocações antes da partida,  contra uma arbitragem adversa.
A tudo isto a equipa respondeu com uma alma gigante, com uma atitude notável, com as melhores oportunidades, com o melhor jogo dos últimos anos e que se tornará memorável.
PS - por tudo isto, a equipa mereceria sempre o nosso aplauso, qualquer que fosse o resultado. A vitória deixou-nos eufóricos, apenas isso!

* já perto do estádio, um adepto do Benfica aproximou-se de nós e, mostrando dois cartões de sócios do Rio Ave, perguntou-nos qual era a porta de entrada. Que vergonha, caros sócios!

Incidentes no final do jogo com... Luisão!

sem comentários!
(Jorge Jesus também se dirigiu ao grupo de adeptos mais inconformados, ainda foi muito agarrado,)

21.3.15

Jesus, no final do jogo, lamentável!

Há gente que não se mede!
«Jesus contesta expulsão e segundo golo do Rio Ave» e «Benfica entrou muito bem no jogo, fez um golo e manteve o controlo»
Que jogo é que Jesus viu? 
O mesmo?
Pedro Martins respondeu bem: «Merecíamos vencer por outros números».

2-1 ao Benfica. Notável

Jogo de grande qualidade.  Vitória justa
(agora com o comentário desenvolvido)
ESpero que os comentadores não venham diminuir esta vitória, dizendo que o Benfica jogou mal.
O Rio Ave, desde o primeiro minuto, que entrou a dominar, ganhando o meio campo e tendo as melhores oportunidades de golo.
É uma vitória justissima, frente a um Benfica que fez muitas faltas para nos travar e perante um árbitro que foi bastante amigo dos encarnados.
Ainda por cima perdemos Marcelo e Hassan na primeira parte, mas o Rio Ave a tudo resistiu.
Este Rio Ave vai disputar a meia final da Taça de Portugal e ganhar!
PS - exibição  memorável de Wakaso, para mim o  melhor em campo! Nota cinco!

Rio Ave perde 1-0 ao intervalo com Benfica

Injusto!
Excelente jogo do Rio Ave.
Marcelo e Hassan saíram lesionados.

lionn e Marvin titulares

Abalo aqueceu mas Lionn esta operacional.
Diego Lopes e ukra no banco

Juniores perdem 4-1 no Sporting

Péssimo resultado.
Estivemos a perder 4-0. Ernest reduziu

É este o espírito que queremos para logo

Técnico do Rio Ave promete "lutar com unhas e dentes pela vitória" com Benfica.


Benfica pede 15 milhões por Cancelo. E o Rio Ave?

Ganhamos algum com este negócio?

Alípio, lembram-se?, recomeça a carreira no Luverdense, do Mato Grosso

Alípio tinha 15 anos quando chegou ao Rio Ave.
Hoje tem 22.

A sua história.

Que equipa logo?

Pedro Martins repete Penafiel? Marvin dá lugar a Ukra? Pedro Moreira sai para entrar Diego Lopes? Vamos ter o 24º onze inicial diferente da época?

(a minha resposta [JPM]: tirar Marvin do onze parece-me um erro; mas Ukra é indiscutivel. Marvin a defesa-esquerdo? Tiago Pinto tem de jogar. Ou sai Del Valle ou Marvin; o primeiro é mais desequilibrador e pode fazer a diferença; o segundo está num momento de forma excelente)

20.3.15

O ambiente

Amanhã Vila do Conde vai receber milhares de benfiquistas que vêem apoiar a sua equipa.
Todos sabemos que o ambiente criado pelos benfiquistas será de euforia.
Nós adeptos do Rio Ave devemos respeitar e tudo fazer, dentro da boas normas de educação, para contrariar o favoritismo do adversário.
Esperamos que o meio que os adeptos verde e branco escolham para se manifestarem seja o de apoiar a nossa equipa, sem insultos a quem quer que seja. 
Esperamos que no fim estajamos contagiados pela alegria, como na época de 2004/2005

Foto de António Venda Lopes

Falam, falam, falam, mas não os vejo a comprar nada!

Estou a falar desse enigma chamado Fabinho, agora pretendido pelo Arsenal.

Pedro Martins com mais pontos do que Nuno

O Rio Ave de Pedro Martins já somou mais pontos em 25 jornadas do que o conjunto orientado por Nuno Espírito Santo em todos os desafios da temporada passada.

Lionn chamado para o jogo com o Benfica

Ainda vai ser reavaliado amanhã, mas está na lista.
São 19; saiu Jebor.
Bressan continua de fora.

Guarda-redes: Ederson e Cássio;
Defesas: Prince, Lionn, André Vilas Boas, Tiago Pinto, Marcelo
Médios: Habib Sow, Luís Gustavo, Tarantini, Diego Lopes, Pedro Moreira, Abalo e Wakaso;
Avançados: Hassan, Boateng, Ukra, Marvin e Del Valle.

O RIo Ave é um dos adversários mais dificeis para o Benfica, alerta Jesus

segundo o Correio da Manhã, o Benfica está prevenido para o que vai encontrar em Vila do Conde.

Diego Lopes e os golos

Diego Lopes leva 4 golos na Liga. Considero que é um bom feito, apesar de já não marcar desde a jornada 8. Diego tem jogado tanto a 10 como a extremo esquerdo, o que pode penalizá-lo em termos de algumas rotinas que lhe permitam chegar aos golos. Acho é que Diego tem produzido muito pouco em termos de assistências. Se é verdade que em Penafiel fez os dois passes decisivos, até então só o tinha feito também por 2 vezes (ver página 2). É minha convicção que Diego devia ter mais assistências, seja jogando a extremo ou no meio-campo ofensivo.

No entanto, acredito que a crescer como tem crescido, Diego vai melhorar muito, seja a marcar, seja a assistir. Espero que na próxima época ainda possa vestir as nossas cores.

Boateng, um dos cinco mais promissores talentos do Gana

O site especializado Allsports.com.gh escolheu os cinco maiores talentos ganeses com menos de 20 anos.
E o nosso Boateng, mesmo sem ser chamado há muito às seleções locais (o que não se percebe, nomeadamente à sub20), está na lista, com grande destaque e muitos elogios!

19.3.15

Diego Lopes mais perto de Ukra

Já vimos que Del Valle foi o mais pontuado da semana, o que aconteceu pela 2ª vez. No acumulado dos pontos o venezuelano continua em 11º lugar de uma tabela que Ukra lidera, agora com Diego Lopes mais perto, a apenas 15 pontos. Tarantini fecha o pódio.

Esta jornada destaco a queda de Cássio que caiu 3 lugares até ao 9º lugar.

Ederson de fora da convocatória olímpica

Quando não estava a jogar, foi chamado.
Agora que é titular, fica de fora?
Não se percebe...

P S- Filipe Augusto vai.

Recuperar de alguma esperança?

Refiro-me à qualificação europeia via Liga. O 5º está agora 7 pontos acima de nós. E nós recuperámos o 8º lugar.

Já há bilhetes para o Rio Ave-Benfica no OLX!

A 25 euros para a bancada nascente!

Paridade em golos

A contagem dos golos já não está no vermelho. Neste momento temos 31 marcados e o mesmo número de sofridos.

Na liderança de quem os mete no fundo da baliza continua Hassan, 12 golos, com larga vantagem sobre Diego Lopes que é segundo com 4 marcados. Sobre Diego e os golos voltaremos a falar mais tarde.

Com os 2 golos obtidos em Penafiel perto do final do encontro, o Rio Ave passou a ter mais golos marcados nas segundas partes que nas primeiras.

Tiago Pinto fora da seleção.

Injustiça.
Se Tiago Pinto, no atual momento de forma, estivesse no Benfica ou FC Porto, seria chamado.
Assim, fica de fora e espera...

PS - eu acreditava que era desta,

Miguel Ribeiro: «Temos abordagens para praticamente toda a equipa»

Interessante entrevista de Miguel Ribeiro em O Jogo de hoje.
Algumas ideias:
- Hassan, Diego Lopes e Marcelo vão sair;
- «Temos abordagens para praticamente toda a equipa»;
- «É um  prazer gerir carteira de milhões»;
- « Os jogadores serão substituídos e para o ano estaremos em grande força»;
- Com o Benfica: «vamos entrar para ganhar e o Benfica que se cuide»;
- «Temos esta convicção de que poderemos ser sempre um clube europeu»;
- «Nuno é um treinador genial e os génios, dentro do espaço onde estão, terão sempre sucesso»

Juniores: ainda a vitória em Leiria

O Rio Ave apresentou-se em Leiria com este onze:
Maravalhas, Óscar, Vitór Pessanha, João Cunha, Vírgilio, Bruno Pacheco, Bruno Sousa, Iuri (Vitó 78), Rafa, Jardel e Ernest (Sergio 90+3).
Notas:
Iuri regressou, mas Rafa não saiu. Depois da excelente exibição frente ao Gil Vicente seria um grande erro.
E ainda bem que jogou. Segundo o site do Rio Ave fez três dos quatro golos (a Bola atribuí apenas dois, e um a Jardel, além do que Iuri marcou).
Estivemos a perder 1-0, aos 61 minutos o Rio ganhava por 4-2, mas o Leiria ainda reduziu.
Como não vi o jogo, não sei quem jogou a '8', já que Vitó foi suplente.
Mas uma equipa com Jardel, Ernest, Rafa e Iuri só pode marcar muitos golos!

PS - sábado é no Sporting.

Recordar 10

No próximo sábado vamos repetir a vitória da época 2004/2005 sobre o Benfica?
O jogo foi à 28ª jornada em Vila do Conde.
Miguelito marcou aos 91m.

Foto de António Venda Lopes

Quem quer uma camisola de Gama? São 70 euros!

Estão a pedir 70 euros.
(mais barata do que esta...)

Apenas o segundo jogo em que Ederson não sofreu golos

Ederson já participou em 8 jogos da Liga, jogos completos, e foi sempre titular. Nesses 8 jogos apenas não tinha sofrido golos no empate a zeros em Guimarães na 13ª jornada. Após esse jogo, o seu primeiro para a Liga, só voltou a ser titular a partir da jornada 19. Depois disso, sempre que jogou, Ederson sofreu golos. Penafiel marca aquilo que eu espero seja um ponto de viragem. O Rio Ave tinha sofrido golos em 8 jogos consecutivos. Será que vamos conseguir igualar essa marca em jogos sem sofrer golos? Para já a melhor série é de 3.

18.3.15

Ainda Marco Ferreira e o jogo do próximo sábado

Os Rioavistas não esquecem Marco Ferreira pelo penalti fantasma que nos tirou a vitória no Bessa.
Mas há mais para mostrar desse jogo, para percebermos o tipo de árbitro que podemos esperar frente ao Benfica:
Aqui ficam dois lances, do mesmo jogador boavisteiro, que qualquer um poderia dar vermelho. Mas em nenhum dos lances (primeiro com Pedro Moreira e depois Tiago Pinto) o jogador boavisteiro viu o amarelo..

Hassan de regresso à seleção do Egito (e ao Sporting?) (ATUAL.)

Mais do que justo!
Entretanto o Sporting não desiste do jogador, pelos vistos. (estive a ler a notícia no jornal e não acrescenta mais nada ao que já se sabe, que o Sporting não acredita que o jogador já esteja vendido e que vai insistir. Pelo menos dinheiro?)

ATUALizo: Silva Campos afirma ter o "máximo respeito" pelo Sporting, mas revela que a proposta avançada "está longe" do que é pretendido. "Não há acordo de verbas, não é possível", atira o líder dos vila-condenses. Supostamente, o emblema de Alvalade estaria disposto a ir até aos 900 mil euros (mais três jogadores cedidos) para garantir o atacante, de 22 anos, cujo contrato termina em Junho de 2016, mas Silva Campos tem a fasquia bem mais elevada: "Tenho conversações muito adiantadas com outro clube e espero fechar em breve. Mas, enquanto não estiver fechado o jogador está livre. Quer 1,5 milhões pelo Hassan? Aceito a melhor proposta que pareça. Mas abaixo desse valou não venderia?". "Não, está muito longe disso", assegura António Silva Campos, questionado, em vésperas da recepção ao Benfica, sobre o valor em jogo.

Del Valle não 'deixa' koning Marvin ganhar

Del Valle foi o melhor jogador da jornada passada.
O venezuelano conseguiu 35 pontos, mais um do que o rei da semana passada.
Seguem-se Marcelo, com 32, e Diego Lopes, com 31.
Diego foi portanto o suplente mais pontuado.
Do lado oposto estão Ederson, Lionn e Pedro Moreira com 'apenas' 27 pontos.

17.3.15

Jogo com o Braga leva a antecipação da partida com a Académica

O Rio Ave queria muito jogar na sexta-feira (santa), dia 3, para ter tempo para recuperar para o jogo da meia final em Braga.
E esse acordo foi possível.
O jogo em Coimbra é sexta-feira às 16h (sem tv portanto) e ficamos com quatro dias para recuperar.
O Braga também joga no mesmo dia, mas à noite.


PS - estou curioso para ver se Pedro Martins apresentará em Coimbra a melhor equipa ou se poupará dois ou três jogadores (o que eu faria) para terça-feira seguinte.

Árbitro que inventou penalti no Bessa dirige o Rio Ave - Benfica.

Marco Ferreira, lembram-se dele?
Ukra lembra-se bem...

Vêm aí 130 mil euros?

Parece  muita fruta - mas se é assim, em cheio!
(é quase tanto quanto o que o Rio Ave erecebu da UEFA quando se apurou para o playoff - com a vantagem de, agora, não ter de ir à Suécia!)

Hassan vai ser o melhor marcador da Liga?

No Egito acreditam que sim.
E já vão os 15 golos!
Vamos lá bater o recorde de Tomás!