31.5.13

Fábio Lima e o jogo de amanhã

«Nas meias segue-nos o Benfica, actual campeão e favorito para a passagem à final, mas a nossa equipa como tem mostrado ao longo da época não vira a cara a luta e de tudo vai fazer e estamos a trabalhar nesse sentido, para dificultarmos o Benfica e nunca se sabe se não seremos uns estreantes na final. Vamos tentar vencer já em nossa casa no sábado e ir a Lisboa discutir a passagem»
PS - Fábio (de partida para o Benfica???) muito bem: «'os adeptos do Rio Ave têm sido enormes ao longo da época'', o que lhes ''dá mais motivação para vencer cada jogo e o do Benfica não é exepção'».

(Cardinal, Raul Moreira e Pedro Soares vão estar hoje a partir das 18h na Linear)

Do mercado

Além da renovação de Braga, mais duas informações:
- Marcelo é apontado a Espanha;
- Rafa, segundo a Bola, poderá ser cedido a um clube da 2ª divisão. [Mas Rafa termina contrato, se não estou enganado. Vai renovar?]
- Yazalde vai para Roménia por meio milhão de euros (Cluj)

Ter ou não ter Jorge Mendes...

O Sporting anda à procura de um avançado para substituir o holandês. Vai gastar o que tem e o que não tem por um Pongole qualquer, quando tem no futebol português um avançado melhor do que Ricky e mais novo. Ahmed Koka Hassan!
Se o Sporting comprasse Hassan por um milhão teria a certeza de obter golos e de o vender depois por 10 milhões!
Mas Hassan não tem um empresário que o consiga trazer para a montra e por isso passa despercebido.
Perde o jogador e perde o Rio Ave!
O empresário de Hassan que me perdoe, mas tudo seria diferente se ele se chamasse Jorge Mendes!

PS - sendo eu o maior fã de Hassan, obviamente que gostaria que continuasse no Rio Ave. Mas também gostaria que se valorizasse e sei que o Clube precisa de fazer dinheiro. Só isso.

Pateiro: um mistério que Carlos Brito poderá um dia esclarecer

A saída de Pateiro não é novidade - é mais do que lógica.
O que é um mistério é porque é que Brito, que tanto insistiu na sua contratação, não o pôs a jogar.
Pateiro assinou por duas épocas e na primeira, com Brito , pouco ou nada jogou. Brito chegou a dizer-me, informalmente, antes dele assinar, que era das suas prioridades. Depois foi o que se viu...
Nuno poderia ter usado mais Pateiro? Poderia, mas não o critico porque não sei que se passou. Sei que Pateiro esteve muitas vezes lesionado, mas sei que também houve momentos em que poderia ter sido utilizado.

PS - coincidência, faz hoje 33 anos. A Pateiro desejamos as maiores felicidades, como sempre fazemos a todos os nossos (ex-)atletas.

Futsal: Recordar o Rio Ave-Sporting da Taça

Foi das melhores coisas que aconteceram esta época: mesmo com o jogo a meio da semana, o nosso Pavilhão encheu-se para apoiar o Rio Ave no jogo da Taça de Portugal. E os adeptos sportinguistas estavam em minoria.
Amanhã gostava de voltar a ver a mesma coisa: sei que o Benfica provavelmente trará mais gente, mas nos temos que ser em maior número.
Parar apoiar a equipa até ao fim.
(E o Benfica joga menos do que o Sporting, temos mais hipóteses de fazer um bom resultado)

30.5.13

Braga assina por uma época

Confirmado oficialmente.

Sr. António da Farmácia evocado hoje na Linear

A Linear recupera esta tarde, a partir das 18h, a entrevista que o nosso sócio nº1  deu em setembro de 2010.
(e a última foto, tirada no jantar do 74º aniversário)

A corrigir na próxima época?

Até pode ser que o presidente Campos consiga fazer os dois milhões em vendas de jogadores (e isso só aumentará a nossa admiração pelo seu trabalho), mas não vai ser nada fácil.
Veja-se este (exemplo de) onze do Rio Ave: Oblak, Lionn, Marcelo, Rodriguez e Edimar; Wires, Tarantini e Diego Lopes; Ukra, Hassan e Bebé. Dos onze, apenas quatro não são empréstimos. E empréstimos não garantem retorno*...
Enquanto o Estoril, o Paços e o Guimarães estão a vender vários jogadores, nós temos Marcelo  e Hassan como elementos que (mais) se valorizaram (mais uma vez, apenas a partir desse onze). Ou seja, ao contrário dessas equipas, temos poucos jogadores na montra.
Também por isso, ASC fala em fazer os dois milhões com emprestados (o que, a conseguir-se, será notável!).
A corrigir na próxima época? Até porque poderemos não ter tantos emprestados a brilhar (um 'Esmael' só acontece uma vez...)

* Julgo que o Rio Ave ficou com uma parte importante dos passes de Lionn e Edimar, o que, a confirmar-se, terá sido uma excelente negociação em concreto.

Quem vai treinar a equipa B?

ASC disse na Tertúlia Rioavista que ainda não havia decisão sobre quem vai treinar a equipa B, mas hoje A Bola fala em Pedro Cunha.
Tendo em vista os objetivos (fazer crescer os jogadores da nossa formação e outros jovens que contratámos), há dois nomes óbvios. Um deles é Pedro Cunha. O outro, Francisco Costa /François.
Em qualquer dos casos ficaremos bem servidos.

Reforçar o ataque

O Record de hoje diz que o ataque será a prioridade nesta altura em termos de reforços, já que apenas Hassan está garantido (e que Del Valle regressa ao Auxerre, de onde veio emprestado - o que não é verdade, tem mais dois anos de contrato).
Mas além de Hassan e de Del Valle (e do possível regresso de Ukra), há ainda, pelo menos, Feliz e Renato Santos, dois extremos que Nuno vai querer certamente ver na pré-epoca. E Rafael Miranda.

(da equipa de juniores há dois elementos com grande potencial, Nuno Santos e Lord; desconheço o que lhes acontecerá, mas não me admirava, por exemplo, se tivessem convites para sair)

Ponto de situação sobre o plantel

Com base no nosso arquivo (ou seja, a partir daquilo que veio a público nestes anos e que fomos publicando no blogue), fiz um apanhado da situação contratual  dos jogadores que estão ligados ao Clube.
Não é uma lista completa nem sequer definitiva. Faltam-me informações, como é óbvio, porque há dados que nunca vieram a público ou passaram-me ao lado (pode acontecer...). Noutros casos, pode ter acontecido que o que veio a público não esteja (completamente) correto. Os pontos de interrogação falam pelo texto...
Mas, penso, é uma lista que dá uma ideia do que está em cima da mesa (e não era meu objetivo ser exautivo).
Consultar aqui.
(correções e acrescentos são bem vindos)

Uma das notas que retenho, desde logo, é que, se não estou enganado, o guarda-redes Rafa termina contrato e não encontrei informação sobre Ederson. Ou seja, neste momento, podemos estar sem guarda-redes? Repito, não é confirmado.

Cathro, o único elemento da equipa técnica que fala

(além de Nuno, claro...)

Declarações a um jornal escocês,que lembra que Cathro é o único elemento de uma equipa técnica da Priemira Liga em Portugal que não nasceu em Portugal. Será mesmo?

Vir para o Rio Ave: "Foi a melhor decisão que podia ter tomado"

(fica a saber-se que vai liderar um estágio com antigos atletas/jovens seus da Escócia, no Algarve, por estes dias; e também diz que o Benfica tinha melhor equipa do que o FC Porto e surge a admiração por o clube não ter um relvado para treinos)

http://www.heraldscotland.com/sport/football/the-road-to-rio-ave-has-led-to-a-season-of-sun-sea-and-success-for-ian-cathro.21205694

Futsal: a caminho das meias finais (4)

Último golo marcado no passado sábado, frente aos Leões de Porto Salvo. Por Formiga.
Sábado queremos mais quatro!

29.5.13

Rio Ave não quer renovar com Rodriguez

Diz A Bola de hoje.
Deve ir para o estrangeiro

Futsal: a caminho das meias finais (3)

Esta semana, e como forma de tentar contribuir para uma maior mobilização para o jogo de sábado, estamos a mostrar os quatro golos marcados frente aos Leões de Porto Salvo.
Aqui fica o 3-1, marcado por Julinho, a passe de Cardinal

Porque me parece importante continuar a apostar no futsal

Não sei se é correto mas tenho a ideia de que o futsal existe no Rio Ave basicamente pela aposta de ASC e pela teimosia de Pedro Soares (além do apoio total do presidente da AG). Posso estar a ser injusto, mas parece-me que entre a direção do Clube o futsal não é das secções mais populares.
O que não entendo.
O Rio Ave, apenas com futebol, encontrou no futsal mais uma forma de se ligar aos sócios e de aumentar a oferta dos seus 'serviços' (de não ser apenas um clube com uma equipa; é certo que temos as camadas jovens, mas sabe-se que, por regra, não despertam muita atenção entre a generalidade dos adeptos).
Mais: com o futsal, o Rio Ave encontrou uma forma de competir ao mais alto nível, dando alegrias aos sócios e - o que não é normal - competindo por títulos.
Com, parece-me, custos relativamente baixos (ainda que sem receitas, admito).

Yazalde pouco provável

O Jogo de ontem escreve que Yazalde gostaria de regressar ao Rio Ave, mas sendo este o último ano de contrato, é provável que o Braga peça dinheiro por ele.
Já se falou em 400 mil euros, o que o Rio Ave não poderá pagar.
Por isso - mesmo sendo certo o interesse do Clube no jogador - parece-me pouco provável essa contratação.

28.5.13

Acabou o sonho europeu: Vitória de Guimarães licenciado

A lista dos clubes licenciados (com o Rio Ave autorizado a jogar nos Arcos, se necessário).

Irá o Rio Ave contestar esta decisão da FPF, porque o Vitória não respeitou as regras do sistema de licenciamento de clubes e dos regulamentos de "fair-play" financeiro da UEFA?

Equipa B avança na sexta.

Dia da assembleia geral da Associação Futebol do Porto.
Com Leixões. E FC Porto?

Braga e Wires em negociações

Se não estou enganado são os dois únicos jogadores que terminam contrato e com quem o Rio Ave quer renovar (Tope, Pateiro, Rodriguez são casos diferentes).
Se não estou enganado, o anuncio do acordo com Braga não deve tardar muito!
(uma boa notícia, sem duvida)

Futsal: a caminho das meias finais (2)

O jogo de sábado esteve muitos minutos com 1-0. O Rio Ave controlava e tinha as melhores oportunidades, mas sentia-se alguma intranquilidade: Coelho e Formiga em dificuldades, Cardinal a falhar alguns golos, Fábio Lima na bancada. O 2-0 marcado por Israel foi, por isso, uma explosão.

Renovar com Wires

Apesar da elevada regularidade e de ser um dos indiscutíveis de Nuno (fez 27 jogos a titular e mais uma como suplente utilizado; falhou os dois jogos por castigo), não foi - penso que todos concordam - em termos exibicionais a melhor época de Wires (vale o que vale, mas apenas uma vez foi o melhor jogador da jornada*). Ainda assim, espera-se a renovação. Wires partiu de férias, segundo O JOGO de sábado, sem ter sido contactado para renovar.
Será a sétima temporada consecutiva em Vila do Conde.

* Penso que isso se deve às instruções de Nuno, para se manter mais fixo e não aparecer tanto na entrada da grande área, de onde, com Brito, costumava chutar forte à baliza.

27.5.13

Ainda a SAD/SDUQ - veja-se o que se passa em Coimbra

Ao ler esta notícia sobre a Académica («A possibilidade de se avançar para uma SAD, proposta feita pela direção, foi reprovada por 102 votos de diferença, com 583 votos a favor da SDUQ e 481 a favor da SAD») lembrei-me do que disse ASC ontem na nossa AG: o Clube é dos sócios. E quem não o percebe, como o curioso presidente de Coimbra, perde!

ASC: «Oblak quer voltar»

No Record de hoje ASC confirma que Oblak quer voltar ao Rio Ave (tal como todos os que estiveram emprestados). Mas o nosso presidente também avisa que «isso não significa que consigamos ficar com eles. Por agora não há nada certo e no futebol tudo muda muito depressa. Vamos tentar tudo» (para os manter).

ASC: Tudo indica que Nuno será o treinador

Depois de Nuno ter garantido, na nossa tertúlia, que será o treinador do Rio Ave na próxima época, ASC diz no Record de hoje: «tem mais um ano de contrato e tudo indica que será ele o nosso treinador. Já está a preparar a época há dois meses. Claro que se surgir uma proposta irrecusável temos de a analisar, mas por agora não há nada».

Nuno tem de falar!

Nomeadamente, nestes últimos anos, a comunicação e o marketing nunca foram uma área forte do Rio Ave, sobretudo pela ausência de uma estratégia clara e definida e, menos, de quem a execute bem, mas com o silêncio de Nuno tudo se complicou. O Rio Ave ficou em 6º lugar mas parece que ainda há menos entusiasmo do que na época passada! Na comunicação social, o Rio Ave passa despercebido - e o silêncio do treinador contribui muito para isso (Paulo Fonseca, Marco Silva ou Rui Vitória já deram 10 entrevistas desde o fim do campeonato). Nas equipas-revelação da época, o Rio Ave raramente aparece.
Nuno quer treinos à porta fechada e, mesmo discordando, a Direção deve respeitar. Mas o silêncio de Nuno não tem nada a ver com táticas ou com futebol.
Por isso, Nuno deve falar!

Futsal: jogo com o Benfica é sábado às 19h00 (ATUAL)

(inicialmente falou-se em domingo, logo após o almoço, mas esta é sem duvida uma hora melhor)
O jogo dá na Bola TV em direto, mas só mesmo para quem estiver acamado ou a 100 quilómetros de distância. Quem estiver a trabalhar que dê o tiro...
ATUALizo: e o primeiro da segunda mão já está marcado para domingo às 14h30, dia 9 de junho (transmissão televisiva). A 'negra', se necessária, será segunda-feira, feriado, 10 de junho.

O 'novo' sócio nº 1

No dia em que os Rioavistas se despedem de António Lopes Anjo, aqui fica o nosso novo sócio mais antigo.
João Pontes.

Futsal: o caminho para a meia-final (1)

Formiga, o herói do jogo da segunda-mão, frente aos Leões de Porto Salvo marcou o primeiro golo.

26.5.13

Da AG desta manhã: notas finais

Tudo aprovado e por unanimidade, o que mostra a sintonia que existe no Rio Ave.
Sobre a fraca assistência na sessão: é certo que não havia polémica em previsão, mas eu esperava um pouco mais.
Sobre os novos estatutos: subscrevo as propostas apresentadas, tal como não posso deixar de subscrever (escrevendo eu na Internet sobre o Rio Ave...) uma sugestão que foi deixada na AG pelo sócio Miguel Paiva no sentido do artº 74 (sobre a forma de convocar as assembleia gerais), contemplar também o site do Clube (a par de um jornal local e cafés - se são estatutos de futuro, não é difícil imaginar que o site tenha/venha a ter mais impacto do que um jornal local) e que não foi tida em conta.
Sobre a SDUQ: vai incluir não apenas a equipa principal mas também a equipa júnior e os juvenis.
Ninguém na SDUQ, a começar pelo seu gerente principal, o presidente Campos, será remunerado, o que é uma excelente notícia.
O nosso presidente Campos é a partir de agora, também, presidente da SDUQ.
Os membros da SDUQ terão de renunciar ao seu mandato quando houver eleições no Clube, para uniformizar a duração dos dois mandatos. Que passam a ser de três anos, no Clube e na SDUQ.
Um dia que ficará para a história e de que nos podemos todos orgulhar!

AG começa com minuto de silêncio

Em memória do nosso sócio número 1,  ontem falecido.

AG aprova SDUQ por unanimidade

Um dia histórico, uma vez que, como disse o presidentes AG, o Clube continua a ser dos sócios.

AG: novos estatutos aprovados

Apenas com uma abstenção.
(Estão cerca de 50 sócios na AG mas apenas metade não pertence aos órgãos sociais ou tem ligação ao Clube, o que é muito pouco para a importância da AG)

Esmael no Celtic?

Nos Arcos esfrega-se as mãos de contentamento com esta hipótese!

Do jogo de futsal, ainda

Esperava ver mais gente nas bancadas - afinal era um jogo muito importante, com o Rio Ave bem posicionado, a uma hora em que a maioria não estaria a trabalhar.
Haverá várias explicações, certamente, mas é preciso mais mobilização!
E acabou por ser a bancada menos preenchida a puxar pela equipa!
PS - por falar em motivação, no fim de semana teremos certamente o Pavilhão cheio, porque vem aí o Benfica. Uma equipa em crise, que ontem ganhou apenas no prolongamento. Não tenho duvidas: o Rio Ave a cem por cento é melhor do que o atual Benfica. O atual Rio Ave (sem Fábio Lima e com alguns jogadores  'limitados' vai pelo menos discutir o resultado, disso não tenho dúvidas!)

25.5.13

Futsal: vitória clara (4-1) e apuramento para as meias-finais

Apesar dos muitos golos falhados, o Rio Ave ganhou e dominou o jogo.
Vitória inteiramente merecida, num jogo em que Formiga se destacou TRIPLAmente: fez dois golos (1-0 e 4-1), defendeu com os pés um livre direto dos Leões numa altura crítica e ainda jogou em grande sacrifício (as dores nas costas eram visíveis na sua expressão).
Cardinal falhou vários golos (azar em alguns deles) mas serviu a bola para o 2-0 e 3-0.
Formiga foi mesmo o espelho da equipa, que jogou em sacríficio (Coelho, com uma entorse, também não está em forma).
No fim de semana temos aqui o Benfica para a primeira mão das meias finais.
Grande equipa, esta do Rio Ave, perante um adversário valioso, mas que não teve hipóteses!

Futsal: a sete minutos do fim, Rio Ave ganha 3-0

Futsal: Rio Ave vence 1-0 ao intervalo e domina

Tivemos as melhores oportunidades (meia duzia), falhámos dois ou três golos e controlámos o adversário.


Futsal- Rio Ave já vence aos cinco minutos

Golo de Formiga.
Muito pouco publico nas bancadas,
Fábio Lima esta no pavilhão e recebeu ovação.

Faleceu o sócio número 1

António Lopes Anjo, conhecido pelo sr. António da farmácia,  faleceu esta madrugada,  subitamente.  Ainda o vimos recentemente no jantar de aniversário.  Era membro do Conselho Geral. A família Rioavista está de luto.

Uma retificação e um pedido de desculpas

José António Pereira é o Vice-Presidente do Departamento de Futebol Juvenil e não diretor, como aqui erradamente escrevi, contrariando o que eu próprio informara no ano passado.

Aos leitores mas sobretudo ao nosso vice-presidente um pedido de desculpas.

Oblak a caminho do Paços de Ferreira?

Veremos se o jogador prefere o carisma de Nuno ou a montra da Champions, sucedendo a Cássio como guarda-redes do Paços, como estes pretendem!
Como foi adiantado na tertúlia, a ideia é segurar todos os emprestados, menos Bebé.
Oblak é, pois, a grande dúvida.

Tope vai embora

Sem surpresa, Tope terá de procurar clube, depois de uma época fracassada (Record de ontem)

24.5.13

Hassan e o Ribeirão

A Bola traz hoje uma notícia que merece atenção: «Hassan para ficar a 100 por cento»
Se estou bem informado, a notícia tem ou teve uma ponta de verdade e outra nem tanto.
O jogador transitou dos juniores para o Ribeirão (já constou, mas agora não consta desta lista), adiando o contrato profissional. Que mais cedo ou mais tarde terá de se fazer (o seu clube de origem tem uma fortuna a receber de direitos de formação). Mas Hassan é jogador do Rio Ave e não do Ribeirão. Só não sei se o seu empresário tem alguma parte (minoritária) do passe.

Fábio Lima amanhã em Vila do Conde?

Fábio Lima abandonou o hospital, onde esteve nestes últimos dias, e regressou a casa.
Amanhã esperamos vê-lo no Pavilhão, para uma grande ovação.

(e precisamos de ganhar o segundo jogo, como é evidente! O Fábio era dos jogadores mais em forma e ficamos menos fortes sem ele. Formiga também se lesionou em Porto Salvo, mas bravo como é vai certamente dar o melhor, mesmo com dores. E contamos com Cardinal a subir de forma!)

Sobre a AG de domingo

Recolhi na loja quer a proposta de novos estatutos quer o contrato da SDUQ. Os nossos amigos do blogue Rioavistas já colocaram várias questões que resultam da leitura dos documentos (que têm alguma complexidade) e o que sugiro a todos os que puderem é que compareçam na Assembleia e aí tirar todas as dúvidas.
É também o que farei.

PS - O Rio Ave vai propor como gerentes da SDUQ seis elementos dos atuais corpos gerentes. O presidente Campos, o tesoureiro Augusto Fonseca, o secretário-geral Manuel Oliveira, os vice-presidentes Alexandrina Cruz e José Edmundo e o diretor José António Araújo Pereira.

O jogo que o FC Porto esteve mais perto de perder esta época...

... foi aquele que fez em Vila do Conde (e também aquele em que gostei mais do Rio Ave)

Rubão faleceu

Rui Malheiro falou dele aqui há poucas semanas. E nós longe de imaginar que tinha falecido. Foi no ano passado. Atrasado, aqui fica o registo. Que descanse em paz!

23.5.13

Fecha-se um ano com um brilhante 6º lugar

Não sendo a melhor posição do ano, essa foi o 4º lugar, ser 6º é excelente para o Rio Ave. Em 30 jornadas apenas na 1ª estivemos abaixo da linha de água. A partir da 7ª jornada tivemos sempre mais de 2 vitórias de folga sobre os lugares de despromoção.

Braga consolida posição entre os melhores marcadores,

ou seja, chegando aos 4 golos foi o 4º melhor marcador, ele que foi assistido por Diego Lopes que assim somou a sua 2ª assistência para golo. Foi 22º jogo em que marcámos golos. Por outro lado, interrompemos a sequência de 15 jogos seguidos sempre a sofrer.

Do jantar do Terras do Ave de ontem

O jornal Terras do Ave tem em todas as suas edições pelo menos uma página dedicada ao Rio Ave, o que só pode merecer o nosso elogio. Essa página é constituída por um artigo sobre o último jogo, uma crónica de opinião [minha ou do Duarte] e um "totobola" de palpites dos jogos dos quatro principais clubes portugueses, como dizia ontem Miguel Paiva, o presidente da Cooperativa que edita o jornal (os três do costume e o Rio Ave, claro).
Nas três anteriores edições eram onze contra onze e no final ganhava sempre... o Duarte, mas desta vez foi o médico Álvaro Borges quem teve melhores palpites. O nosso Capitão ficou em 2º, com António Barros e a Comissária Jacinta, da PSP (ausente).
Do jantar de 'final da época', que contou com a presença de ASC, ficou uma promessa: que todos aqueles palpiteiros venham a ser sócios do Rio Ave. É que alguns não são. Eu próprio me vou encarregar de 'pressionar' alguns deles!

Perdemos oito mil espetadores esta época

(dados do JN desta terça-feira)

Danielson, logo na Linear

Foi um central que deixou algumas saudades em Vila do Conde e que hoje regressa, para conversar com Paulo Vidal, a partir das 18h (Linear).

A importância de renovar com a equipa de futsal o mais rapidamente possível

«há três internacionais portugueses que estão na “calha” para serem reforços do clube “encarnado”. Depois de contratar o internacional japonês Rafael Henmi e ter assegurado os serviços do ex-Belenenses Bruno Pinto, Fábio Lima, do Rio Ave, e os jogadores do rival Sporting Pedro Cary e Paulinho são hipóteses que a secção de futsal benfiquista tem em cima da mesa»

(contratos assinados são mais difíceis de alterar)

Mais um jogo, mais um onze inicial

E à 30ª jornada, Nuno criou mais uma variação da sua equipa inicial. Foi a 25ª combinação diferente.
Braga foi substituído pela 16ª vez em 21 vezes que foi utilizado como titular.

O clube mais invicto do futebol português é o Rio Ave

"O Rio Ave é o outro campeão português invicto, da 2.a divisão 85/86, com 20 vitórias e 14 empates em 34 jogos. Esqueçam Benfica 1973, Porto 2011 e Porto 2013. O maior invicto de todos é o Rio Ave 1986, com 20 vitórias em 14 jogos na 2.ª divisão"
Ler tudo aqui 

Com ou sem Europa, época começa a 1 de julho

A forma como a equipa se vai preparar pode variar, dependendo de haver ou não 3ª pré-eliminatória da Liga Europa, mas o regresso acontecerá em qualquer cenário a 1 de julho.

3ª vez com 2 vitórias seguidas


A melhor sequência da época foram 3 vitórias consecutivas, entre as jornadas 6 e 8. Antes já tinhamos vencido 2 jogos seguidos, jornadas 17 e 18. O Rio Ave depois do empate na jornada 22, não voltou a somar apenas 1 ponto, ou perdeu ou venceu. Esta foi a 7ª vitória fora, o que significa que a Liga termina com igualdade a 12 de vitórias e derrtoas.

A segunda parte voltou a ser mais generosa que a primeira e pela 3ª vez vencemos 1 jogo que empatávamos ao intervalo. Foi o 5º jogo da temporada em que não sofremos golos.

Wires chega aos 11 amarelos

O nosso médio termina a época com mais um amarelo em Guimarães. Del Valle viu o seu único cartão de 2012-2013 também nesta jornada e Diego Lopes atingiu os 4. Insistindo no número 4, Braga marcou o seu 4º golo da temporada.

Tarantini chegou às 29 presenças nas 30 possíveis, tendo só falhado um jogo por castigo. Lionn passou nesta jornada os 2000 minutos de utilização. Foram 7 os jogadores a alcançar tal marca, com Tarantini à cabeça a somar 2525.

Sérgio Oliveira (FC Porto), o primeiro reforço?

médio ofensivo, Sérgio Oliveira virá por empréstimo do FC Porto, diz A Bola de hoje


PS - não é novidade: sempre se soube que Sérgio Oliveira é Rioavista!

22.5.13

Da 4ª tertúlia (notas finais)

As ideias que retive:
- Nuno deixou claro que ASc não precisa de um 'plano B', pelo que será treinador do Rio Ave na próxima época; ASC falou em objetivos mais ambiciosos (o prémio de permanência vai acabar, disse ASC);
- fazer dois milhões euros em vendas passará por vender Esmael, Vítor Gomes, Fabinho, Ivo Pinto e um jogador do atual plantel (todos menos Hassan)
- Oblak, Edimar, Lionn [que à partida para férias disse que já está a acertada a continuidade] e Ukra são para tentar manter, por empréstimo;
- ASC quer construir um novo relvado, natural (que é um 'pedido' de Nuno)
- A equipa B vai avançar;
- Uma revelação final, que passou despercebida: Geraldes foi vendido por 1,6 milhões de euros, mas o empresário tinha uma percentagem significativa do passe e o Rio Ave não recebeu isso (quanto não se soube);
Pró ano há mais, com outro Rei ao nível de Tarantini - alguém de quem nos orgulhamos de ter sido eleito!

O prémio que Tarantini recebeu

A fotografia que está nesta imagem:
é esta:
(como diz a legenda, a fotografia é de Catarina Morais, que a tirou para o zerozero.pt; os nossos agradecimentos)

O melhor golo da época

Republicamos novamente o melhor golo da época, marcado pelo Rei Tarantini e cantado pelo nosso embaixador João Ricardo Pateiro, em exclusivo para o Reis do Ave (foi uma das surpresas de ontem da 4ª Tertúlia)

Ecos da 4ª Tertúlia (ATUAL)

(Terras do Ave desta semana)

(excelente cobertura por parte da imprensa nacional, que só podemos agradecer [tal como ao Terras do Ave], sobretudo porque dá visibilidade ao Restaurante Praça Velha, que tão bem nos recebeu; o Gil é neste momento um homem famoso; está em todas!)

A Tertúlia repete hoje na Linear depois das 13h

Se não ouviram ou querem ouvir de novo, a Linear repõe a emissão da nossa 4ª Tertúlia, a partir das 13h.

21.5.13

Raúl Moreira:

- "Cardinal é um tubarão, é um dos melhores do mundo na sua posição"
- "ter os adeptos no pavilhão é fundamental"

Realismo de ASC:

"sei que mais dia menos dia, outros clubes com mais ambições virão buscar o Nuno"

ASC e Nuno

Diz ASC:
"Nuno teve sorte de encontrar o Rio Ave e o Rio Ave teve a sorte de encontrar o Nuno. Fazemos em conjunto um trabalho muito positivo, somos uma equipa muito forte"

Nuno elogia o novo Rei

sério, inteligente, trabalhador e um jogador com quem dá gosto trabalhar. Mas como não há bela sem senão, Nuno espera que o jogador possa ainda melhorar.

Continuidade de jogadores facilita o trabalho dos treinadores

Nuno gostava de poder dizer que 90% dos jogadores da próxima época já estão no plantel, mas sabe que isso não funciona assim

Nuno vai continuar como treinador principal

"a próxima época já começou a ser preparada há cerca de 2 meses"

Nuno vai-se revelando

mais algumas ideias:
- encontrar um número 10 é difícil, Braga e Diego Lopes podem ocupar esse lugar trazendo variações ao nosso jogo;
- Tomás saiu mas sentia que tinha na equipa um jogador que podia preencher o seu lugar;
- iniciar a carreira no Rio Ave tornou tudo mais fácil pela estabilidade do clube, foi um início de sonho;
- jogo com o Benfica em casa foi muito bom; o de Barcelos em que até vencemos foi o nosso pior jogo;
- começámos o nosso trabalho pela a consistência defensiva e isso ajudou-nos nos jogos fora, nas saídas rápidas para o ataque, daí mais vitórias fora no começo do campeonato; a equipa foi crescendo;

Já temos o treinador connosco


algumas ideias:
- "por opção própria não dou entrevistas. considero que as conferências de imprensa são espaço suficiente para responder às questões que possam surgir" 
- "época foi bem preparada com as pessoas do Rio Ave"

Mais ambição

diz o presidente: "próxima época vai ter objectivos mais ambiciosos, vamos lutar desde logo pelos 8 primeiros lugares, queremos no minimo 20 pontos na 1ª volta"

2013-2014 já está a ser preparada

"estamos a trabalhar arduamente para a próxima época, mas ainda não podemos revelar segredos", diz o presidente.

ASC: esperamos vender alguém

- "a solução para ultrapassar as dificuldades financeiras passa sempre por vender activos. 2 milhões de euros era o que gostavamos de encaixar com vendas de passes."
- "Ismael e Vitor Gomes têm interessados"
- "Real Madrid não accionou clausula sobre Fabinho, mas o jogador tem interessados"
- "Ivo Pinto é um activo concreto, foi muito valorizado e pode ser negociado"

A gratidão do Rei

"Carlos Brito ajudou-me a melhorar em muitos aspectos, fez-me crescer muito"

Tarantini - o Rei tem a palavra

Formar para a equipa principal

"lançar jovens para os seniores são as nossas medalhas", diz o treinador dos juniores, Pedro Cunha.

Raúl Moreira e João Ricardo Pateiro

O treinador da equipa principal de futsal ao lado do relatador da TSF.

Equipa B

"boas soluções para a formação e orientação da equipa B que passam por 'prata da casa' ", diz o presidente.

"Mais um relvado natural para apoio à equipa principal", acrescenta ASC.

Pedro Cunha, treinador dos juniores

"O Rio Ave agora atrai jovens de melhor qualidade."

E já fala o Presidente

Época excepcional, diz ASC

O melhor golo da época 2012-2013

Marcado por quem? Pelo melhor jogador da época, Tarantini! Pra rever vezes sem conta.


Os convivas começam a chegar

e a partir das 21 além do Praça Velha também vão estar na Linear!

Tarantini dá entrevista esta tarde na Linear (18h)

Antes da Tertúlia, Tarantini passa pela Linear para conversar com Paulo Vidal sobre esta época notável.
Para ouvir em direto depois das 18h.

(como já informámos, hoje o 12º Jogador não é das 18h às 19h, mas, sim, em direto do Restaurante Praça Velha, no final da Tertúlia)

Tarantini merece!

Quando, há quatro anos, surgiu a ideia de escolher o melhor jogador do Rio Ave em cada época queríamos que a escolha fosse clara, que não estivesse subordinada a interesses pessoais, a gostos e desgostos, e a taticismos.
Queríamos que aquele que viesse a ganhar fosse mesmo o MELHOR!
Por isso desenhámos um esquema o mais objetivo possível, com diversos contributos e que não permite subjetividades. Pomos a mão no fogo pelo modelo.
A única forma disto falhar é se acontecer haver dois ou mais jogadores empatados até ao fim. Nunca aconteceu, mas se um ganhar por poucos pontos ficará a sensação de que o outro também poderia ter ganho.
Não foi isso que aconteceu com Tarantini. 
Foi claramente o melhor jogador do Rio Ave durante toda a época: e a 'estatística' do Rei do Ave limita-se a confirmá-lo: teve mais pontos, teve mais vitórias semanais (8), jogou mais minutos, foi um dos melhores marcadores. Não é fácil conciliar tudo isto e Tarantini conseguiu-o.
Parabéns e até logo!

Hassan na lista do Egito para o Mundial sub20

Sem surpresa, Hassan está nos convocados para o Mundial da Turquia.

Bebé não volta na próxima época

«No próximo ano vou jogar numa equipa que vai ser mais forte e isso vai ajudar a melhorar as minhas capacidades para regressar ao Manchester United com toda a força.» Sobre a época do Rio Ave: «Queríamos chegar à Liga Europa, não conseguimos por um triz. Fiquei triste mas acredito que não próxima época vão conseguir. Eles merecem porque revelaram muitas qualidades. O treinador (Nuno Espírito Santo) apostou muito em mim e nos jovens, ajudou-me muito e deu-me muitos conselhos. Desejo-lhe tudo de bom para o futuro.»

(Obviamente que desejamos as maiores felicidades ao jogador, embora fiquem muitas duvidas como é que conseguirá jogar numa equipa «mais forte» se no Rio Ave não era titular indiscutível...)

Ivo Pinto, lembram-se?

Depois da boa época no Cluj, quase sempre no titular, «é cobiçado pelo Génova».

E o novo Rei do Ave é TARANTINI!

Tarantini é o jogador que mais pontos somou nos jogos da Liga em 2012-2013. Tornou-se assim no Rei do Ave ou dito doutra forma, o melhor jogador do Rio Ave nesta temporada.

O médio somou 859 pontos, mais 27 que Oblak com 832. O pódio desta pontuação fecha com Edimar que chegou aos 797. Tarantini tomou a foi liderança à 6ª jornada e nunca mais a largou. Foram 26 jogos seguidos na liderança e 8 vitórias semanais.

Este é o 4º vencedor diferente em 4 edições deste prémio. É o 1º médio a ganhar, o 2º vencedor mais pontuado até agora (Tomás somou 892 pontos em 2010-2011) e o 3º jogador português no topo da tabela.

Tarantini vai ser "coroado" esta noite na 4ª Tertúlia Rioavista que vai ter lugar no Restaurante Praça Velha e que a Rádio Linear transmite a partir das 21h.

TARANTINI, DÁ-ME A TUA CAMISOLA!

Fábio Lima fica no hospital mais alguns dias

«Vai permanecer internado até final da semana mas está otimista e deixa a promessa de voltar em força»
Na mesma entrevista A Bola diz que ainda não sabe quanto tempo demorará a recuperação, até porque, lê-se no Record, ainda tem algumas farpas no corpo (esperando os médicos que o corpo as liberte).

Mais da equipa B

Em complemento a isto, fiquei a saber que:
- o Rio Ave não vai competir na 2ª divisão da AF Porto mas numa nova divisão chamada Pro-Elite, que virá a ser criada na AF Porto (com as equipas que desceram da 2ª B, Infesta e Padroense, as que não subiram à Terceira, que acaba, e as B da Liga profissional, Rio Ave e, diz-se, Leixões); e isso é bom;
- na base da equipa do Rio Ave estarão juniores desta época, da época passada e alguns jogadores que contratámos em épocas passadas;
- quem será o treinador?
- E em que relvado jogarão? No sintético?
(argumento a favor da criação da equipa B: os 'acordos' com outras equipas, como aconteceu agora com o Gondomar, têm sempre um elemento frágil: o Rio Ave quer que os seus jogadores joguem, mas os treinadores dessas equipas têm por vezes outras ideias, legitimas)

Esmael continua no St. Mirren?

É o que esta notícia da Escócia parece indicar.

As 15 vitórias e as 14 derrotas de Nuno

Sem prejuízo do balanço detalhado da época, que iniciaremos a partir de agora, era importante atualizar este quadro:


Vitórias
Empates
Derrotas
Totais
Campeonato
12
6
12
30
Taça de Portugal
1

1
2
Taça da Liga
2
1
1
4
TOTAIS
15
7
14
36
(final)

Nuno dirigiu o Rio Ave em 36 jogos, ganhou 15 e perdeu 14.
É o que fica!

20.5.13

Para mais tarde recordar - a classificação desta época


Ainda a saída de Vítor Pimenta

Não é fácil falar sobre a saída de Vítor Pimenta.
É alguém que aprendemos a admirar pelo seu profissionalismo (lembram-se do que disse Nuno?) e Rioavismo!
Ao sair deixa o Clube mais pobre.
Temos de respeitar a sua decisão, por muito que nos custe, sobretudo porque são razões válidas e nobres (a solidariedade com o seu chefe de equipa).
E ficamos a aguardar pelo regresso.
Até já, Pimas!

Braga fecha a época a ganhar

O melhor jogador de ontem foi Braga.
Seguem-se Marcelo (30) e quatro jogadores com 29 (Rodriguez, Lionn, Tarantini e Hassan).
Ou seja, Tarantini só perdeu cinco dos 30 pontos que tinha de vantagem - temos REI!
Diego Lopes, com 26, foi o titular menos pontuado, ainda assim com mais quatro do que os 22 pontos de Del Valle, suplente

Cardinal: o jogo 'mais difícil'

Obviamente que não se esperava outra coisa de um profissional, muito mais depois do que se passou na véspera com Fábio Lima, mas deve ter custado muito a Cardinal ter feito ontem os 18 minutos frente aos Leões de Porto Salvo.
Cardinal estaria à mesma hora em Paços de Ferreira, ele que foi dos primeiros a comprar bilhete(s)
(foto: O Jogo)

Jogou e marcou! (e o FC Porto foi campeão...)

(30j Guimarães) Boa atitude na segunda parte

O empate seria o resultado mais justo num jogo com poucas oportunidades de golo: duas para cada lado em 90 minutos. Mas na segunda parte o Rio Ave não só marcou como segurou bem o resultado. A equipa teve uma boa atitude e não se limitou a defender.
Braga foi outra vez extremo esquerdo e - não sendo um bom extremo esquerdo - foi decisivo. Diego Lopes foi o elemento 'menos' na equipa, a justificar outras opções para aquela posição na próxima época.
Quero ainda destacar uma extraordinária jogada de Hassan que por pouco não deu golo e seria um momento memorável.
Para Nuno nota 4, ele que termina o seu primeiro campeonato em 6º lugar.
O jogo foi tão desinspirado (tirando os tais quatro lances) que ate Bruno Paixão passou despercebido. Fez uma arbitragem fraca, mas isso, nele, é positivo. É como aqueles alunos que tiram sempre menos de cinco valores. Quando conseguem um oito é um excelente!

PS - Bebé teria ontem a possibilidade de se estrear em Guimarães, mas Nuno não 'deixou'...

(foi tão equilibrado que...)
(A Bola)

E a Europa?

Não se pense que a Europa é assunto arrumado nos Arcos. Tanto quanto percebi ontem, informalmente, em várias conversas que ouvi no Afonso Henriques, o cenário do Guimarães ser 'desclassificado' está em cima da mesa.
E nesse caso avança o Rio Ave.
Independentemente de outras considerações, isso terá várias implicações: nas datas de arranque da preparação da próxima época, nas obras que seria necessário fazer no estádio (camarotes, bancada de imprensa?), no próprio plantel, no orçamento, etc.
Espera-se, pois, que a UEFA se decida rapidamente.

(30j Guimarães) Um-a-um: Oblak, Rodriguez e Braga!

Oblak: 4 (como tem acontecido nas últimas jornadas, teve pouco trabalho, mas fez duas grandes defesas, que seriam dois golos)
Lionn: 3 (atacou menos do que nos últimos jogos, mas com acerto)
Marcelo: 3 (no global esteve bem, mas registei duas ou três hesitações)
Rodriguez: 4 (esteve perfeito)
Edimar: 2 (melhor do que nos últimos jogos, mas cada vez me convenço mais que este é o irmão do outro Edimar!)
Wires: 3 (foi pronto-socorro e ninguém passou por ele!)
Tarantini: 3 (voltou a ser o elemento mais perigoso, ao longo dos 90 minutos no ataque, e teve duas oportunidades para marcar. No meio campo tentou impor a sua antecipação, e conseguiu quase sempre; onde esteve menos bem foi no passe)
Diego Lopes: 2 (tanta corrida, tanta voltinha, tanta finta para nada; não teve um lance que o destacasse)
Braga: 4 (outra vez a extremo, onde não rende, mostrou ser aposta ganha pelo que fez fora da área; não em cruzamentos para Hassan, mas nos remates; marcou!)
Hassan: 3 (que jogada linda logo após o golo de Braga; merecia ter marcado; no resto, andou um pouco perdido por falta de bola)
Ukra: 3 (fez alguns cruzamentos, mas esteve um pouco desinspirado)
Filipe Augusto: 1 (jogou um pouco mais adiantado, no lugar de Diego Lopes, mas falta-lhe objetividade)
Del Valle: 1 (mais uma oportunidade perdida)
Vilas Boas: 1 (sem tempo para mais e melhor)

As últimas declarações de Nuno esta época

«A atuação da equipa foi fantástica, mostrámos frente a uma grande equipa que praticámos futebol de nível europeu. Ocupámos durante muito tempo uma posição que daria acesso às competições europeias, por isso não sinto amargo de boca, mas sim um sentimento de dever cumprido. Dou os parabéns ao Estoril, no entanto mostrámos que podíamos ser nós a ir à UEFA. Tenho orgulho pelo trabalho que fizemos durante a época e uma certa ansiedade de começar a próxima. (...) Não considero que houve falhanços. Houve jogos menos bons, o que é normal, mas tivemos sempre capacidade de análise e soubemos fazer correções. Houve, isso sim, um grande trabalho e jogadores jovens que conseguiram impor-se na Liga.»

(as últimas declarações após um jogo; amanhã na Tertúlia esperamos por mais...)

Futsal: (mais uma) vitória brilhante

Por muito que quisessem dedicar a vitória a Fábio Lima, a verdade é que a cabeça dos jogadores não deixaria de 'vaguear', mesmo durante o jogo, pelo que sucedera 24 horas antes. Felizmente as coisas correram muito bem, com o Rio Ave a adiantar-se no marcador (em reforço ao 2-0) por Israel e Cardinal. Quando os Leões jogam com o guarda-redes avançado as coisas ainda se complicaram um pouco, mas Vítor Hugo, o nosso guarda-redes, apontou dois e resolveu  que já estava resolvido.
Sábado temos a segunda mão, para uma segunda vitória e mais um feito historico: o apuramento para as meias finais!

19.5.13

Vítor Pimenta abandona o Rio Ave

O nosso grande fisioterapeuta decidiu demitir-se. Aqui fica na integra o texto que nos enviou com um pedido de publicação:

"É COM PROFUNDA MÁGOA QUE ANUNCIO A MINHA SAÍDA DO RIO AVE A PARTIR DO DIA DE HOJE. TODOS OS CICLOS TÊM 1 FIM E ESTE TERMINOU PARA MIM. DEVIDO A FACTOS PASSADOS COM O DR.LUIS LOURENÇO E QUE SÃO PÚBLICOS, ELE SAÍU, E EU COMO MEMBRO DA SUA EQUIPA MÉDICA ESTOU SOLIDARIO COM ELE E COMO TAL TAMBÉM SAIO. APÓS A SUA SAÍDA ASSEGUREI OS JOGOS ATÉ AO FIM, COM A CONSCIÊNCIA QUE SAÍRIA JUNTAMENTE COM ELE.VIM COM ELE, SAIO COM ELE E VOU COM ELE PARA ONDE ELE FOR.TENHO O SENTIMENTO DE ORGULHO E DE DEVER CUMPRIDO. OBRIGADO A TODO O UNIVERSO RIOAVISTA E OBRIGADO AO RIO AVE.O RIO AVE DEU-ME MAIS DO QUE O QUE EU DEI AO RIO AVE. FORAM 7 ANOS MUITO BONS COM OBJECTIVOS SEMPRE CUMPRIDOS. SAIO A BEM COM TODA A GENTE, ADORO VILA DO CONDE, SOU SÓCIO DO RIO AVE E CONTINUAREI A ACOMPANHAR O CLUBE INCODICIONALMENTE. DEIXO A PORTA ABERTA E SEI QUE 1 DIA VOU VOLTAR AO RIO AVE . ESTAREI SEMPRE DISPONIVEL PARA O RIO AVE. ESPERO QUE DEEM A QUEM VEM A SEGUIR AS CONDIÇÕES QUE EU NÃO TIVE. OBRIGADO A TODOS OS QUE ME AJUDARAM MAS NÃO POSSO CONTINUAR!!. Assina: Pimenta"

Sem Europa, mas orgulhosos

Vencemos em Guimarães, mas não vamos participar nas competições europeias de 2013-2014, porque o Estoril venceu em Barcelos. Temos ainda assim muitos motivos para estar contentes e orgulhosos pela época que o Rio Ave protagonizou. Pode não ter sido a equipa a praticar o futebol mais brilhante, mas no final das contas valem os números e olhando a isso estamos satisfeitos com o que temos, muito satisfeitos.

Os dias que se seguem são de balanço e para isso terça-feira à noite na 4ª tertúlia do Reis do Ave vamos conversar sobre  o que fizemos este ano mas também sobre aquilo que o futuro nos reserva. De minha parte adianto já que não estou triste por não irmos à Europa, acho que ainda nos falta consolidar muita coisa no clube, mas espero que esta época seja vista como a primeira pedra para um Rio Ave com outra dimensão.

Rio Ave ganha 1-0 em Guimarães. Final

Braga faz 1-0 aos 6 minutos

Empate a zero em Guimarães ao intervalo

Um jogo fraco, em que o Rio Ave não teve oportunidades de golo e em que o Guimarães foi mais dominador, procurando o golo e criando algum perigo em duas situações. Assim não vamos conseguir vencer.

Futsal: Rio Ave ganha 6-4

Esteve 5-2, eles reduziram para 5-4 mas o 6-4 final garante alguma tranquilidade para o jogo de sábado

Últimas de Fábio Lima (com foto!)

Deve sair amanhã do Hospital e regressar a casa; terá uma recuperação prolongada (talvez alguns meses) mas quando estiver recuperado estará em forma - nada neste incidente o irá prejudicar futuramente.
Resta esperar o Fábio Lima na próxima época.
(e aguentar a vantagem de ontem...)
Eis a foto que acaba de chegar do São Francisco Xavier:
É caso para dizer: grande boneco!!!!!





Juvenis ganham mas falham a subida

Apesar da vitória por 3-1 frente ao Candal, o Gondomar também ganhou e subiu.  Foi até à última, mas o que fica é que são dois desaires seguidos,  depois da descida do ano passado.

Jaime e Faneca colocam Póvoa Futsal na primeira

Paulo Morim cumpriu o objetivo e o Póvoa Futsal jogará na primeira divisão na próxima época. Os golos decisivos de ontem foram marcados pelos antigos jogadores do Rio Ave Jaime e Bruno "Faneca".
Na próxima época já podemos ultrapassar aquela derrota e eliminação da Taça de Portugal, na época passada frente aos poveiros...

Rio Ave logo: ou história ou 'casa cheia'

frente a um Guimarães de casa cheia, o Rio Ave tentará voltar a ficar em 5º lugar, como em 81/82.

Leões de Porto Salvo muito bem

Aplausos para o comunicado dos Leões de Porto Salvo:
«A Zona está vedada e será alvo de uma avaliação policial feita por especialistas afim de aferir com exactidão a causa do incidente.
O Clube Recreativo Leões de Porto Salvo é um clube com 43 anos de existência e o seu pavilhão foi inaugurado em Setembro de 2006. O rigor que aplicamos a todas as atividades no clube, consolidadas com o certificado ISO 9001, fazem que estejamos empenhados a apurar todas as causas do incidente.

Rio Ave vai ter equipa B na próxima época?

É o que diz esta notícia de A Bola, «de forma a cumprir-se um desejo de António Silva Campos, presidente do Rio Ave, que gostaria de ver os jovens formados no emblema de Vila do Conde prosseguir no Rio Ave»

O "problema" que vejo desde logo é o facto de a equipa ter de começar pela última divisão da AF Porto. Como se conseguirá motivar os jogadores? Se tudo correr sempre bem, o Rio Ave demorará três anos a chegar à terceira divisão nacional.
É um passo que deve ser muito bem pensado - ate porque os jogadores mais talentosos não quererão jogar nos distritais da AF Porto, onde terão pouca visibilidade.
Se houver opiniões diferentes, chutem!

Futsal: conquistem-na por ele!

O Rio Ave entra a ganhar nos 18 minutos que faltam frente aos Leões de Porto Salvo, mas não vai ser fácil motivar os nossos jogadores.
O que eu lhes diria se fosse Raul Moreira: lembrem-se de Fabio Lima mas não para desanimar. Conquistem a vitória por ele e no final passem pelo Hospital, se ainda lá estiver, para lha dedicar! É isso que ele quer!

Tudo bem com Fábio Lima

Via Facebook de Pedro Soares, ficámos a saber pouco depois da meia noite, que Fábio Lima acordou da intervenção cirurgica e que «está bem». Veremos quanto tempo é preciso para a recuperação e quanto tempo ficará no hospital.
(as últimas informações que chegam de Lisboa, já esta manhã, reforçam as boas notícias!)

18.5.13

Fábio Lima ja no bloco operatório

Confirma-se que foi um grande susto.  No seu Facebook o guarda-redes Vítor Hugo acaba de confirmar isso mesmo

Futsal: Fábio Lima ja na ambulância a caminho do hospital

A boa notícia: a gravidade inicial parece não se confirmar.  Parece que não foram atingidos ligamentos e a lesão é na parte superior da coxa esquerda.  O jogador vai ser operado no hospital São Francisco Xavier.  Força Fábio,  estamos contigo!

Futsal: jogo é retomado amanhã às 17h45

No pavilhão da Quinta dos Lombos em Carcavelos. O jogo começa com 2-0 para o Rio Ave e faltam 18 minutos.

Uma hora depois Fábio Lima ainda está no pavilhão

Na mesma posição,  aguardando que a parte do soalho seja retirado do chão. A farpa terá entrado na parte de cima da coxa.  O jogador está consciente

Futsal: o jogo terminou

Quer porque arrancaram o taco do piso quer porque a moral da nossa equipa está em baixo.  Mais importante é perceber qual a gravidade da lesão de Fábio Lima,  na zona lombar. O jogador está em forte sofrimento nesta altura e tem a solidariedade de todos nós
(foto Record)

Futsal: jogo interrompido por causa da lesão de Fábio Lima

Situação grave. Fábio Lima esta a ser assistido ha largos minutos. O jogador terá ficado preso a uma parte do soalho.  Os bombeiros demoraram mais de 10 minutos a chegar

Futsal: segunda parte começa com segundo golo

Do Rio Ave.  Por Fábio Lima.  Que se lesionou logo a seguir

Futsal: Rio Ave vence 1-0 ao intervalo

Grande golo de Fábio Lima, a passe de Cardinal.  Jogo fraco,  com poucas oportunidades

Juniores perdem 2-1. Benfica campeão

Futsal: cinco inicial sem Cardinal

(30j Guimarães) Vão os 20 que restam, sem os miudos (e Rafael Miranda)

Nuno leva os 20 aptos para Guimarães:
Guarda-redes: Oblak, Ederson e Rafa
Defesas: Lionn, Rodriguez, Marcelo, Edimar, André Vilas Boas, André Dias e André Costa
Médios: Wires, Tarantini, Braga, Diego Lopes, Filipe Augusto
Avançados: Ukra, Hassan, Bebé, Tope e Del Valle

Ou seja, sem Jeferson, Pateiro e Nivaldo (lesionados), só restam mesmo os juniores Kiki e Ruben, que hoje têm jogo importante e Rafael Miranda, que desapareceu da convocatória. Rafa foi convocado pela primeira frente ao Benfica (24ª)  e ficou no banco, a seguir estreou-se na Taça da Liga no Dragão, foi ao banco frente ao Setúbal (25ª) e ficou como 19º na 26ª, frente ao Paços. Ou seja, quatro convocatórias no espaço de pouco mais de um mês, com alguns minutos jogados frente ao FC. Foi ao ar a minha teoria? 

Época acaba amanhã

No fim do jogo de Guimarães, a equipa reúne-se ao jantar e encerra a época.
Entram todos de férias (menos Nuno, que tem um mês de trabalho pela frente...). E o nosso Rei do Ave, que terça-feira terá de estar no Praça Velha

(o regresso dependerá dos compromissos que venham a ser conseguidos no domingo. No início de julho ou antes...)

E o jogo de Guimarães vai desempatar

Nuno soma nesta altura, no geral das três competições, 14 vitórias e 14 derrotas.
O jogo de amanhã pode desempatar!
Só para o campeonato, há 11 vitórias e 12 derrotas.
Uma vitória é a melhor opção...


Vitórias
Empates
Derrotas
Totais
Campeonato
11
6
12
29
Taça de Portugal
1

1
2
Taça da Liga
2
1
1
4
TOTAIS
14
7
14
35
(atualizado a 17/5/13)

Rodriguez continuará com jogador do Rio Ave?

Rodriguez assinou por uma época. A ideia era recuperar fisicamente o jogador e valoriza-lo. A época não começou nem correu bem, mas a pontinha final acabou por ser 'surpreendente': não só fez vários jogos seguidos, sinal de de que as limitações teriam desaparecido, como foi decisivo.
Se tudo correr bem a Jorge Mendes, Rodriguez sairá e deixará de ser um jogador do Rio Ave convocado para a seleção do Perú.

17.5.13

SDUQ dia 26

Marcada a assembleia geral.

Bruno Paixão no Guimarães -Rio Ave

3º jogo de Bruno Paixão esta época (depois de Braga e Nacional), ele que está atravessado na garganta de todos os Rioavistas nomeadamente por aquilo que aconteceu num... Rio Ave - Guimarães, em janeiro de 2011!
Passaram dois anos, mas por todas as razões desaconselhava-se esta escolha.

Por falar em Guimarães: «subsistem dúvidas da participação dos minhotos por causa do sistema de licenciamento de clubes e dos regulamentos de "fair-play" financeiro da UEFA»

António Oliveira olha para Hassan

No Record de hoje
Finalmente com peso no futebol nacional, alguém que não nós, Rioavistas olha para um dos mais ignorados jogadores do campeonato português. (são oito golos e não sete)

Nuno: «superámos as expetativas»

Concordo com Nuno: «Superámos as expectativas esta época e, mesmo que não consigamos esse objetivo, não ficará um amargo de boca»,

Enchente no jogo de juniores?

Da maneira que as coisas estão, o título de juniores poderá ser o mais importante que o Benfica pode ganhar esta época (os nossos leitores benfiquistas que nos desculpem a provocação..., ainda há a final da Taça!).
O jogo com o Rio Ave, amanhã às 17h, assume uma especial importância - até por ser o último!
O Benfica se ganhar é campeão, mas o Rio Ave quer o quarto lugar!
Vamos ter enchente em Vila do Conde?

Faltou 'mobilização' para Guimarães

Como sabem, sou insuspeito relativamente ao apuramento europeu, mas serei o primeiro a dar os parabéns (e, se puder, a marcar viagem para a "Moldávia"...).
Atendendo à importância histórica do jogo, penso que faltou alguma mobililização: não poderia a Direção ter conseguido 200 ou 300 bilhetes a bons preços para os Rioavistas que quisessem ir a Guimarães?
Eu lá estarei, de qualquer forma!

Futsal: e a próxima época?

Em vésperas de um jogo tão importante (e histórico - é preciso não esquecer que esta foi a época da subida de divisão!), acho que faz sentido partilhar com os nossos leitores alguma "preocupação" por pouco ou nada se saber sobre a próxima época.
É certo que Pedro Soares nos disse que as prioridades ao nível do plantel passam por «manter a estrutura deste ano», o que faz todo o sentido.
Mas já temos renovação com os jogadores? Com todos?
O mesmo se passa com Raul Moreira - irá continuar? A pergunta só faz sentido porque ele sempre falou (e disse-o aqui no Reis do Ave) que o projeto era de dois anos: subida e manutenção.
Confio obviamente na gestão que Pedro Soares tem feito do futsal Rioavista, mas o adepto gostaria de saber novidades!

PS - Como dois milagres não acontecem duas vezes seguidas, não acredito que Cardinal continue em Vila do Conde na próxima época. Mas antes de ir, ainda tem alguns jogos para ganhar. Esperemos que regresse em forma, já em Porto Salvo.

4ª Tertúlia: emissão especial do 12º jogador em direto

Mal termine a tertúlia Rioavista, haverá, em direto do Praça Velha, uma emissão especial do 12º Jogador, com Carlos Costa, Vítor Carvalho e Paulo Vidal.
Mais um atrativo para quem quiser seguir a emissão pela Linear.
(e o nosso obrigado aos três, pela colaboração)

16.5.13

Futsal: aquela derrota em Porto Salvo...

O Rio Ave volta esta sábado a Porto Salvo, onde foi muito infeliz esta época.
Das cinco derrotas do Rio Ave na fase inicial do campeonato, duas foram com o Benfica, uma com o Sporting e outra com o Fundão - as equipas mais fortes. A que falta, a primeira (ainda em setembro), foi em Porto Salvo, ainda por cima por 6-3.
Não tínhamos Cardinal mas jogaram Israel, Vítor Hugo, Coelho, Formiga e Fábio Lima, por exemplo.
Um aviso para sábado?

Demasiados foras de jogo?

Penso que será correto dizer que quanto maior a qualidade da equipa menos fora-de-jogo ela fará. Embora quanto mais ataques se tentam mais hipóteses há de ser apanhado em fora de jogo.
O Rio Ave é, até este momento, a terceira equipa com mais foras de jogo no campeonato, 75 (os mesmos do Marítimo, atrás da Académica e Paços de Ferreira).
O FC Porto, por exemplo, só tem 59, mas o Benfica tem 67.

168 cantos, cinco golos

O Rio Ave é a sexta equipa do campeonato com mais cantos marcados, 168 (depois de FC Porto, Benfica, Sporting, Estoril e Braga - dados Record).
Mas só de cinco saíram golos.
É pouco?
É muito?
A mim parece-me pouco, mas não sei qual é a média das outras equipas.
Uma coisa é certa: temos de tentar mais de 30 cantos para conseguir marcar um golo.

Tarantini e o jogo de domingo: curto e grosso!

«É sagrado: temos de vencer o nosso jogo! Caso contrário, nem vamos querer saber o que se passou em Barcelos! Seria uma mágoa muito grande se essa partida tivesse um desfecho favorável e nós não fizéssemos a nossa parte. Há que ter consciência da importância deste jogo, que poderá ser histórico»,

Ultima hora: Nuno confirma presença na tertúlia

Nuno acaba de confirmar a presença na nossa tertúlia. Nuno sairá da Figueira da Foz (onde decorre o curso de treinador) e vira a tempo de intervir/participar.
É uma excelente noticia, ainda por cima porque o convite estava feito desde julho, e Nuno aceitou-o nessa altura.