28.8.12

(2j Sporting) um-a-um: Edimar

Oblak: 3 (não foi o guarda redes das defesas impossíveis, provavelmente porque não precisou, não houve muito trabalho do lado do Sporting; até me pareceu que começou nervoso, com uma má saída dos postes e a defender mais do que uma vez em dois momentos; na parte final cumpriu)
Lionn: 3 (foi o menos bom da defesa; atacou pouco e faltou alguma inspiração )
Marcelo: 4 (onde estava este Marcelo na época passada???? Ele não é grande, ele é gigante!)
Nivaldo: 4 (se Marcelo esteve melhor no acerto dos cortes, Nivaldo compensou com o atrevimento ofensivo; que dupla!)
Edimar: 5 (pela jogada individual do golo que fez toda a diferença mas também pela qualidade e personalidade exibidas duranteboz 90 minutos)
Wires: 4 (limpou o que havia para limpar, correu quilómetros e só faltou - seria possível? - algum discernimento para rematar à baliza adversaria)
Tarantini: 3 (menos acertado do que Wires, pareceu-me em certos momentos um pouco perdido nas transições que se espera que faça)
Filipe Augusto: 2 (continua a desiludir. É certo que há uma serie de condicionantes, mas de uma forma objectiva: não fez a ligação ao ataque, não criou situações de perigo nem rematou à baliza; apenas se viu a sua combatividade no meio campo e a qualidade no domínio da bola; eu acho pouco)
Braga: 1 (o pior jogo de Braga com a camisola do Rio Ave não foi o do Marítimo há uma semana, foi este! Não deu uma para o jogo! A culpa será apenas do treinador, que o está a mudar e lutar. A verdade é que Braga tem a obrigação - até porque e titular - e fazer muito mais!)
Esmael: 1 (eu acredito que para ter jogado em França, Esmael terá um conjunto de qualidades que justificaram a sua contratação e que estão apenas a demorar a aparecer, porque ontem foi penoso vê-lo em campo. Foi um daqueles jogos em que fiquei com a sensação de que eu poderia ser titular do Rio Ave, infelizmente)
Del Valle: 2 (na primeira parte esteve quase como Esmael, desinspirado, lento, indeciso, azarado; na segunda melhorou e deu razão a Nuno na opção: velocidade e domínio de bola, para atrapalhar os adversários; de qualquer forma tem de fazer muito mais)
Vítor Gomes, Vilas Boas e Tomás: 1 (no primeiro caso, podia ter feito um pouco mais, sobretudo num lance pela esquerda; nos outros dois não tiveram tempo para mais)