30.4.16

Juniores ganham 2-1 ao belenenses

Mais uma semana de liderança isolada

Rio Ave empata 1-1 em Tondela. Falhámos

O Rio Ave melhorou na segunda parte,  teve várias oportunidades de golo mas só conseguiu marcar um (por Postiga).
Faltou qualquer coisa a uma equipa que jogou quase 80 minutos com mais um.
Primeira parte muito fraca.
Ronan teve três lances de golo na segunda e Postiga mandou ao ferro.
Esperava - se mais de quem estava em sexto lugar.
Empate com sabor a derrota. Mas o Rio Ave merecia, ainda assim, a vitória. Pelas oportunidades que criou.

Juniores vencem 2-0 ao intervalo

Frente ao belenenses

Rio Ave perde 1-0 em Tondela ao intervalo. Mau

Mesmo com mais um jogador em campo o Rio Ave nunca conseguiu ser a melhor equipa em campo. Falta força à equipa.
Lionn marcou na própria baliza.
Pedro Martins mexeu à meia hora e meteu Postiga no lugar de Pedro Moreira. Alguma confusão no ataque.

Lionn e Roderick regressam em Tondela

Meio campo de contenção com Wakaso, Tarantini e Pedro Moreira.
Três autocarros vieram de Vila do conde.

Rio Ave - Fc Porto é sábado à tarde

16h15 de dia 7 de maio.

A nós só nos saem os irmãos mais fracos (ou não...)

É a saga dos irmãos no Rio Ave (do irmão desconhecido de Quaresma a Júlio Alves)... agora a história de Jony (lembram-se?)

(as exceções que confirmam a regra: Yazalde e Jaime! Zé Gomes e Vitor Gomes; Bruno e Augusto Gama; Nuno e Miguel Lopes)

29.4.16

Juniores: duas ideias antes da grande "final" frente ao Belenenses

A equipa quer ser campeã nacional de juniores - e tem toda a legitimidade para o pensar - pelo que uma vitória amanhã frente ao Belenenses é fundamental (até para os ultrapassar, pois perdemos em Lisboa, em caso de igualdade).
Mas nunca devemos perder de vista o mais importante, sim ainda mais importante do que ganhar o título nacional: quantos destes jogadores vão ser aproveitados pela equipa principal.
Pedro Martins prometeu apostar na formação, mas esta foi mais uma época perdida a esse nível [é a maior, e quase única, crítica, que faço ao nosso treinador, ainda menos vocacionado para esse papel do que Nuno ou Carlos Brito].
Com o cenário da equipa B aparentemente posto de lado, que futuro terão os melhores jogadores?
Carlos Alves, Tiago André, Vitó e Jaime têm lugar garantido no plantel da próxima época (e falo destes porque são os que têm treinado com o plantel principal)?
Irá acontecer-lhes o que aconteceu a Iuri e sobretudo a Silvério (para não referir outros nomes)?


Lionn recuperado para Tondela (ATUAL.)

Excelente notícia.
A equipa segue esta tarde para Viseu.

PS - na conferência de imprensa de há pouco PMartins nada disse sobre o seu futuro. Está apenas concentrado nas três finais que faltam e no apuramento europeu.

ATUALizado:
20 para Tondela; Rio Ave na máxima força.
(regressam Roderick e Lionn, diretamente para o onze)

Em Tondela, menos apoio?

Tondela só é mais importante do que Arouca porque é o próximo jogo.
O Rio Ave continua a depender de si próprio para garantir um lugar europeu, pelo que se espera e justifica o mesmo apoio que seguiu a equipa para Arouca.
Julgo perceber - espero estar enganado - que não haverá tantos Rioavistas em Tondela.
(pelo Facebook percebi muita contestação à forma como foi organizado o jogo com o Benfica. Devo dizer que cheguei ao Estádio meia hora antes, só apanhei um lugar numa das pontas, no meio de 500 benfiquistas, mas não tive qualquer problema. Nem me apercebi de qualquer problema relevante, na minha zona. O que não significa que não tenham existido, como provam as dezenas de testemunhos na rede social; o que não concordo é em misturar o apoio à equipa com eventuais más decisões da Direção)
PS - o que sempre disse do Bus 23 mantenho e reforço. Pelo que percebi, não haverá "o" autocarro. Fazem falta em Tondela. São uma mais-valia para o Clube.

28.4.16

Pedro Martins é o nosso treinador!

Comento agora a informação do Record de ontem, sobre a saída de Pedro Martins:
1) Pedro Martins está em Vila do Conde há duas épocas. Pelo trabalho que tem vindo a fazer, facilmente fará (pelo menos) mais uma como poderá sair, porque reforçou a sua imagem.
2) Acredito que o míster entenda que o Rio Ave lhe abriu portas mais largas e que por isso ainda não renovou.
3) Mas não acredito que PM troque o Rio Ave pelo Guimarães, pelo menos nesta altura. O Rio Ave dá-lhe hoje condições, a vários níveis, que só quatro equipas em Portugal podem dar mais e melhor. Estrangeiro? Já é outro campeonato.
4) A continuidade de Pedro Martins é uma boa notícia e é nisso que aposto.
5) Não sei qual a veracidade da notícia (que o presidente do Guimarães aposta em PM para novo treinador) mas qualquer que seja o fundamento não nos pode distrair do mais importante: ganhar os três jogos que faltam. Eu sugeria que se pusesse uma pedra sobre o assunto já na conferência de imprensa de amanhã.
(foto: Record)

ASC e os três jogos que faltam: "não vou deixar que aconteça o que aconteceu no ano passado"

«Estou muito preocupado, pois não posso esquecer o jogo do ano passado na Madeira, com o Marítimo, no qual nos cortaram as pernas para que não conseguíssemos chegar à Liga Europa. Espero que todos os árbitros sejam competentes, profissionais e que respeitem o trabalho de todos. O Rio Ave tem sido um clube muito digno, nunca comentámos as arbitragens, mas agora vou estar muito atento, pois não vou deixar que aconteça o que aconteceu no ano passado», afirmou o líder do emblema vila-condense, em declarações ao canal televisivo do clube.

Rumo a Tondela

Mais vale tarde do que nunca!
Autocarro e bilhete suportados pelo Clube, como em Arouca, é o que se esperava!
(insisto nesta ideia: por respeito aos compromissos pessoais, familiares e profissionais de cada um de nós, isto deveria aparecer em público o mais cedo possível. Na segunda-feira seria o dia certo)

Benfica paga multa por comportamento incorreto dos seus adeptos em Vila do Conde!

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol aplicou 16 mil euros de multa ao Benfica, na sequência do jogo com o Rio Ave, da 31ª jornada.
As «águias» têm de pagar 5.738 euros por comportamento incorreto do público em Vila do Conde, e 10.519 euros por arremesso perigoso de objetos.

Sábado: 3x16horas= Linear

Confirma-se: o jogo dos juniores é sabado às 16h; à mesma hora do jogo em Tondela. E, já agora, da jornada de despedida do futsal.
Resultado: ouvir a Linear, em qualquer dos palcos, será a solução para estar bem informado.

27.4.16

Onda verde?

Quem viu o jogo do Rio Ave contra o Benfica pela televisão ficou com a sensação que o estádio era uma onda vermelha. A onda verde estava localizada na bancada coberta, na zona central e pouco mais.
Ficou-se com a sensação que os sócios/adeptos do Rio Ave fizeram-se ouvir mais no jogo em Lisboa (primeira volta) do que em casa.
Não se percebe que após a campanha sensacional que o Rio Ave está a fazer não consiga mobilizar os vilacondenses.
(Por motivos pessoais não vi o jogo ao vivo - estava ausente do país - só o vi na terça na televisão, pelo que assumo que fui um dos abstensionistas e contribui para o menor número de sócios presentes no estádio).

Não há mobilização para Tondela?

É quarta-feira à tarde e o Clube nada diz sobre a deslocação a Tondela.
Não sei se estou a ver mal, mas estranho.
Um jogo decisivo, merece grande mobilização.
Nem mais nem menos do que o que aconteceu com Arouca.
O que se passa?

Pedro Martins no Guimarães?

"Pedro Martins é o preferido da Administração da SAD do Vitória para substituir Sérgio Conceição no comando técnico da equipa principal do clube na próxima temporada. A contratação do actual treinador do Rio Ave estará, de resto, bem encaminhada. (...) Na lista de preferidos estavam dois nomes, ao que tudo indica em igualdade de circunstâncias: Pedro Martins e Lito Vidigal. A escolha acabou por recair no treinador do Rio Ave, até porque Lito Vidigal, que o Vitória abordou em primeiro lugar aquando da demissão de Armando Evangelista, tem contrato com o Arouca por mais uma época.  (...)Pedro Martins será um treinador livre no final da época, uma vez que termina o vínculo com o Rio Ave, pelo que a sua contratação torna-se, teoricamente, mais fácil de concretizar."
(se não foi anunciada até hoje a renovação de Pedro Martins é porque o cenário de saída é provável. Quem ASC gostaria de ver em Vila do Conde? Há quatro anos, Lito Vidigal esteve quase... Depois apareceu Nuno)

A vitória de um gigante

Wakaso foi o melhor frente ao Benfica.
O ganês-gigante conseguiu 33 pontos, mais um do que Marcelo e mais dois do que o seu inimigo Cássio e Pedro Moreira.
Seguem-se Edimar com 27 e Guedes com 26.
Vilas Boas, com apenas 17, foi o titular menos pontuado, com os mesmos pontos de Kayembe, o suplente que mais somou.

Repudio o racismo (mas também a hipocrisia)

Hipocrisia porquê?
E lembrei-me de quando adeptos do Benfica fizeram o mesmo a Hulk. Sem consequências.
Por ser o Benfica?

26.4.16

"Faltou qualquer coisa". O quê?

No final do jogo com o Benfica, ainda nas bancadas do Estádio, escrevi que faltou qualquer coisa à nossa equipa, que - em termos atacantes - foi muito macia.
Acho que faltaram duas coisas:
- a ajuda do meio campo em colocar a bola mais perto da área benfiquista (em resultado, penso, do sistema tático com três médios mais na cobertura).
- a desinspiração de cinco dos seis atacantes! Não é fácil quando assim acontece. Heldon nunca mais foi o mesmo, Guedes passou ao lado; Postiga até deu pena e Ukra deve um ano de ordenados ao Rio Ave; mesmo Kayembe pouco ou nada fez. Salva-se Kuca, o que, em seis avançados, é muito pouco.
Quando assim não há ataque que produza!
(foto: JN)
PS - não concordo, por isso, com Pedro Martins, quando diz que custa perder o jogo. Custa sempre perder. Mas quando se joga com a sorte da bola não entrar e não se cria oportunidades de perigo a derrota fica mais próxima.

Ainda as acusações de racismo

Em complemento a isto, mais alguns dados:

"Caso Artur Soares Dias tenha escrito no seu relatório algo sobre o comportamento dos adeptos do Rio Ave, em relação a Renato Sanches, no momento em que o médio dos encarnados abandonava o relvado do Estádio dos Arcos, o emblema de Vila do Conde deverá ser condenado com, pelo menos, a realização de um jogo à porta fechada, como prevê o artigo 113.º do Regulamento Disciplinar das competições organizadas pela Liga de Clubes. Ao que Record apurou o episódio em causa não consta do relatório do delegado da Liga, o que não significa que não seja relatado no do juiz da partida" (o vídeo não identifica ninguém em concreto)


"Segundo tive conhecimento através da comunicação social de hoje, em que o SL Benfica vai apresentar queixa na Liga e na FPF, deixo aqui um apontamento de opinião, para perguntar, que culpas tem o próprio clube Rio Ave Futebol Clube, de alguns adeptos afectos ao clube da casa de não terem o mínimo de respeito pelos outros?"

Inácio (Sporting) infeliz

"Este jogador, o André Villas Boas, que acaba por dar o golo ao Benfica, não jogava caso o Roderick não tivesse levado o quinto amarelo no último encontro. É uma diferença grande, não era ele que jogava."

(Infeliz, Inácio, nestas declarações, ele que já foi treinador do Rio Ave)

Racismo em Vila do Conde? Não vi, mas desprezo!

Um pequeno grupo de adeptos presente no Estádio do Rio Ave aproveitou a saída de Renato Sanches do relvado, já após o apito final, para emitir sons que podem pressupor um comportamento racista. No entanto, a situação foi prontamente desvalorizada pelo próprio atleta do Benfica, que se limitou a sorrir antes de recolher aos balneários, desprezando a atitude provocatória."Sanches, que foi o último jogador a sair do relvado, deslocou-se inicialmente à bancada reservada aos adeptos do Benfica, oferecendo a sua camisola a esse grupo de fãs. Depois, em tronco nu, deslocou-se para o túnel de acesso aos balneários, onde foi interpelado por alguns fãs na outra bancada - esta com sócios do clube da casa, misturados com fãs do clube da Luz -, tendo sido nessa zona que foi alvo dos referidos sons. Em reação ao sucedido, o jovem médio dos encarnados respondeu de forma irónica, movendo os braços como se estivesse a imitar um macaco.
(foto: Record)

(Faz sentido o Rio Ave apurar o que se passou e denunciar o caso? Penso que se pode dizer que temos orgulho, em Vila do Conde, por não nos revermos nestes casos)

25.4.16

Um a um frente ao Benfica: Pedro Moreira, o super - gigante

Cássio,  3 (pouco trabalho e não precisou de se aplicar).
Pedrinho,  1 (pouco lhe saiu bem neste jogo. Muitas dificuldades a atacar, problemas a defender).
Vilas Boas,  2 (a exibição fica marcada pelo golo do Benfica. Uma rosca.  De resto esteve bem, sobretudo na segunda parte).
Marcelo 4 (limpou dezenas de bolas.  Os benfiquistas ao meu lado estavam impressionados).
Edimar 3 (excelente primeira parte. Desapareceu na segunda).
Wakaso 4 (mais uma vez um gigante. Tentou ser mais ousado no ataque e aí teve algumas dificuldades de passe).
Tarantini 3 (está provado que é o elemento sacrificado nesta novo puzzle de meio campo. Deixou de aparecer no ataque).
Pedro Moreira 5 (brutal!  Quando for grande quero ter  a força e a garra de PM).
(foto: Fernando Veludo/JN)

Heldon 1 (fraco. Muito abaixo do que pode e sabe.)
Guedes 2 (lutar, lutou. Mas num ponta de lança não chega).
Kuka 3 (o melhor do ataque)
Postiga 1 (um zero.  Que desilusão.)
Kayembé 1 (não agitou)
Ukra 1 (sem tempo)

24.4.16

Rio Ave perde 1-0 com o Benfica. Faltou qualquer coisa

Esperava um pouco mais do Rio Ave, que verdadeiramente não criou oportunidades para marcar.
Acabou por sofrer um golo num erro individual mas, sobretudo na segunda parte, o Benfica teve algumas chances de golo.
Resultado justo portanto. Embora Cássio não tenha feito uma grande defesa.
Uma coisa é certa: não faltou entrega e carácter. Wakaso e Pedro Moreira foram imperiais.

Pedrinho titular frente ao Benfica

Meio campo com Wakaso, Tarantini e Pedro Moreira.
Lionn lesionado?
Vilas Boas faz de roderick.

Meia hora antes e a bancada coberta está cheia.

"Vamos jogar para ganhar" - ousadia?

Com Kuka?
A grande dúvida no onze, para mim, é a utilização de Kuka a '10', como aconteceu na segunda parte em Arouca.
O Rio Ave é mais forte com essa opção.
Mas menos defensivo.
Apostar em Kuka nessa posição tem, pois, um risco maior.
Nesse caso, Postiga faria companhia a Heldon e a Guedes?
Reconheçamos que era uma grande ousadia!
Mas Martins promete jogar para ganhar.

A próxima jornada dos juniores não podia ser domingo?

Pelo que leio no zerozero,  o Rio Ave joga a próxima jornada dos juniores sábado às 16h com o Belenenses.
À mesma hora que a equipa principal está em Tondela, em mais uma grande final.
Não havia alternativa?
Deduzo que não.
Mas ainda esta jornada o Paços de Ferreira recebe a Académica 24 horas depois dos três restantes jogos de ontem. Precedente há, pelo menos.
(está assim a classificação nesta altura)

"Estamos numa fase muito boa", a promessa de Pedro Martins

«Vai ser um jogo semelhante ao da época passada e que ficou na imagem a nossa vitória sobre o Benfica. São épocas distintas, mas nesta altura estamos numa fase muito boa, melhor do que estávamos no ano passado. Temos estratégias delineadas para o jogo, sabemos que o Benfica tem o melhor ataque, mas quero lembrar que há quatro jogos não sofremos golos», frisou.
(confiança  não falta, como se vê!)

23.4.16

Juniores perdem 2-1 com o Benfica

A "vingança" amanhã à noite...

Futsal perde mas assegura manutenção

Gualtar também perdeu e desce se divisão

Tondela - Rio Ave é sábado, dia 30

16 horas. Sem televisão.

22.4.16

Vale tudo...

- Ò menina, mas não há bilhetes para deficientes? Em todos os estádios os deficientes podem entrar, aqui não? E quantas pessoas podem acompanhar o deficiente?
(ouvido num dia desta semana no Espaço Verde).

Lembrei-me desta conversa ao ler isto.

Tarantini e Niquinha, separados à nascença?

Dois jogadores que jogam nas mesmas zonas do terreno, dois jogadores que nunca jogam mal e que, por estas e por outras razões, fazem parte da história do Rio Ave FC.
Ficam por aqui as semelhanças?
Tarantini é, tecnicamente, mais evoluído e, em situações normais, mais ousado na baliza adversária.
Niquinha tinha um toque de bola elegante, fazia os desarmes com classe (poucos amarelos) e perdia raramente a bola.
Dois jogadores especiais para mim.
Quando escolhemos o melhor jogador de sempre do Rio Ave votei em Niquinha (além de Dibo e Duarte);
Tarantini, pelo seu lado, é o único bi-Rei do Ave!
E durante muitos anos será dificil ultrapassá-lo!
PS - os dois jogaram juntos na primeira época de Tarantini em Vila do Conde e na última de Niquinha em Portugal, 2008/09 - que diferenças!

Luis Gustavo: bem e mal

Luis Gustavo ao Record de hoje diz duas coisas que merecem notas do meu lado.

A ser verdade que foi assim, compreendo-o quando diz que "acho que o Rio Ave não agiu da melhor forma comigo nesse aspeto [não o informaram que não iria ser inscrito na Liga]. Um jogador pode ou não jogar, contar ou não contar para um treinador porque isso é normal no futebol, mas a forma como me trataram não foi correta e fiquei chateado. Chateado e decepcionado porque o clube podia ter-me avisado no início do campeonato...".
(foto: Record)

Não o compreendo quando atira as culpas por não jogar para os treinadores ("Nunca foi titular indiscutível no Rio Ave, quer com Nuno Espírito Santo, quer com Pedro Martins. Como explica isto? LG – Boa pergunta, que devia ser feita aos responsáveis do clube. No meu caso foi muito estranho, ainda hoje tento encontrar uma resposta. Era internacional sub-21 português, jogava a titular na seleção e no clube não tinha espaço"). Até pode ser que LG venha a mostrar outras qualidades - e desejo sinceramente que sim - mas nunca as mostrou. E teve oportunidades para isso.

Pedro Matos explica época da equipa junior

A “qualidade” do plantel e a “grande união” são os trunfos do grupo na opinião do avançado. “Temos um grande espírito de sacrifício e tratamos de cada um como se fôssemos irmãos, porque somos uma grande família e estamos a viver um sonho neste momento

ASC fala sobre o Estádio e a Sede

"É arrepiante ver os sócios debaixo de chuva a ver os jogos"
(dois excertos da entrevista de ASC ao jornal Vilacondense desta semana)

ASC explica porque não tem havido renovações

Cássio foi uma exceção até agora.
(Jornal Vilacondense)

21.4.16

Juniores: a última viagem a Lisboa

Na época passada a equipa de juniores do Rio Ave foi duas vezes a Lisboa (de véspera) e trouxe duas goleadas.
Um ano depois tudo está diferente e a equipa vai sábado defrontar o Benfica em primeiro lugar!
Mais importante ainda: voltará de Lisboa certamente líder para, na jornada seguinte, receber em Vila do Conde o Belenenses, principal adversário nesta altura.

O eclipse de Bressan

Bressan não joga desde a derrota com o Estoril. No jogo seguinte com o Nacional ficou no banco, tal como depois na nossa vitória caseira sobre o Marítimo. De lá para cá ficou sempre de fora dos 18 eleitos de Pedro Martins.

foto rr.sapo.pt
O médio criativo termina contrato no final da época e parece que a sua ligação ao Rio Ave não será prolongada. De momento não tem contado para o treinador. Voltará nestes últimos 4 jogos para a qualificação europeia ou já teremos visto o derradeiro jogo do atleta com as nossas cores?

Futsal: dois jogos para conseguir uma vitória

Vai ser um final de campeonato mais apertado do que Paulo Morim e equipa esperariam.
A derrota da semana passada e a vitória ontem do São João frente ao Boavista vieram confirmar que precisamos de pontuar para não ficarmos dependentes de outros (neste caso do Gualtar).

Eis a classificação a duas jornadas do fim:
9º Leões Porto Salvo - 24
10º São João - 24
11º Rio Ave - 2312º Quinta Lombos - 21
13º Gualtar - 19
14º Boavista - 10

Ou seja, estamos 4 pontos acima da linha de água quando faltam dois jogos.

Alguém se lembra do Pablo Escobar?

Não podemos acreditar em tudo o que lemos, mas pode ser amnésia da minha parte...
"A novidade do dia no CT José de Melo foi a apresentação do lateral-esquerdo (que também joga como zagueiro) Pablo Felipe dos Santos, conhecido por Escobar, de 23 anos. O jogador carioca passou 10 anos na base do Flamengo (sub-15, sub-17 e sub-20). Chegou a ter uma rápida passagem pelo futebol português (Rio Ave) e voltou ao Brasil no meio do ano passado"

20.4.16

Kuka, vitória semanal e a maior subida na tabela

Kuka conseguiu pela 2ª vez em 8 presenças ser o jogador mais pontuado da jornada. Subiu assim 2 lugares e é 19º.



A tabela é liderada por Cássio com 928 pontos, mais 83 que Wakaso e mais 88 que Lionn. É caso para dizer que temos um quase-Rei, tal a vantagem do guardião. De facto Cássio tem tudo do seu lado para se tornar no 6º Rei do Ave diferente nas 7 vezes que este blogue promove a eleição do melhor jogador da época. O prémio será entregue no final da temporada em Maio e mais uma vez esperamos contar com a presença do vencedor.

Como nota final, Guedes que foi o melhor da jornada anterior foi o títular menos pontuado da jornada 30. 

Apenas a quarta vez sem marcar golos

clicar para aumentar

O que significa que está tudo igual entre os melhores marcadores.
Pelo lado dos golos sofridos, foi o 12º jogo sem deixar o adversário marcar. Vamos em 4 jogos seguidos sem sofrer, a melhor série da temporada.

Um firme lugar europeu

Empatar em Arouca deu-nos vantagem directa sobre os arouquenses, importante trunfo para as contas de final de época. O 7º lugar ficou temporariamente mais próximo de nós, mas ainda há 4 pontos de vantagem que nos deixam confortáveis.

135 mil euros só pela bancada nascente

De acordo com o Correio da Manhã, o Benfica vai jogar em superioridade numérica nas bancadas do Estádio dos Arcos depois de pagar 135 mil euros para garantir a compra de 5066 billhetes para a Bancada Nascente. O emblema da Luz tinha direito, por lei, a 'apenas' 1045 lugares num estádio com capacidade para um total de 9065 espectadores, mas o Rio Ave aceitou a proposta do Benfica para vender o total dos bilhetes na Bancada Nascente.

Del Valle a torcer lá na Turquia

O marcador do golo da vitória ao Benfica na época passada* diz que, na Turquia, não perde um jogo do Rio Ave e que torce pelo nosso Clube - confissões do nosso jogador (emprestado ao Kasimpasa) ao Paulo Vidal, que a Linear está a transmitir esta tarde.
Del Valle não arrisca um resultado para domingo, mas espera que o Rio Ave ganhe.
* 2-1. 26ª jornada. Golos de Ukra aos 73  e Del Valle aos 95 minutos, Ederson era o guarda redes do Rio Ave

Será verdade?

Num artigo publicado no jornal A Bola faz-se referência à receita do próximo jogo e no penúltimo parágrafo diz-se: "Nestes números não entraram os lugares reservados pelo Rio Ave para os seus associados. Cerca de duas mil cadeiras estão destinadas aos sócios do emblema da casa ...". 
(negrito nosso)


 
 










Certamente esta informação está errada.
Que se saiba o Rio Ave tem mais de dois mil sócios pagantes. 
Não é crível que os gerentes da SDUQ não tenham acautelado os lugares sentados dos associados do Rio Ave FC.

O 11 que não se repetiu

Wakaso por castigo ficou de fora do jogo com o Arouca e Pedro Martins não pôde repetir a equipa inicial que trazia na bagagem 3 vitórias seguidas. O empate foi demasiado escasso para o que se viu nesse jogo e a equipa exibiu-se a um excelente nível, sobretudo na segunda parte.
foto maisfutebol.iol.pt
Realce-se o facto de Guedes e Heldon terem sido substítuidos nos últimos 4 jogos. 

Bom indício

3 vitórias seguidas é a nossa melhor série de resultados e aconteceu duas vezes. Dessas duas vezes, a série foi interrompida por um empate. E na primeira série, ao empate, seguiu-se uma vitória. Há que acreditar, não?


A honra da donzela

Nas duas últimas semanas anda toda a gente preocupada com a honra da donzela rioavista. Ninguém lhe aprecia o vestido amarelo.
foto gardnermuseum.org
Desta vez vestiram-no Roderick e Novais e se os de antes deixaram de se queixar, agora outros são que lhe colocam defeitos. Cá pra mim, quem desdenha quer comprar...

Falando no que realmente interessa, 5 amarelos para Roderick e Novais, não jogam contra o Benfica. À bica de suspensão estão Marcelo e Guedes que têm 4 cada um. Se virem um no próximo domingo e falharem o jogo com o Tondela, será que o Porto que é o adversário que se seguirá também se virá queixar?

Juniores: ainda a vitória em Paços de Ferreira

Pedro Cunha fez alinhar:

Carlos Alves,
Óscar, Rúben Pereira, Filipe Almeida e Tiago André;
Bruno Pacheco, Vitó (Ruben Gonçalves 90') e Pedro Graça (André Sena aos 37');
Pedro Matos,  Jaime (Diogo Almeida 93') e Manuel Namora.
Notas:
- Sem Tiago Letras, castigado, Rúben Pereira  voltou ao onze (sexto jogo do central, quarto a titular);
- Óscar também voltou a ser titular, no lugar que tem sido de Virgílio, ele que já não estava no onze há uns dois meses;
- Nos suplentes, destaque para a chamada de Ruben Gonçalves, que não jogava desde a 2ª jornada;
- Namora voltou a marcar, pelo quarto jogo seguido.

19.4.16

Artur Soares Dias para apitar domingo

Bem escolhido!

Jogo com o Benfica vale 150 mil euros.

Acredito que o Presidente ASC seria o primeiro a dispensar esse dinheiro, se significasse a vitória do Rio Ave.
Como tal não é possível, vamos garantir a verba e no relvado um resultado positivo.



Um (grande) elogio para O Jogo

É uma situação tão insólita que merece não passar despercebida: os jornais desportivos dão sempre alguma atenção ao campeonato de juniores, trazendo resumos dos jogos, sobretudo, do FC Porto, Sporting e Benfica.
O Jogo deste domingo trazia uma página sobre o Paços de Ferreira - Rio Ave (o jogo dos líderes...) e quase nada sobre os outros!
Nunca visto!

Que grande Kukada!

Kuka esmagou a concorrência nesta jornada.
47 pontos para o avançado-que-também-é-médio e 40 para Edimar, o segundo.
Seguem-se Tarantini (39), Cássio, Pedro Moreira e Roderick (36)
O titular menos pontuado foi Guedes (com 29), menos do que os 35 de Kayembe e os mesmos de Postiga.
(Guedes passa de rei a peão em duas jornadas...)

18.4.16

Um a um contra o Arouca

Cássio: 3, segurissimo.
Lionn: 3, em bom plano, mas a não direccionar tão bem os cruzamentos.
Marcelo: 3, muito bem, seguro e a não facilitar.
Roderick: 3, esteve sem mácula para lá do amarelo.
Edimar: 4, excelente forma, empolgante a forma como se exibiu.
João Novais: 2. Claramente não rotinado com os colegas.
Pedro Moreira: 3, bem melhor que nos jogos anteriores.
Tarantini: 3, também melhor que nos jogos anteriores, mais interventivo e muito esclarecido.
Heldon: 3, Não está ainda completamente solto, mas começa a mostrar-se mais e acredito que vá em crescendo até ao final da temporada.
Guedes: 2, não foi a sua tarde. Guedes parece que convive mal com os nossos elogios...
Kuka: 4, um diabrete verde e branco que muita dor de cabeça deu aos adversários. A 10 foi uma boa surpresa, vamos ver se confirma futuramente.
Kayembe: 2, foi pouco objectivo a finalizar o que é pena, porque veio ajudar a encostar o Arouca bem atrás.
Postiga: 1, aquele lance isolado...
Yazalde: 1, pouco tempo em jogo.

Bancada descoberta esgotada?

É o que se deduz desta notícia: "Segundo escreve o diário A Bola esta segunda-feira, os ingressos a 15 euros para a bancada nascente (descoberta) do Estádio dos Arcos, onde vão ficar instalados a grande maioria dos adeptos do Benfica, já estão esgotados quando falta uma semana para o jogo".
É que  "o clube da Luz optou por mandar 'reservar' toda a bancada nascente do estádio dos vilacondenses".

Vai ser uma semana em cheio...

Agora é Bruno Carvalho preocupado com o Rio Ave.
"O Rio Ave vai jogar desfalcado contra o Benfica (como tem sido apanágio das equipas que vão defrontar o Benfica) devido a dois jogadores terem visto o amarelo. O Rio Ave discute com o Arouca o último acesso à Liga Europa e isso envolve muitos milhões. Este deve ser um tónico mais que suficiente para querer pontuar em todos os jogos que faltam (para qualquer uma das duas equipas)",

Não há engano?



(do site da Liga)

17.4.16

Um-a-um frente ao Arouca: a surpresa estava à Kuka...

Cássio: 3 (pouco trabalho, mas uma grande defesa)
Lionn: 4 (muito dinâmico, como tem sido habitual nos últimos jogos)
Marcelo: 3 (imbatível)
Roderick: 3 (não deixou que o cartão amarelo, muito cedo, o intimidasse)
Edimar: 4 (outra vez dos melhores em campo; está num momento de forma notável)
João Novais: 2 (não é Wakaso nem tem de ser. Mas não fez a diferença).
Pedro Moreira: 3 (o mais lutador do onze; ainda apareceu no ataque uma ou outra vez)
Tarantini: 4 (as mudanças na segunda parte têm o seu rosto. Esteve em grande nível)
Heldon; 3 (continuamos à espera do grande Heldon; ontem mostrou-se em dois ou três lances individuais)
Guedes: 2 (falhou as poucas ocasiões que teve e quando assim é...)
Kuka: 4 (o melhor em campo; que grande jogo a '10', muito melhor do que a extremo)
Kayembe: 3 (ajudou)
Postiga: 1 (falhou um golo frente ao guarda-redes)
Yazalde: 1 (sem tempo para mais)

E agora Farinha?

"Rio Ave perde dois jogadores para o jogo com o Benfica"
"Estratégia para favorecer" quem?
O FC Porto? O Benfica? O Tondela?
Sinceramente há coisas que não se percebem.

(Por falar em coisas que não se entendem...)

Futsal: garantir a manutenção a todo o custo

Derrota em Vila do Conde por 6-3 com um adversário que está abaixo na classificação é mau.
O play off é miragem.
Resta garantir a manutenção é a prioridade.
Faltam dois jogos.

Apoio!

É verdade que o número de adeptos e de sócios não tem acompanhado estas épocas históricas que o Rio Ave vem fazendo, mas o que falta em quantidade sobra em qualidade.
(foto: Paulo Vidal)

Tirando os três 'grandes', qual é a equipa que mete meio milhar de adeptos em Arouca às quatro da tarde de sábado?

A (grande) diferença entre o Rio Ave e o Arouca

Não quero tirar mérito a uma eventual classificação europeia do Arouca, até porque, aconteça o que acontecer, esta será a sua melhor época de sempre (Lito Vidigal é um dos melhores treinadores portugueses da atualidade - lembram-se quando ASC o tentou contratar, antes de Nuno?).
Mas o jogo de ontem mostrou duas equipas com perfis muito diferentes.
O Arouca, ainda por cima em casa, a tentar garantir o empate e o Rio Ave a dominar, com muito mais oportunidades, em cima do adversário, fazendo uma segunda parte quase sufocante.
Duas equipas com ambições diferentes, com jogadores diferentes, com ambições diferentes.
Uma coisa temos de reconhecer neste Rio Ave, mesmo quando joga menos bem (ou mesmo mal...): pontinho é coisa que não existe.
Ontem eram 3, se o futebol tivesse lógica.
Foto Lusa/Estrela Silva

Uma nota mais: Kuka, a '10', foi uma revelação. Para mim, passou de uma exibição pouco mais do que sofrível até à mudança, para o melhor em campo!  Muito bom. Espero que Pedro Martins volte a utilizá-lo nesta posição em próximos jogos. Por mim, já contra o Benfica, mas admito que possa estar a ser muito ousado.

Juniores afirmam-se

À vista! à vista!
Não há qualquer dúvida que esta equipa de juniores  está a fazer o melhor campeonato de sempre na história do clube.
Independentemente do que vier a acontecer, o que já fizeram faz parte das melhores páginas do clube.
Neste momento são já a equipa revelação do campeonato.
O que era um sonho, está perto de se tornar realidade.

16.4.16

Positivo e Negativo contra o Arouca

Positivo
Belo jogo. Equipa em forma, determinada, unida e a praticar bom futebol.


Kuka. Mesmo perdendo pelo menos duas ocasiões de golo, o nosso 10 encheu o campo, desequilibrou a equipa adversária e mesmo quando recuou para médio ofensivo continuou a dar agua pela barba aos arouquenses.


Os rioavistas que foram a Arouca. Eu que vi o jogo à Inácio só me apercebia do apoio dos rioavistas e raramente de manifestações dos da casa. Seria da posição das cameras e microfones, mas o que ouvi é digno de elogio.


Negativo
O amarelo a Roderick. Algo forçado e a deixa-lo de fora contra o Benfica. Feita a Farinha, cozeu-se pão.


Lito Vidigal. Ter reconhecido a superioridade do Rio Ave na flash interview só lhe teria ficado bem.

Jogador a jogador com o Arouca

Muita pressão sobre o adversário, mais ataque, mais perigo, merecia a vitória.
Num jogo entre duas boas equipas o Rio Ave superiorizou-se claramente na segunda parte.
Nota negativa para o relvado.
Cássio: 3. Pouco trabalho, mas o que fez foi bom.
Lionn, Marcelo, Roderick e Edimar: 3. Raramente se viram os atacantes contrários. Muito mérito dos defesas do Rio Ave.
Tarantini e Pedro Moreira: 4. Foram eles que obrigaram o adversário a ter de fazer um jogo direto. Não deram qualquer espaço ao meio campo contrário.
João Novais: 3. Fez esquecer a ausência de Wakaso. Bem na maior parte do tempo.
Heldon: 3. Lutou, combateu e tentou crias desequilíbrios pela sua ala. Ganhou mais lances do que perdeu.
Guedes: 3. Penalizado por não ter concretizado. Teve uma excelente oportunidade, mas falhou o remate.
Kuca: 5. A figura do jogo, quer a extremo, quer a 10. Força, raça, bom futebol. O melhor em campo.
Kayambé: 3. Ao nível de Heldon que substituiu.
Helder Postiga: 4. Pouco tempo em jogo, mas mesmo assim teve uma excelente oportunidade que só não deu golo por causa da excelente defesa do guarda-redes.
Yazalde: 2. Entrou mesmo no final do jogo, daí ser penalizado na pontuação.

Juniores vencem em Paços de Ferreira

1-0. Golo de Namora.
Liderança isolada mais uma jornada.
FC Porto e Benfica perderam.

30j - Arouca: O empate é curto para um jogo tão bom.

Trazer apenas um empate de Arouca não se adequa nada ao que foi o nosso jogo. Merecíamos claramente a vitória, fomos sempre melhores, na primeira e depois ainda mais na segunda parte. Ocasiões de golo não faltaram, foi Kuka, foi Guedes, foi Pedro Moreira, mais Kuka, Postiga e Kayembé. Aquele que foi provavelmente o melhor jogo da temporada deixou assim infelizmente um amargo de boca.
O meio-campo sem Wakaso esteve muito bem, manteve a coesão e a tranquilidade que o ganês transmite. Houve mais futebol directo na primeira parte, mas na segunda parte fomos mais ligados, sempre muito fortes no desarme e muito competentes a sair para o ataque. Hoje só nos faltou mesmo a eficácia para ser uma tarde perfeita. Consola-nos um pouco ter saído do jogo em vantagem no confronto directo com o Arouca.

Grande segunda parte não evita empate a zero. O quinto lugar é nosso

O Rio Ave fez o suficiente para ganhar o jogo mas a bola não entrou.
Grande segunda parte com domínio completo por parte da nossa equipa.
Só o Rio Ave quis e fez para ganhar.
Kuka a '10' foi uma revelação.
O empate deixa o nosso Clube em vantagem sobre o Arouca.
(Manuel Mota não quis assinalar grande penalidade a nosso favor na primeira parte)

Zero a zero em Arouca ao intervalo

Rio Ave com sinal mais.
Penalti claro contra o Arouca aos sete minutos que o árbitro não assinalou.
Cássio fez uma boa defesa.  Rio Ave com alguns lances de golo.

É já daqui a pouco: 4ª vitória, pf


Confirma-se: o Benfica está com medo do Rio Ave!

Agora, depois do que Álvaro Magalhães diz, já não há duvidas!

(Curioso: acredito que o Benfica esteja com mais receio do Rio Ave do que o Rio Ave do Benfica...)

4ª lugar?

Bem Pedro Martins, ontem na conferência de imprensa de antecipação do jogo de logo: «Faltam cinco finais e vamos trabalhar para isso. Portanto, o nosso foco está centrado no Arouca e depois ver-se-á. Neste momento, não faz sentido para nós sonhar com o quarto lugar, até porque nem dependemos de nós»

E como é a nossa vida logo?

Só há uma opção: Arouca! (16h15)
Ir a Arouca apoiar a equipa nesta final antecipada.
O quê, vai ficar em casa ou no café a ver o jogo (Sporttv)?
Então aproveite e ligue a net para acompanhar o Paços de Ferreira - Rio Ave, em juniores (16h), a partir do site do Paços. (ligação: https://mycujoo.tv/ch/184), jogo entre primeiros classificados.


15.4.16

Diálogos imaginários 118

- mais vale apanhar um amarelo...
(foto: Agostinho Santos/Facebook Rio Ave FC)
- ... do que ser lesionado por estes gajos [em ganês...]

Fazer farinha?

O jornalista Nuno Farinha do Record, escreveu isto hoje no seu blogue:
"O Rio Ave vencia tranquilamente o V. Guimarães quando a meio da 2.ª parte dois jogadores da equipa de Pedro Martins viram cartão amarelo. O primeiro foi Wakaso, ao minuto 60. O segundo foi Ukra, aos 67. Hugo Miguel, o árbitro, não podia fazer outra coisa. Wakaso, com o jogo interrompido, agarrou na bola e pontapeou-a para longe. Ukra, em duelo com um defesa vimaranense, a uns bons 60 metros (!) da sua baliza derrubou o adversário junto à linha lateral (!), num lance sem qualquer perigo. Os dois jogadores "pediram" o cartão. Estavam em risco de exclusão e ficam, assim, suspensos. Conclusão: não podem defrontar na próxima jornada o Arouca, com quem lutam directamente pelo 5º lugar e respetiva vaga europeia, mas "limpam" os amarelos e estão garantidos para a receção ao Benfica. Um critério estranho, mas respeitável."
Duas notas:
- não acredito nessa versão porque escrevi exatamente o oposto (que Pedro Martins queria que Wakaso alinhasse frente ao Arouca);
- Por muito que Nuno Farinha não queira, a sua argumentação pelo menos coincide com a do benfiquista preocupado. O Benfica preocupado com Wakaso e Ukra jogarem. Vou parar de rir daqui a meia hora!

8 autocarros confirmados para Arouca

Apoio não vai faltar

Ronan e Vilas Boas de volta aos convocados

Saem Wakaso e Ukra, amarelados.
De resto tudo na mesma.
O Rio Ave na máxima força para Arouca

O que foste fazer, Wakaso?

Durante o jogo de segunda, Pedro Martins, pelo menos uma vez, pediu calma e inteligência a Wakaso, para evitar o amarelo.
O cartão acabou por surgir (num lance pateta) e o jogador vai estar fora da final de Arouca.
Pedro Martins deve ter ficado muito descontente - seria preferivel cumprir o jogo, ja que o cartão seria mas ou menos inevitável, frente ao Benfica, por exemplo.
A principal razão é que não há outro jogador no plantel com as características de Wakaso.
Outra é que o míster estava a apostar tudo neste meio campo de consolidação.
Não é um meio campo que dê futebol vistoso, mas está a dar resultados.
E agora, sem Wakaso?
Duas opções:
- ou Pedro Martins desfaz a lógica de contenção e mete Bressan;
- ou chama João Novais para o lugar de Pedro Moreira e recusa Pedro Moreira para o lugar de Wakaso. (eu acho que o mister vai por esta...).




14.4.16

Guedes leva tudo à frente!

foto: record.pt
Melhor marcador e mais pontuado da semana, como já vimos, Guedes é também o jogador que mais vezes foi o mais pontuado da semana, 5, deixando para trás um quarteto com 4 vitórias semanais. 

Mesmo vencendo em duas jornadas consecutivas, Guedes ainda não conseguiu reentrar no grupo dos 11 com mais pontos de onde saiu na jornada 20. O avançado é 12º a uma distância de 11 pontos de Heldon. Entre esses 11 melhores destaque-se a vantagem de mais de 100 pontos que Lionn, o 3º, tem sobre o 4º, Tarantini. E com tamanha vantagem, parece que temos o pódio encontrado. Wakaso, que é 2º, vai falhar o próximo jogo e se nada de extraordinário acontecer, verá Cássio esticar ainda mais a sua liderança. O veterano guarda-redes parece ter tudo a seu favor para ser coroado o Rei do Ave de 2015/2016.

O conforto de ver as coisas de cima

ou seja, Olá Velha Europa!

Temos uma vantagem de 6 pontos para quem procura entrar nos lugares de acesso à Liga Europa. Nunca estivemos tão folgados!

Como não houve desespero quando estivemos fora deles, convirá não embarcar em euforias agora que a maré está a nosso favor.

4 valem metade

Sim, 4 jogadores marcaram metade dos nossos 40 golos. Guedes, que voltou a facturar, chegou aos 7 golos e aumentou para 2 a vantagem sobre Bressan. Já Heldon igualou os 4 golos de Yazalde. 7 e 5 são 12, mais 8 faz 20. Os outros 20 dividem-se por 12 jogadores, todos com 3 golos ou menos. E por falar em 20, há 20 golos marcados na primeira parte e outros 20 na segunda.

Algo que continuo a destacar é o número de golos marcados de cabeça:15. De falta de cabeça não nos podemos queixar.

Entre marcados e sofridos o saldo é agora positivo em 2 golos.

A repetição

Só uma vez tinha sido repetida uma equipa inicial e tal aconteceu já na 2ª volta. A equipa que foi empatar a Alvalade foi a mesma que depois recebeu e empatou com o Paços. Nesses 2 jogos das jornadas 21 e 22 até os suplentes usados foram os mesmos, entraram pela mesma ordem, apenas os substituídos foram diferentes.

Agora contra o Guimarães Pedro Martins voltou a repetir o onze da jornada anterior e voltou a ganhar. Como já vimos antes, já não vai poder repetir o 11 inicial em Arouca fruto do castigo pelo 12º cartão amarelo visto por Wakaso. Será Pedro Moreira o trinco da jornada 30, voltando Bressan ao 11? Seja o meio-campo que for sem Wakaso, mantendo a defesa e o ataque, Pedro Martins terá sempre um 11 inicial inédito nesta Liga.

A segunda

Contra o Guimarães conseguimos a nossa segunda vitória por 2-0. Em casa foi no entanto a primeira vez que vencemos por tal resultado. Das 9 vitórias caseiras, seis foram por 1-0, uma por 3-1, outra por 2-1 e agora marcamos pela primeira vez 2 ou mais golos sem sofrer nenhum.

Foi ainda o 3ª jogo seguido sem sofrer golos um total de 11 encontros em que deixámos os adversários a zero.

Até esta jornada já conseguimos somar pontos contra todos os adversários que já defrontámos por duas vezes nesta Liga. Por outro lado depois da vitória da jornada anterior contra o Moreirense, podemos também dizer que marcámos golos a todos os nossos adversários.

O amarelo que Wakaso não devia ter visto

É uma baixa confirmada e importante para o jogo com o Arouca. Wakaso soma agora 12 amarelos e fecha a 3ª série de cartões amarelos que o obrigam a cumprir um jogo de castigo. 
foto:zerozero.pt
Mas não só ele vai ficar de fora por castigo, Ukra também viu amarelo e chegou ao quinto cartão. Ukra, porém, tem vindo a perder espaço na equipa inicial do Rio Ave e só foi titular em 5 dos 12 jogos da 2ª volta, somando mais 2 utilizações como suplente utilizado.

O substituto de Manuel Barbosa já se prepara

Julgo saber que Gualter Pires, do gabinete de formação, será o substituto de Manuel Barbosa, no departamento de futebol profissional.
Gualter já começou a acompanhar  dia-a-dia da equipa principal e, depois de ter estado em Moreira de Cónegos, já acompanhou mais de perto o jogo desta segunda-feira
Uma transição bem feita, esta.