29.11.06

Sábado vou votar

Não concordo com a política de secretismo (afastamento) da actual direcção em relação aos sócios (o que diz e o que pensa o nosso presidente? O site na net serve também para isso) e discordo de várias das suas opções relativamente ao plantel principal - a começar pela contratação de António Sousa, sua tardia saída, sua pobre substituição, contratações para esta época e...

Mas sábado lá estarei a votar. É importante que o clube não caia num vazio e que haja quem esteja disponível para o continuar a liderar.

PS - Fernando Pedro Ramos Soares é vogal da Direcção (um dos três vogais) do Departamento de Coordenação e Projectos

28.11.06

Rio Ave vence mas não convence...

«O Auditório ‘Manuel Quaresma’, na Sede da FPF, acolheu, terça-feira, o sorteio da quarta eliminatória da Taça de Portugal. Os jogos estão agendados para o próximo dia 7 de Janeiro.
Aqui fica o quadro completo de jogos:
Clube Isento: Rio Ave FC»

Sábado há eleições, mas

O que é que diz a página do Clube sobre as eleições?
Nada (a não ser esta pequena notícia)
Qual é a lista de Paulo de Carvalho?
Não está disponível.
Qual a motivação do recandidato?
Não a conheço.
Envolver os sócios e motivá-los?
Para quê?


PS - Pedro Soares, o ex-putativo candidato, faz parte da lista num lugar discreto (projectos especiais?). É melhor assim, não há riscos de desistências...

27.11.06

Vitória

Não é ser desmancha-prazeres, mas ganhar um jogo fora em 11 jornadas é alguma coisa de especial?

Sabem quantas equipas até esta jornada não tinham ganho um jogo fora? Cinco? Duas? Uma! O Rio Ave!

Ganhámos e ganhámos bem. Podemos, até, e pela primeira vez, conseguir duas vitórias seguidas. Isso já é alguma coisa. Sobretudo porque o adversário de domingo se chama Vitória de Guimarães.

26.11.06

3 golos, 3 pontos

Mesmo continuando a achar que Eusébio não é o treinador certo para o Rio Ave, ninguém mais do que eu está satisfeito por ver que ganhámos em Portimão!

Eusébio estava debaixo de fogo, Keita também estava mas ambos responderam à altura, o primeiro porque hoje é um treinador vitorioso, o segundo porque marcou dois golos.

Não me importo de engolir tudo o que já disse (e mantenho sobre o treinador) desde que isso signifique vitórias em todos os jogos (ou quase todos).

Força Rio Ave! Venha o Vitória!

25.11.06

Royal Flush

Em póquer é a sequência de 10, valete, dama, rei e ás do mesmo naipe. Nenhuma outra combinação bate estas 5 cartas. Em futebol, seriam 5 vitórias consecutivas.

Se dividirmos as 10 jornadas já disputadas em duas sequências de 5, encontramos no início de cada uma delas o mesmo resultado, empate: 1ª jornada 0-0 com Varzim em casa, 6ª jornada 3-3 com Santa Clara nos Açores.

Mantendo-se a tendência, empatamos amanhã em Portimão.

Só por curiosidade, as sequências são:
1ª à 5ª jornada:
E D V E V

6ª à 10ª jornada:
E D D V E

Agostinho sempre fora dos 18

É denominador comum nas primeiras 10 jornadas do campeonato: Agostinho nunca jogou, nem sequer se sentou no banco.

O jogador que já pertenceu a clubes como Real Madrid ou Paris Saint Germain não conseguiu encontrar um lugar no onze do Rio Ave em uma época e um terço.

Na época passada jogou em 11 encontros, totalizou 318 minutos, foi titular duas vezes, mas nunca completou os 90 minutos e foi suplente utilizado 9 vezes. 1 golo marcado, 2 amarelos.

Este ano Agostinho não parece entrar nas contas de João Eusébio. Fábio Coentrão tem-se destacado na mesma posição (leva já 5 nomeações de Melhor em Campo deste blogue) e não parece ter no mais experiente esquerdino concorrência à altura.

Com a chegada de abertura de mercado em Dezembro, talvez não fosse má ideia deixar Agostinho procurar novo clube. Como parece carta fora do baralho, as finanças do Rio Ave agradeciam.

24.11.06

Paulo de Carvalho recandidata-se

e repete a actual equipa directiva.

22.11.06

Eis a nossa vida em 10 jornadas:

quatro empates
tres vitórias
tres derrotas

casa: um empate, três vitórias e uma derrota; fora: duas derrotas e três empates

É muito pouco para uma equipa que quer - e deve - estar nos lugares de cima.

Ficarmos com Eusébio até ao fim da vida

Caro Gil.
A propósito de uma pergunta que aqui fiz («Será verdade que, por causa das dívidas,
estamos proibidos de inscrever não só novos jogadores mas também novo treinador?
»), fica um esclarecimento: «Não serão registados novos contratos ou renovados os existentes dos jogadores, treinadores, médicos, massagistas e demais agentes desportivos que tenham dívidas para com a Liga, resultantes de sanções de natureza disciplinar» (regulamento das competições profissionais 2006/2007).

Ou seja, só nestas circunstâncias é que isto pode acontecer. Nas esmagadora maioria dos outros casos, só a inscrição de novos jogadores é que está impedida.

19.11.06

10ª j - Trofense - Jogo emotivo

Vim da Trofa consolado com uma segunda parte que mais parecia de um jogo de futebol inglês! Perigo nas duas áreas, ocasiões de golo, emoção, empenho dos jogadores, vontade de ganhar! Muito boa a segunda parte em contraste com a primeira bem mais apagada e onde o Rio Ave parecia condenado a nem sequer pontuar, tão encolhido que estava perante o Trofense.

A expulsão de A. Vilas Boas (André não tem lugar no Rio Ave... podemos re-emprestá-lo ao Porto, em Vila do Conde não acrescenta muito à equipa) fez-me temer pelo pior, em campo parecia toda gente demasiado nervosa (até Niquinha viu um amarelo por protestos). Mas com a expulsão de um jogador do Trofense as coisas equilibraram-se e Eusébio teve a audaz atitude de mudar de táctica passando a jogar só com 3 atrás. Daí para a frente foi o Rio Ave a equipa melhor. Gostei de ver. Boa movimentação, controlo do jogo, mas má finalização. O Trofense tem uma equipa muito certinha e equilibrada e proporcionou até final, já com 9 para cada lado, um encontro emotivo, bem jogado e que ninguém mereceu perder, mas onde qualquer um podia ter ganho.

Com este empate, Eusébio não conseguiu somar nem 6 pontos (eu até queria 7...) nos 3 jogos que estabeleci como llimite para ainda tolerar que fique como técnico principal. Agora peço-lhe: Eusébio, demita-se!

10ª j - Trofense - Notas

Milhazes fez uma segunda parte brilhante ao não perder uma jogada na defesa e a apoiar o ataque como há muito já não o via fazer. Merece o destaque de o Melhor em Campo.

Outros destaques: Evandro quando ficámos a jogar com dez passou a ter um papel determinante. Não foi o avançado acutilante e perigoso de um saudoso passado, mas esteve em todo o lado onde era preciso preencher espaços e dificultar o jogo ao adversário. Gostei muito de o ver jogar tanto em prol da equipa. Muito bem!
Delson foi outro elemento de grande utilidade. Também não foi propriamente brilhante, mas correu sempre do início ao fim e nunca perdeu o sentido do que queria fazer.

O treinador: 3. No dia em que peço a Eusébio para se demitir do cargo de treinador principal, vou também fazer-lhe o melhor elogio que me lembro. A primeira parte foi quase toda para esquecer. A expulsão, mau futebol, uma equipa encolhida e sem soluções para contrariar o Trofense. Mas um futebol e uma equipa diferente para muito, muito melhor quando um jogador do Trofense foi expulso também. Eusébio foi audaz quando colocou apenas 3 homens na defesa (Danielson, o pouco mais que sofrível António e Milhazes) e deslocou Niquinha para o meio-campo. Com esta configuração ganhou claramente controlo do jogo e o Trofense apenas conseguia criar perigo em contra-ataque. E o nosso domínio acentuou-se, sem que no entanto fôssemos capazes de marcar um golo. E oportunidades não falharam.

Mas o prazo que lhe tinha concedido esgotou-se sem os pontos que eu pedira. E por isso peço a Eusébio que coloque o lugar à disposição da Direcção. Se esta aceita ou não, é outra questão. Esta foi das melhores tardes do Rio Ave com Eusébio à frente da equipa. Mas foi muito pouco e de novo deixámos escapar a possibilidade de encurtar a distância para os da frente. Com tanto empate, vencer na Trofa teria sido muito importante...

18.11.06

O que quer dizer isto?

Excerto de entrevista a João Eusébio publicada ontem no site oficial do Rio Ave:

"(...) - A luta pela subida de divisão ainda está ao alcance do Rio Ave?
- O objectivo do Rio Ave é vencer jogo-a-jogo, com uma finalidade principal que passa pela vertente desportiva e pela manutenção. Depois há outras finalidades como a subida de divisão e a formação de jogadores. Vamos por etapas. (...)"
(destaque meu).

Vale a pena ter muitas esperanças?

17.11.06

Fim da linha na Trofa

Eusébio viu o Rio Ave vencer nos Açores para a Taça e tem de fazer com que a equipa vença de novo para Trofa.

Conto estar presente, não para lhe começar a pedir que se demita, mas para incentivar a equipa a manter os que estão acima na tabela sob pressão.

Espero que os bilhetes sejam acessíveis...

6.11.06

9 - Estoril - vitória justa

O Rio Ave não jogou bem, mas foi melhor do que o Estoril - o Rio Ave jogou como com o Leixões, mas teve mais sorte (ou não tanto azar?) e um adversário menos aguerrido (dos cinco jogos que vi em casa, o Rio Ave é a melhor equipa!).

Não há muito mais a dizer - a não ser que se percebeu alguma determinação em alguns jogadores e que outros parecem estar a subir de rendimento. Mas Eusébio está a revelar-se um enorme teimoso: insiste em Keita e Chidi (Chidi está a surpreender-me, está a conseguir jogar menos do que na época passada e eu pensava que isso não era possível...) e assim não vamos lá. Aliás, os 10 minutos em que Gama esteve em campo mostraram como o treinador está errado. Agostinho seria outro exemplo. Mas enfim...

Assim sendo:
melhor em campo: Delson (marcou e esteve sempre muito bem)
Outros destaques: Fábio (mas falta-lhe rematar à baliza e arriscar na área), Niquinha, Gama e Mora;
Eusébio: 1

Não digo mais nada; Viva o Rio Ave!

5.11.06

9ª j - Estoril - De repente estamos a 4 pontos dos lugares de subida.

Uma vitória e de repente ficamos de novo iludidos com os lugares de subida. Só 4 pontos nos separam do 2º lugar, o que demonstra mais uma vez quão equilibrada é esta Liga de Honra e quão importante é aproveitar todos os pontos.

Durante a partida desta tarde, o JPMeneses comentava comigo que dos jogos que vimos esta época, os jogos em casa, não houve uma única equipa que tivesse demonstrado ser superior ao Rio Ave, bem pelo contrário. Os 5 pontos que já desperdiçamos em casa colocavam-nos no segundo lugar isolados.

O que tem falhado então? Muito claramente tem faltado capacidade concretizadora. Essa tem sido a nossa maior dificuldade e consequentemente, essa deficiência em termos de jogo tem provocado uma intranquilidade desnecessária na equipa. Foi mais uma vez essa a impressão que fiquei do jogo de hoje. Só pelo facto de não termos marcado mais um ou até dois golos ao Estoril deixou a equipa sempre com a sensação de que o adversário podia, num golpe de sorte, marcar. Os canarinhos foram um adversário macio, demasiado até, mas não soubemos aproveitar.

Eu não vou dizer nada de novo, mas quando se marcarem os golos que devíamos marcar, vamos obviamente subir na tabela classificativa e mesmo nos jogos fora, os adversários serão mais cautelosos. Não me parece é que com este onze inicial se conquiste esse respeito. Eusébio tem de experimentar outras soluções, tem de dar oportunidades reais a Samson, a Pires, a Agostinho para só falar na linha avançada. O que é que Chidi tem mostrado desde que chegou ao Rio Ave que justifique uma aposta tão prolongada na equipa titular? Porque razão é o treinador tão adverso a substituições ao ponto de nem nos jogos em que perdemos não experimentar os jogadores do banco para mudar o rumo dos jogos? Não confia nos jogadores? Não lhes reconhece qualidade? Então é melhor em Janeiro deixá-los sair a todos, ou à maior parte deles e emagrecer a folha salarial.

Mas lá está: de repente olhamos para cima e a subida de divisão está a duas vitórias de distância. É urgente capitalizar a vitória de hoje com confiança para o encontro de dia 19 na Trofa e voltar a ganhar, conquistar os primeiros 3 pontos fora de Vila do Conde. Não podemos voltar a adormecer. O prazo que concedi a Eusébio acaba na Trofa. Espero que ele saiba motivar os atletas...

Não gostava de ir ao estádio até ao fim da época apenas para apreciar aquele magnifico relvado que temos e que mais uma vez hoje mostrou que a equipa que trata dele é muito melhor do que a que o pisa para jogar futebol.

9ª j - Estoril - Notas

Recorrente e repetitivo: Fábio Coentrão o melhor em campo. É um prazer ver tão imberbe jogador em campo. Fábio tem tudo para ser um atleta de eleição. Com grande pena minha, acho que vai ter de sair do Rio Ave para aproveitar todo o potencial que demonstra. Para já podia começar por demonstrar maior aptidão pelo remate à baliza, sobretudo quando os colegas encarregues de fazer golos não demonstram capacidade para aproveitar os desequilibrios que ele provoca.

Outros destaques: Delson marcou o golo da vitória e foi o melhor do nosso meio-campo. Gama! Como é bom ver Gama jogar! A idade pesa, mas mesmo no pouco tempo que jogou hoje, fez-me recordar algumas excelentes tardes que nos foi proporcionando ao longo de mais de uma década! Gama entrou e desequilibrou com as suas típicas jogadas na linha de fundo. Não mereceria mais oportunidades?

O treinador: 2. O adversário foi demasiado doce perante um Rio Ave que claramente não está bem. Eusébio podia ter aproveitado o jogo em casa para testar outras soluções no onze inicial. As mudanças foram mínimas, e em termos de jogo não vi melhorias que me deixem tranquilo para o futuro. Conseguimos vencer, mas não fiquei convencido.

3.11.06

Será verdade que, por causa das dívidas,

estamos proibidos de inscrever não só novos jogadores mas também novo treinador? Nesse caso, Eusébio não só não tem substituto como ficará até ao fim da época.

Se é verdade, aceito e mudarei a minha posição. Mas, reforço o que diz o Gil, gostaria que a Direcção nos esclarecesse!

O silêncio da Direcção

quer dizer o quê?

- que tem gostado dos resultados e do futebol praticado?

- que João Eusébio está seguro no comando da equipa no matter what?

- que o silêncio é a melhor política até as águas acalmarem?

- que tem mais o que fazer do que responder às dúvidas dos adeptos sobre a qualidade dos resultados?

- que nem eles sabem o que dizer?

- que o chicote vai estalar nas costas de João Eusébio se não ganharmos ao Estoril?

- ...


Este silêncio parece-me demasiado ruidoso e incomoda-me.

1.11.06

Se é verdade que os jogadores receberam Setembro antes do jogo com o Leixões...

... mais valia não terem recebido!