A opinião de Fernando Soares sobre a formação do Rio Ave

(recebido a 10/2/2012)

A propósito do vosso artigo sobre

Os jogadores de Vila do Conde na formação 


Na sequência da entrevista dada à Rádio Linear por Luis Filipe Silva, treinador dos iniciados. Este é um dos que possui o perfil indicado para técnico de formação.

Ser treinador de futebol de Formação é um papel que exige um profundo saber e entendimento de duas realidades bastante especificas, a 1ª é o próprio futebol de formação e a 2ª são as crianças e os jovens jogadores, com os quais se contacta diariamente. É neste sentido que no Rio Ave é urgente a necessidade de identificar as características de excelência e competências que um treinador de Formação deve possuir e dominar.

Com o investimento da direcção na melhoria das infraestruturas não haverá mais a possibilidade de se afirmar que esta ou aquela fornada de jogadores não tem qualidade.

A formação de um Treinador não passa só pelo Curso de Treinador de Futebol, esse será apenas um início de uma longa e crescente carreira de aprendizagens e experiências. A formação contínua é uma obrigação a ter em conta. A auto-actualização deve ser um conceito presente na mentalidade de todos.

O Treinador de Formação para ser considerado de excelência deve apresentar as seguintes caracteristicas:
- Ter conhecimento do Jogo (tenha sido ou não praticante);
- Definição de Objectivos (mais do que resultados deve procurar Formar jogadores);
- Capacidade critica;
- Inteligência;
- Liderança;
- Carácter;
- Capacidade de Comunicação;
- Motivação (a sua e dos jogadores);
- Sensibilidade;
- Disciplina;
- Respeito;
O Treinador de Formação tem necessariamente que ter como objectivos principais a formação desportiva e a formação social e humana dos seus jogadores.

Haja vontade de mudança e certamente teremos um Rio Ave cada vez mais forte e que a longo prazo serão certamente colhidos os dividendos do investimento. A mudança na estrutura técnica e directiva no Departamento de Formação do Rio Ave no inicio de novo mandato do Presidente António Silva Campos foi benéfica mas insuficiente por lá terem ficado uns resquicios ou por outras palavras residuos de incompetentes.
 
Viva o Rio Ave FC.
fernando soares, sócio nº 1811.
 
------------------------------------------------
(se fizerem o favor de publicar, estes são apenas "desabafos" de alguém que gosta do Rio Ave e suspira por um novo Rumo). Um abraço.