Entrevista a Raul Moreira (Nov2012)

1) Que balanço fazes das cinco primeiras jornadas?
R.: Os pontos conquistados provam que, melhor arranque que este só se tivéssemos ganho nos Leões de Porto Salvo e fizéssemos o pleno.
É com enorme satisfação que olhamos para a tabela classificativa e sentimos que o 4ª lugar do momento é uma pequena “recompensa” pela grande dedicação e pelo enorme espirito de sacrifício perpetuado por todos desde o inicio dos trabalhos.
Mas é bom frisar que, apenas passaram seis jornadas e precisamos de muito mais pontos para fazermos história, isto é, ficar-mos nos oito primeiros e cumprir o objetivo previamente traçado: a tão desejada e nunca alcançada Manutenção. 


2) Que análise fazes desta paragem (prejudicial, benéfica)?
Para já, e antes de recomeçarmos a competir, digo que não veio em boa altura.
Vínhamos de 3 vitórias consecutivas, a motivação e a autoconfiança estavam em níveis altíssimos e para agravar a situação tivemos a lesão do Pedro Coelho, que era só o jogador com mais tempo de jogo e o melhor marcador da equipa.
Quando começarmos a competir teremos mais factos consumados e reais para podermos responder concreta e objetivamente a esta pergunta, sabendo no entanto que as três próximas jornadas são, com certeza, as mais difíceis de todo o Campeonato. 


3) Com várias estrelas na equipa, as responsabilidades aumentaram, certamente. Continuas a falar nos oito primeiros? Porquê?
As responsabilidades inerentes a uma equipa do Rio Ave que compete na 1ª Divisão são enormes.
São enormes porque desde que esta equipa Diretiva dirige a “Nau”(o clube), ninguém está acima do clube e dos seus interesses.
O principal interesse instituído, hoje, no Rio Ave é vencer, atingir os objetivos a que se propõe com trabalho, elevação e grandeza, para que o nome do clube e da Cidade sejam sempre projetados e divulgados para o exterior pelos melhores motivos. Nada mais!
Por isso, desde que regressei, confirmei que houveram mudanças profundas e sérias na secção do Futsal, mudanças essas que ao longo deste ano e meio se acentuaram ainda mais.
Isto tudo para te responder á tua pergunta e dizer-te que a única estrela é a EQUIPA! É o RIO AVE!
Só pensando desta forma poderemos colocar a nossa equipa constante e regularmente no patamar mais alto do Futsal Português, e não andarmos a subir num ano e descermos no seguinte, como sempre aconteceu anteriormente.
Para isso ser possível, lutamos muito para conseguir construir um plantel de qualidade, juntando aos 7 “campeões” que ficaram da temporada passada, seis jogadores de inegável qualidade, todos Internacionais A, não só como atletas mas também como homens e como profissionais.
Hoje, nada é feito ao acaso no Rio Ave!
Precisamos este ano, acima de tudo, atingir os oito primeiros, atingir o Play-Off, algo nunca conseguido na historia do clube. É necessário não entrarmos em euforias e termos os pés bem assentes na terra.
A nossa equipa é uma equipa com uma base completamente nova, ao contrario de todas as outras (á exceção do Freixieiro e do Operário) que permaneceram na 1ª divisão. É uma equipa permanentemente em evolução e crescimento.
 Roma e Pavia não se fizeram num dia… 
O Play-Off será o nosso “Titulo”, e por ele lutaremos até á morte 
4) Esta equipa sem Coelho será muito diferente?
A imagem da equipa não será diferente sem o Coelho, visto que, hoje, a equipa do Rio Ave vale pelo seu todo, pela sua identidade e pelo constante assimilar de processos de jogo pretendidos.
Agora o rendimento da equipa é que poderá ser afetado, mas isso só saberemos depois porque ainda não jogamos sem ele nenhum jogo do Campeonato.
Tenho a noção que dentro do plantel não tenho outro atleta com as mesmas características, por isso é que ele era o Jogador mais utilizado, jogando sempre acima de 30 minutos por jogo.
É uma baixa muito grande, porque o Coelho é um grande atleta, e um excelente rapaz.
Será, na minha opinião e se trabalhar da forma que o tem feito, o futuro fixo da Seleção Portuguesa, e juntamente com o Fábio e o Vitor Hugo, chamado nas próximas convocatórias
.

5) Admites perder o Cardinal entretanto (para outro campeonato)? 
À semelhança do Vítor, a vinda do Cardinal para o Rio Ave foi possível devido à conjugação feliz de vários fatores. Ninguém, à exceção de mim e do meu grande amigo Camarão, achava ser possível trazer o melhor pivô Português e um dos melhores finalizadores do Mundo para o nosso clube.
Nem os mais otimistas acreditariam ser possível, mas… ele aí está, de corpo e alma e com o seu enorme espírito de conquista! Custou mas valeu a pena.
É um grande profissional, com uma vontade de vencer tremenda e que estará cá de passagem pois a sua ambição é do tamanho do mundo. Espero que futuramente consiga concretizar os seus dois objetivos de carreira que são jogar na Liga Espanhola e no Barcelona, pois mostrou recentemente no Mundial que tem mais que qualidade para isso.
Por isso, se a proposta não for da 1ª Liga Espanhola, penso que teremos todos o prazer de ver o “artista” marcar muitos golos pelo Rio Ave . 


6) Sabendo que vários jogadores apareceram no Rio Ave por terem falhado apostas iniciais (portuguesas ou estrangeiras), manter a motivação elevada é um grande desafio? 
As coisas que transpiram para fora não são por vezes a realidade, nem de longe nem de perto.
As contingências inerentes à atual situação económico-social do Pais e da Europa, não nos passaram ao lado e limitaram-nos a escolha, em vários fatores, desde a primeira a hora.
O orçamento que a direção do clube atribuiu á secção foi igual ao da época passada o que nos obrigou a uma gestão criteriosa e tremendamente meticulosa pois não poderíamos errar nas contratações.
A vinda do Fabio Lima e do Coelho foram primeiríssimas escolhas, pois apesar de jovens são já duas certezas de grande qualidade do Futsal Português.
Numa primeira fase, a contratação do Israel e do Formiga não foram equacionadas pois estes dois atletas já tinham assumido compromisso com o Lamas Futsal, dai termos tentado contratar outros atletas disponíveis no momento. Posteriormente, tivemos conhecimento que, primeiro o Israel e depois o Formiga, tinham conseguido “libertar-se” do acordo que tinham feito com o Lamas e foram contratados pouco tempo depois. 
Como disse anteriormente, o Vitor e o Cardinal “caíram do céu”.
O Cardinal está entre os 3 melhores jogadores portugueses da atualidade e é um dos melhores finalizadores do Mundo e o Vitor Hugo é tão só, para mim, o melhor guarda-redes Português, sendo por este facto, que o “gigante” Alex tem jogado esta época menos tempo que o normal.
Qual é o treinador português que ousava recusar estes dois atletas?
Por isso, a direção do clube foi sensível ao facto de podermos ter no plantel estas duas mais valias e reajustou para valores próximos, mas ainda abaixo, do orçamento de à duas épocas, para que pudesse ser possível contratá-los.
Temos um plantel curto, mas de grande qualidade, escolhido com critério e seriedade , tendo eu a certeza absoluta que todos os atletas estão, desde o primeiro dia, mais que motivados para colocarem o Rio Ave nos lugares cimeiros do principal patamar do Futsal Português, tentando fazer história e colocando o Rio Ave no lugar que bem merece. 


Se me permites, queria terminar dizendo que é um privilégio, para mim, poder treinar uma equipa como esta, onde salta á vista um misto de experiência e irreverência, mas acima de tudo uma equipa com muita qualidade e espirito de sacrifício.
A experiência do “avô” Paulo Leite, a imprevisibilidade do Formiga, os passes teleguiados do Israel e a velocidade do Lipa são sinal de magia e qualidade.
Com a coragem do Rato, a entrega do Renato, a audácia do Julinho e a competência e dedicação do Cris, posso prometer a quem nos apoia inequivocamente que, lutaremos com todas as nossas forças para que esta época seja inesquecível.
Estes campeões, não poderiam desenvolver as suas tarefas com qualidade se, não tivessem o apoio de toda a equipa diretiva, o nosso secretário técnico, os meus colaboradores, Rui, Filipe e Bruno e o indispensável Tiago.
Marquem presença nos nossos jogos pois o vosso apoio é um grande incentivo ao nosso bom desempenho.
Um abraço a todos!

(obrigado Raul)