Entrevista a Carlos Brito (Junho 2011)

1) sócio nº 1869, José Pedro:
1ª- Quando necessita de um jogador com determinadas características, e visto que o nosso clube não tem olheiros, como ou o que utiliza para descobrir esse jogador?(Principalmente para jogadores estrangeiros).

2ª- Joga ou já jogou Football manager ? Qual é a sua opinião desse jogo quanto simulador de treinador de equipa? E próximo do real?
3)
Tendo em conta a sua carreira como treinador de 1ª Liga, tendo em conta o excelente trabalho em Vila do Conde, tendo em conta as passagens por outros clubes importantes, e tendo em conta o respeito que outros treinadores e agentes desportivos manifestam ter por si, considera que o seu tempo para chegar a um "grande" está a esfumar-se? Por outras palavras, por que é que parece que o Carlos Brito não é um natural candidato a treinar um "grande" no futuro? (Nelson Ferreira da Silva http://junqueira.wordpress.com/)

4)
Gostaria de saber porque é que quando o Rio Ave joga contra o Benfica o Carlos Brito até “morde a língua”, enquanto que contra o porto parece sempre mais relaxado, mais “deixa ver o que vai dar”.Rui Santos

5)A minha pergunta seria extensível a todos os treinadores da 1ª liga:

O que é que faltará ao Fernando Jorge Tavares de Oliveira (Bock), ponta-de-lança do Freamunde, 36 anos, mítico avançado da 2ª liga, para poder representar um clube do principal campeonato, nomeadamente o nosso RAFC?
Já sabemos – e ainda bem! – que no Rio Ave a idade não conta e poderia ser uma alternativa muito interessante a João Tomás! (Alexandre Saraiv Dias)

as do Gil:
- coincidência ou não, no início da temporada o clube demorou para contratar centrais e houve uma série de lesões que o obrigaram a soluções de recurso. O que falhou no recrutamento para esse sector da defesa no início do ano?


- como explica a má 1ª volta do rio ave? (em fevereiro, asc em entrevista ao jvc falava de falta de sorte, injustiça nos resultados e lesões)

- em 27 jogadores utilizados esta temporada, 19 tiveram lesões. Foi coincidência, azar, o mau estado dos relvados ou outros motivos?

- o que faltou a Braga para se afirmar mais cedo no Rio Ave: forma, entrosamento ou uma aposta mais forte do treinador?

- apostou sempre em Yazalde a extremo. Nunca admitiu alterar o seu habitual 4-4-3 para um 4-4-2 com Yazalde no centro do ataque, até porque não tinha um médio claramente com características de um número 10, um criativo?

- O que o levou a trocar felgueiras por paulo santos na 6ª jornada?

- O plantel desta época satisfazia-o? o que mudaria? teve alguma desilusão e alguém que o surpreendesse positivamente?

- foi anunciada a construção de mais dois relvados sintéticos para o clube. Vai passar a treinar mais nos sintéticos ou mais uma vez dependerá da qualidade dos mesmos?

- Que acompanhamento fez das camadas jovens?

- Há algum novo talento que possa aproveitar?

- Que sectores quer ver reforçados para esta nova temporada?

- Ao renovar, a direcção já lhe apresentou objectivos para a próxima época? (pontual, de classificação, para as taças?)