17.8.19

Só jogamos dos 77’ aos 96’!



Foto (Rio Ave FC)
Agora mais a frio queria deixar aqui 5 ideias sobre este jogo.
A 1ª tem a ver com a nossa entrada no jogo, apáticos, quisemos fazer um jogo controlado, parecia haver risco zero na cabeça de todos, parecia que estávamos a jogar para o empate, a querer dar iniciativa e posse ao adversário. A equipa até conseguia as faixas, com Nuno e Gabrielzinho,  e chegou varias vezes á zona de finalização na 1ª parte, mas esta foi eu diria no mínimo infantil, ora na forma como permitimos que o adversário se antecipasse, ora na decisão dos nossos atacantes, quase sempre precipitada ou inconsequente. Nunca ganhamos o meio campo, raramente a 2ª bola, e quando a recuperávamos, perdíamos-la logo a seguir. Eu diria que falhamos na abordagem ao jogo, em vez de sermos nós a surpreender, foram eles que nos surpreenderam, mais rápidos sobre o portador, Flipe Augusto e Tarantini sem qualquer capacidade para construir, eles eram mais energéticos, e mais faltosos!
Vendo o jogo novamente, na sua totalidade hoje, a 2ª ideia tem a haver coma "ideia de jogo". Já conhecemos bem este, 4-2-3-1 do Rio Ave em posse, que é dinâmico, e que se transforma em 4-4-2 quando defende. O curioso é que o nosso adversário, para surpresa minha, e pelos vistos para CC também, começa o jogo num falso 4-3-3, na prática o Famalicão defendia com um 5-4-1, e saía a jogar em 4-2-3-1, a diferença entre eles e nós, é que eles jogaram apenas com 1 pivô defensivo, e  com 2 jogadores a construir, nós jogamos sempre com 2 pivôs defensivos, e apenas um a construir, esta supremacia no meio campo, deu-lhes confiança suficiente para jogarem de frente para a bola, e nós sem espaços, jogamos quase sempre de costas para a baliza. Fico com a sensação que que CC esperou demasiado tempo para alterar isto, demos 45’ ao adversário sem necessidade nenhuma, no campo víamos que éramos melhores, mas na prática eles corriam o dobro, e eram mais agressivos! 
A 3ª ideia, é a de que o treinador mexeu bem na 2ª parte, mas foi uma mexida muito reativa à expulsão, e ao resultado. Ao vê-los a aquecer antes ainda do intervalo CC já se preparava para colocar Mané, e Mehdi em campo, mas a expulsão obriga-o a mudar o plano de jogo, e como é óbvio, aí esteve bem,  reequilibrar a equipa era primordial. Depois da expulsão, e do golo, a equipa teve 15 min’ sem conseguir sair do seu meio campo, mas quando CC decide arriscar( 77’ min) tira o defesa lateral, passa a jogar com uma defesa a 3, a partir daí encosta o adversário ás cordas, a equipa cresce, e só não empata por manifesta falta de sorte. O Filipe Augusto não pode marcar penalties assim, acaba por chegar muito devagar à bola, o pé de apoio fica muito junto à bola, e claro o falhanço é uma consequência...
A 4ª Ideia, é a de que se queremos jogar todos os jogos para ganhar, no tal jogo a jogo, porque razão  damos 45 min ao adversário? Não percebi, nós temos melhor equipa que este Famalicão isso notou-se, mas fomos pequenos na atitude e na abordagem ao jogo. Porque razão não reagimos taticamente na 1ª parte e não colocamos Tarantini  ao lado de Diego ou colocamos Jambor em campo? deixando apenas Filipe Augusto encostado aos centrais?  Eu sei agora parece fácil,  e  eu não sou treinador. Mas mister uma equipa que quer jogar para a Europa tem que entrar a mandar, e nós entramos intranquilos e cheios de medo.
A 5ª Ideia, tem a haver com o Árbitro e com as opções do treinador no escalonamento da equipa.  A falta que dá o Golo ao Famalicão,  não existe, é um erro claríssimo do Árbitro, Tarantni joga claramente a bola. No último lance do jogo, houve falta sobre Filipe Augusto, era um livre perigosíssimo, e nunca cartão amarelo por simulação, de resto Rui costa, esteve bem nas decisões, no entanto este "caseirismo" que se lhe reconhece é que não se compreende, principalmente contra nós.
Quanto ás opções,  sem assistir aos treinos, eu ia ao mercado o quanto antes buscar DEFEZAS/LATERAIS... Tirava da equipa Messias, Monte, e Tarantini,  e colocava Aderlan, Borevkovic e Jambor,  e ainda se continuarem "nesta" forma Gabrielzinho e Bruno  também têm que sair da titularidade, temos também que encontrar alternativa a Diego Lopes, sendo que deste jogo sai uma  certeza, Mehdi tem que ser titular já no próximo encontro, já está pronto, apenas 19 min em campo,  foi claramente o melhor! Nota Final para o Público, grande claque!