18.8.19

Entrada em Falso


A estreia no campeonato deu-se com uma derrota em Famalicão.
Não é chocante. Mas foi uma desilusão.

Primeiro porque era o nosso primeiro jogo e vínhamos de um 6-1.
Depois é uma equipa que subiu este ano e nós já andamos cá em cima há 11.
Mais que isso é um adversário directo num concelho fronteiriço pelo que não deixa de ser um derby.

Em relação 11 era o que imaginava à excepção de Gabriel. Acreditei que com os 45 minutos contra a Oliveirense teria perdido o lugar para Medhi.
Assim não aconteceu e mais uma vez desperdiçou a oportunidade.

Primeira parte fraca de nossa parte.. Entramos mal. Sem conseguir pegar no jogo e com ansiedade. O que não é normal. Defesa intranquila e meio-campo sem iniciativa o que levou a que quase nem houvesse ataque porque a bola não chegava lá.
Aliás a equipa jovem e inexperiente era o adversário mas nós é que nos demos a esse papel.

De referir que a falta sobre Diego é vermelho. Mais chocante é que o VAR, Bruno Esteves, foi o árbitro que há 2 anos expulsou Geraldes por muito menos na Madeira.
Contudo, admito que Tarantini também podia ter sido expulso e não foi.
Onde continuamos a ser prejudicados é na escassez de amarelos aos nossos adversários.Foi o ano passado e começou igual.
Junio ficou condicionado logo na primeira parte, quando os laterais e médios do Famalicão fizeram várias faltas semelhantes.

Na segunda parte melhoramos ligeiramente.
Mas eles marcaram e nós não. Bolas ao ferro, perda de bola infantil que dá expulsão, Mané por azar em fora-de-jogo, penalty falhado... e eles a aproveitarem um brinde do nosso guarda-redes.
Faz parte. O árbitro prejudicou, prejudicou bastante, mas mesmo assim, tínhamos obrigação de fazer muito mais.
Messias é bem expulso. O golo é bem anulado. E a falta que dá o golo do Famalicão é que me deixa muitas dúvidas.
O que não me deixa dúvidas é a falta à entrada da área aos 90+5 sobre Filipe Augusto onde Rui Costa mais uma mostra a sua classe e mostra amarelo ao nosso jogador por simulação quando este leva uma valente pantufada.
Árbitro fraco... mas Rio Ave também fraco... e quando assim é... fica mais difícil.
Jogamos 10 minutos quando entrou Medhi. E gostei de Carvalhal no risco que correu. Com menos 1 era fácil manter 4 atrás e ninguém o iria questionar... mas arriscou e isso é de realçar.

Medhi mexeu com o jogo. Rápido, intenso, disponível, lutador, qualidade técnica, visão de jogo. Tem tudo.
Gabriel tem de sair.
A questão é se Medhi entra para a esquerda ou se passamos ao 4-4-2 com Bruno atrás de Medhi como acabamos em Famalicão e onde resultou melhor, com Diego na esquerda e Nuno à direita no meio-campo.
Mané está claramente em baixo de forma e para já não justifica a titularidade.

Nota 1: Aderllan se estiver com ritmo e qualidade com que saiu de Braga entra de caras nesta equipa. Monte esteve muito inseguro. No seu forte que é a saída para o ataque falhou muitas vezes.

Nota 2: os laterais tão criticados a época passada estiveram bem.

Nota 3: Não vou crucificar Pawel por dar um frango nem FA por falhar o penaltie.

Nota 4: Muito menos vou crucificar Bruno Moreira, ao contrário do que vi, 3/4 da bancada fazer, porque primeiro é preciso que alguém passe a bola para a poder ter. Depois é difícil jogar com um fosso de 30 metros, aguentar a bola à espera que alguém a venha receber com esse tempo de espera. Terceiro é muito complicado fazer a pressão sozinho na saída de bola do adversário, aliás, é inútil e a culpa não é dele.
Quarto: não devemos ser ingratos para com Bruno Moreira ao compará-lo com um jogador que vale 17milhões de euros. Sim, Vinícius custou ao SLB 17 milhões pelos muitos golos no Rio Ave FC e não pelos 2 golos em 6 meses no Mónaco. E a última imagem para comparar Bruno é essa: não o devemos fazer.
Mais: devemos comparar Bruno com Guedes e nesse aspecto estão ao mesmo nível. E Guedes era tão criticado... enfim. Além disso, Guedes na sua melhor época tinha um médio a jogar a 10 que ajudava muito na pressão alta na saída do adversário: Geraldes. E Geraldes tinha atrás dele Pelé: o melhor 6 do Rio Ave FC nos últimos 15 anos.
Diego não faz metade do trabalho defensivo de Geraldes e daí achar que Diego deve passar para a esquerda. Porque Bruno pode ajudar Medhi a fazer esse trabalho jogando com os 2.
Bruno falhou um golo? Falhou. Mas não era uma bola fácil. É mais grave que o erro de Nuno Santos, de Pawel ou de FA? Não me parece.
Acho sinceramente que ninguém dá o devido valor a Bruno Moreira, que depois dos pontas-de-lança das 4 equipas crónicas nos primeiros lugares, não sei se haverá algum tão bom quanto ele.