23.8.19

Adeus João José.


Com a sua Morte, fica o vazio!
Um ser humano como poucos, JJ era  humilde, de grande carácter, sem inimigos, pelo menos nunca conheci nenhum... com uma capacidade herdada  pelos seus entes queridos, para Pintar, Poetizar e não só.













(em baixo, 2º da esquerda para a direita)









Em tempos quando estivemos juntos disse-lhe que ele devia pedir a todos que tenham quadros ou poemas dele, que lhe facultassem uma cópia/original para que mais tarde se pudessem compilar numa exposição e/ou num Livro. Talvez não tivesse existido força,  para o concretizar agora, notei-lhe alguma vontade de o fazer, mas os olhos baixaram, como que a dizer: -acho que já não consigo. Creio que agora essa missão fica para a Família, e eu serei um dos que enquanto estiver aqui ajudarei, no que de mim precisarem...
Essencialmente quero junto a mim recordações de um homem bom, e que bom seria ter um livro ou um  quadro dele!
O João não gostava que dissessem que  o seu  "traço" era bom, eu e a maioria das pessoas acha que é excelente, e acha-o inconfundível.. Agora talvez apenas e só a exposição/livro, irá mostrar a dimensão da sua obra e do seu traço, infelizmente é sempre assim. Quanto aos seus poemas sempre curtos, e sempre com a tal mensagem que a todos nos toca...São de grande qualidade, reconheço alguns traços de Régio, principalmente na capacidade de síntese.
O João José  foi jogador do Rio Ave Fc nos tempos áureos do campo da avenida. Jogou também no FC Porto, foi comentador desportivo pela Foz do Ave largos anos, e ainda escrevia para os nosso jornais locais. Era também fanático pelo rancho da Praça, que muito ajudou especialmente com os seus poemas e canções.
Em sua memória o Rio Ave devia pedir à Liga 1 minuto de silêncio, no jogo de hoje!

Fotografias obtidas através do Facebook de João José.