25.5.08

A nova época

Na minha opinião devia começar com um novo treinador. Nada me move pessoalmente contra Eusébio, mas não acredito muito na sua capacidade como treinador. Eusébio esteve ligado à descida de divisão ainda que a equipa não tenha sido 'feita' por ele. Mas falhou na época seguinte da forma que todos conhecemos e esta época esteve a uma distância muito pequena de voltar a não conseguir subir. Também não gosto muito da forma como coloca a equipa a jogar. No Rio Ave desapareceu uma das suas marcas distintivas, o jogo pelas alas e os extremos rápidos que foram imagem de marca da era pré Sousa e Eusébio. Nos últimos 3 anos jogámos um futebol aborrecido, feio, muito pelo míolo, por vezes desesperante. Também me desagrada a passividade de Eusébio, o facto de ser um treinador reactivo, medroso na hora de tomar decisões ou de fazer alterações ao esquema de jogo da equipa durante o decorrer das partidas. Eusébio espera que algo aconteça e depois reage. Não gosto.

Há uma época atrás eu esperava que Eusébio saísse e ele não saiu, não acredito que a Direcção venha agora a tomar uma decisão que não seja renovar o contrato ao treinador. Repito, não acredito. Mas como não sou dono da verdade e como a realidade ainda nos surpreende, esperemos pelos próximos dias. E quem eu traria para o substituir? Mourinho no topo das preferências, Brito depois e Daniel Ramos após estes. Gama no fim da linha.


Quanto a jogadores faria o seguinte: tudo na mesma quanto à baliza, Adriano rodaria emprestado se ainda tiver contrato.

Na defesa, se Rogério Matias ficar temos dois laterais, mas confesso que não confio em Samson que dispensaria. No centro da defesa manter os que temos que dão garantias. À direita apesar de tudo materia Ribeiro.

No meio-campo deixava sair Vilas Boas que nunca me convenceu, Serrão seria aposta e teria que se afirmar em definitivo. Livramento se não abrir demais a boca fica, se não ficar procurava alternativas. Helder Sousa do Vizela encheu-me o olho esta época, não sei se está disponível. Ademar parece que já era, Quaresma seguiria o mesmo caminho e Niquinha nem se questiona, tem de renovar mesmo. Ficamos com um meio-campo experiente, mas mais dois elementos com algum calo de primeira liga não ficavam nada mal. Experientes, mas abaixo dos 30 anos. Com o regresso se se confirmar de Vitor Gomes as coisas compõem-se um pouco.

No ataque, Chidi não me deixa grandes saudades, Keita podia ir com ele. Mateus foi erro de casting até agora. Ficam Ronaldo e Henrique o que é muito pouco e de qualidade duvidosa. Henrique mostrou-se pouco, Ronaldo é combativo, mas não muito mais. 3 reforços são imperativos, REFORÇOS, jogadores como Gaspar e Miguel Lopes, não como Quaresma, Mateus e Ademar.

4 comentários:

João Paulo Meneses disse...

se me permites acrescentar/discordar, o ataque não pode ser posto no mesmo nível dos outros sectores: o ataque é um GRANDE problema neste momento.

Gil disse...

Concordo, é o calcanhar de Aquiles.

E sugestões? Confesso que nomes nacionais não vejo muitos.

Anónimo disse...

Não pode haver novela com niquinha, é pra renovar e mais nada. Mas atenção não podemos dar uma esmola ao homem mas ele tb não pode pedir o mundo... de qq modo é pra segurar.
Ataque que tal aquele que marca golos no ribeirão ou julio cesar do S.Clara, pois já sei, vamos ao brasil estes não dao lucro, a porra de sempre, será que alguma vez o nosso RIO AVE vai fazer contrações de jeito a pensar só no clube pra liga? a ver vamos...
tn8

josecorreia disse...

Ainda bem, que a sua openião não saira do papel.Não podemos julgar a pessoas, só porque andamos com elas na escola.