4.2.20

Patinho Feio II



(A continuação de:

Um argumento para denegrir e mandar abaixo o jogador em causa é: não presta para nada porque não vingou no Braga, Valência ou Benfica…
Não sendo totalmente verdade (até porque em Braga não sendo indiscutível, jogou com regularidade, tal como na primeira volta da segunda época que fez no Benfica), também não é comparável. A qualidade média destas equipas não é da dimensão do Rio Ave FC - gostava muito que fosse, mas não é.

Mais: nos últimos 8 anos que jogador do Rio Ave (emprestados não contam) vingou mais que F. Augusto num nível de competitividade superior? Ederson de caras e...
Krovinovic? Tiago Pinto? Edimar? Boateng? Marvin? Novais? Talvez tenham vingado a um nível semelhante a FA.

Os outros que saíram e que eram os idolatrados (e que muitos desejavam o seu regresso) vingaram? Onde andam Marcelo, Roderick, Ruben Ribeiro, Pelé, Hassan... Saíram todos para clubes objectivos superiores e desses, nenhum deles vingou em contexto superior. Nenhum foi titular nessas equipas.

Nem vou falar de Cássio, Lionn, Guedes ou Ukra por exemplo, que também não foram para melhor quando saíram do Rio Ave FC, mas que aqui tal como os acima citados foram muito importantes e jogadores indiscutíveis. 

Sem ser Ederson, dos jogadores não emprestados, não houve um (que me lembre, mas posso estar errado), que tivesse feito claramente mais que FA quando competiram num contexto superior.
Portanto, aquilo que é a nossa realidade não é a realidade de quem luta por ser campeão e de quem joga a Liga dos Campeões ou de quem tem orçamentos de 30Milhões.

Outra questão:
Tirando os clubes do 4 primeiros lugares, FA ficaria no banco de mais alguma equipa na Liga NOS?

Se começassem a dar mais valor a quem corre por si e pelos brinca-na-areia e menos valor e palminhas a pseudo-craques quando fazem um túnel que não dá em nada...
Se criticassem quem não arrisca nem assume o jogo quando nós precisamos, se calhar tínhamos mais uns pontinhos  na tabela.

O homem corre como um animal, tapa os buracos dos laterais e ainda tem de ir pressionar à frente porque os extremos e os ditos “criativos” não estão para isso.
Não amua e ainda tem de ser ele a assumir o jogo, transportar, criar, e fazer jogar, porque os criativos, coitadinhos, não estão inspirados e não se pode dar na cabeça dos meninos… porque… coitadinhos, ainda ficam de trombas.

Não correm, não jogam, não compensam, não criam… mas, a qualquer momento podem decidir o jogo por isso não se pode dizer mal dos meninos.

Mas do maluquinho que anda de um lado para o outro, que corre por ele, pelos outros e pela equipa e que erra um passe porque tem-nos no sítio para arriscar (apesar de cansado porque fez os jogos todos sempre que esteve disponível), a esse pode-se chamar de tudo e assobiar à força toda.

Claro que quem arrisca tem maior probabilidade de errar. Bem sei que há aqueles que não falham um passe… mas também se não passam ou passam sem risco para trás fica mais fácil.

E para ganhar é preciso arriscar. Se o Rio Ave deixou de ser a equipa do pontinho, foi porque teve jogadores com categoria para assumir o risco e F. Augusto para muito disso contribuiu. 
E gostem ou não, F. Augusto está e estará na história do Rio Ave FC.

PS: No jogo das Aves Tarantini e F Augusto estão em risco. Não adianta nada poupar a pensar no Sporting se não ganharmos ao Desportivo das Aves. Espero que joguem os 2. E se um, ou outro ou os 2 virem amarelo porque tentamos ganhar, então, que assim seja. A seguir, logo se vê.