13.1.19

Vou lá eu, Buatu ou vais lá de mota?


Mais um jogo, menos uma vitória e os nossos adversários tendem a conseguir ajudas que nós teimamos em não as ter.
Tinha tudo para descascar em Manuel Mota: é muito fraco… mas muito fraco mesmo;
contudo, e só mais uma vez (só mais uma mesmo), um jogador nosso decidiu o jogo a favor do adversário. Não foi Nadjack, mas foi o colega dele, o mesmo que decidiu a pré-eliminatória da Liga Europa, que fez penalties estúpidos, por exemplo contra o Marítimo e o Vitória SC e foi expulso por erros de iniciado. Hoje resolveu inovar e fazer uma assistência.
Mais do mesmo e já nem sei que mais diga da nossa defesa - mais até de alguns dos nossos defesas em concreto.
Daniel Ramos mexeu tarde na equipa? Talvez; mas estavamos a controlar o jogo, sem bola sim... a verdade é que se não fosse aquela assistência primorosa a fazer lembrar os grandes passes de Dibo, não teríamos sofrido o golo.
E com isto quero dizer que primeiro temos de ver no que falhamos e como corrigir, não adiantando criticar os outros se não fazemos o nosso. Precisamos de qualidade na defesa e mais uma vez se pode perguntar o porquê de jogarem estes e não jogarem Costa, Silvério e Tiago André. É que para fazer isto... eles tambem conseguiriam... e tinham ficado mais baratos.

De facto houve um erro grave de um jogador reincidente em erros parvos, mas há um factor que hoje pode ter contribuído para esse erro que foi o nervosismo e a intranquilidade que um pardal vestido de vermelho provocou ao roubar indecentemente e mais uma vez o Rio Ave FC.

Eu não percebo o silêncio durante tanto tempo da direcção com tantos mas tantos casos.

A expulsão de Matheus até poderia ser justa, mas era se antes o Semedo nem chegasse aos 30 minutos quando devia ter visto o 3º amarelo, mas só viu o 1º aos 52minutos (seria o 4º a manter o critério que teve com o Matheus) e se o Dankler e o Artur Jorge tivessem sido expulsos quando cortaram contra-ataques perigosos do Rio Ave ou quando o Vasco Fernandes fez falta sobre o Galeno isolado aos 91 minutos e o motinha nem falta marcou.
É inacreditável.
Temos de andar de joelhos enquanto outros vão à boleia.

Tiago Martins fez o que fez. Mota faz o que faz. E quem cala consente.

Quanto ao plantel. Defesas precisam-se com urgência.

Perdemos mais uma vez. Não jogamos bem, mas não perdemos porque o adversário foi melhor. Perdemos porque oferecemos um golo e porque fomos empurrados lá para trás mais uma vez.

Quanto ao jogo:
O jogo foi mau. Houve entrega e entreajuda dos jogadores e isso gostei.
Continuamos a não gerir bem os tempos do jogo. Não podemos estando a ganhar dar tanto espaço nas costas, o que aconteceu após o nosso golo e até à expulsão de Matheus. Depois foi defender e fizemo-lo relativamente bem, conseguindo sair rápido e criando 2 ou 3 oportunidades para marcar.

Quanto aos jogadores:
Estava apreensivo com Leandrinho, mas não comprometeu.
Nadjack em 20 duelos 1 para 1 ganhou para aí 2 e salvou um golo que acho que nem ele próprio sabe bem como.
Buatu foi o que foi.
Monte continua lento mas parece-me o mais regular da defesa.
Matheus cumpriu e foi “violado”.
Scmith mais seguro que o habitual.
Vinicius falhou 2 golos que um grande ponta-de-lança não pode falhar.
Galeno esteve muito bem. Arrancadas fantásticas e muito mais interventivo a defender.
Coentrão cumpriu nas 2 posições.
Bruno Moreira esforçado e no aperto a dar uma grande ajuda a Nadjack.
LEO: SANTO LEO.