15.1.19

Problemas Centrais: o Epicentro


Depois dos diversos erros de Buatu – muitos deles inaceitáveis para uma equipa que quer ir à Liga Europa e que este ano não esteve lá muito por causa de um golo sofrido fora de casa com culpa directa deste jogador – e com o mau momento de Nelson Monte (isto porque o vi jogar em épocas anteriores, senão também diria que pelo que está a fazer este ano também não seria jogador para o Rio Ave), tem-se intensificado o falatório sobre a necessidade de reforçar a defesa; neste caso específico a zona central da defesa. Resumindo: precisamos de um central.

Nos últimos dias, e hoje com mais ênfase ainda após a grande exibição que fez contra o Benfica nos sub-23, tem-se pedido a subida de Kelechi para a equipa A.

Contudo, temos de ver se o problema é de agora, se vem de trás e qual o tipo de problema.

Kelechi: sub-23 em foco e em grande esta época. Está disponível e não sobe à equipa A.

Silvério: Dispensado da equipa A e emprestado ao Varzim da Liga II e em foco nesta divisão.

Danielson: defesa central da equipa B, disponível, experiente e que em 14/15 e 15/16 fez um total de 60 jogos no Moreirense… (quando se pede experiência…)

Miguel Rodrigues: banco, bancada, sub-23, banco, bancada, banco... Outros cometem erros de 7 em 7 dias e o homem continua no banco e de quando em vez vai aos sub-23.

Marcão: central que esteve o ano passado em Vila do Conde, com o Rio Ave a não exercer a opção de compra, após o jogador ter tido erros de falta de excesso de agressividade (foi expulso por ímpeto excessivo mais que uma vez). Vendido há 3 dias por 3milhões. Eu próprio o critiquei por causa desses erros… mas depois de ver Buatu...

Ângelo Meneses: passou pelo Rio Ave sem nunca ter jogado ainda muito novo, num ano em que tínhamos Rodriguez, Marcelo, André VB, Monte e Roderick e fizemos a época que fizemos. Está no Famalicão numa equipa que luta para subir à primeira liga.


Vários tipos de problema:
Muito novo? Muito velho?
Dispensado cedo demais? Preferência por jogadores de determinado empresário?
Medo de arriscar?
Avaliar o jogador apenas com a comparação dos colegas de posição da época em questão?
Falta de visão? Pouca paciência? Estatutos no plantel?

Não sei.
Mas que é de reflectir… é.

Outras reflexões de vários tipos:
Damien Furtado: marcou vários golos no inicio da época nas várias competições. Sumiu da equipa A.
Bruno Teles foi para a segunda Liga. Hoje seria titular. Oferecemos renovação?
Boateng terminou contrato. Não renovou. Hoje brilha na primeira liga espanhola. Teve proposta para ficar?
Renato Santos: tapado quando cá estava e quando tínhamos um grande plantel e nem na taça da liga jogava; saiu e foi 2 épocas seguidas o melhor jogador do Boavista.
Sandro Lima é dos melhores jogadores da Liga II no Estoril que luta para subir.
Zé Paulo hoje entrou contra o Porto e não vi muitos jogadores esta época, nem na Champions, a galgar aqueles metros e a ganhar espaço para o remate que deu o golo. Levou a equipa da Liga II a jogar um prolongamento contra a equipa que em 19 jogos empatou um e ganhou 18 (este último no prolongamento).


Já agora, há jogadores sem contrato e para posições que precisamos. Nuno Lopes está sem clube. Sílvio já assinou pelo Setúbal?