15.1.19

Carta aberta a Daniel Ramos (de um sócio preocupado)

Caro Daniel,
É verdade que chegou há pouco tempo e que ninguém está satisfeito.
Espero poder contribuir.
Quando as coisas começaram a correr mal, o seu antecessor passou a explicar a perda de pontos com as arbitragens. Perdeu-se a lucidez, puseram-se os erros e as falhas debaixo do tapete.
Míster, por favor não tome o mesmo caminho.
Não quero que venha criticar os jogadores em público, mesmo que haja razões para isso, mas não diga 'controlámos a primeira parte e gerimos bem o jogo'.
Esta equipa tem ambições e estofo para mais e a verdade é que na primeira parte não jogámos nada (quantas oportunidades de golo criámos?)! 'Na segunda parte tivemos oportunidades para matar o jogo'. A sério? Desculpe, mas para mim isto é atirar areia para os olhos. E as defesas do nosso guarda-redes? E aquele corte milagroso do Nadjack no final?
'O Galeno sofreu, só na primeira parte, umas dez faltas, várias delas para amarelo e algumas a roçar o cartão vermelho. E quem terminou com dez foi o Rio Ave. As pessoas responsáveis devem estar atentas ao que se está a passar no futebol português. Fizemos as faltas com menos agressividade e terminámos em inferioridade numérica'.
Deixe as arbitragens para o Presidente ou para o site.
Míster, um discurso honesto só nos beneficia. Para fora e para dentro.
Temos limitações? Temos. Mas vamos ultrapassá-las.
Jogámos abaixo do que podemos e sabemos? Jogámos, mas vamos melhorar.
Fica o desafio, Daniel.
Verdade e ambição é o que lhe peço - acho que assim será mais fácil atingir os objetivos.