3.9.18

Portimonense, 4j: Equipa de molas partidas

Estou muito satisfeito com o resultado. A certo ponto do jogo ontem questionei-me se seria possível pontuar. Por isso ganhar o jogo no último pontapé tem um sabor especial. A nossa equipa tem tido as molas partidas na forma como joga. Quando a equipa estica ou comprime para atacar ou defender cria um buraco imenso entre sectores, não há quem sirva de intermediário entre os momentos de jogo. Leandrinho não é trinco, nunca será, sente-se muito desconfortável no lugar e a equipa ressente-se: quando é ultrapassado a defender fica parado e não compensa posicionalmente e quando tem a bola para sair para o ataque liberta-a depressa demais, não progride, não cria superioridade numérica, fica apenas a observar. Tarantini do lado dele também parece confuso sobre o que fazer porque terá noção do desacerto de Leandro naquela posição do terreno. Dala vai tentando cumprir o papel de 10, mas também não é a sua praia. A equipa divide-se em dois blocos, um só ataca e o outro só defende; esta bipolaridade parece um casal desavindo que não se fala e cada um vive e joga para si. Nada funciona assim: se num carro as rodas da frente puxarem para a frente e as de trás para trás o carro não sai do sítio, só gasta combustível e eventualmente rachará a meio por efeito das forças de sentido contrário.

Muito melhor na segunda parte onde o efeito da entrada de Jambor se fez sentir. O jogador tem rotina e perfil do lugar de trinco e sabe o que fazer. E sobre as substituições uma nota: o treinador só arriscou alguma coisa na 3ª troca porque até lá só trocou jogadores da mesma posição. Crença no modelo?
foto: www.rioavefc.pt

Espremendo tudo e olhando ao essencial: 3 pontos, 7 no total, apesar do mau futebol. A vitória foi muito importante porque:
- mantém a equipa na senda dos pontos;
- há um período de descanso (só voltamos a competir a 16 de Setembro na Taça da Liga) e entrámos nele na mó de cima;
- é melhor procurar corrigir o mau futebol jogado com a equipa folgada na tabela do que encostada ao fundo;

Se há então tempo e tranquilidade, espero que o treinador saiba acomodar os reforços e os regressados e consiga aliar os resultados a melhor futebol. Eu agradeço. Mas se continuarmos a ganhar e jogar mal, não me parece que me venha a importar por aí além.