30.9.18

6j: Boavista: sensações estranhas

É certo que ganhámos, mas por que é que eu saí do estádio com a sensação que tínhamos perdido?
Eram as minhas expectativas que estavam demasiado elevadas?
Não era justo pensar que a ganhar 2-0 ao intervalo e com mais um homem em campo, iríamos ter uma segunda parte sossegadinha e que até íamos aumentar o marcador a nosso favor?
O que se passou no sub-consciente da equipa que a tornou demasiado frouxa para resolver com facilidade o jogo?
foto: maisfutebol.iol.pt
A primeira parte foi uma bela primeira parte. E não foi só nossa. O Boavista veio atrevido, jogou bem e causou-nos dificuldades. Nós também estivemos muito activos e tivemos em Vinicius um matador à altura das facilidades que o adversário nos concedeu. O ponta de lança pode não ser um primor de habilidade, mas é poderoso fisicamente e revelou instinto à altura. O meio-campo foi dando conta do recado com a dupla Schmidt e Jambor (iá, iambor) muito eficiente sobretudo a construir e a passar. O brasileiro está finalmente a perceber melhor o nosso jogo e a sua qualidade individual não engana. Já o jovem croata pode vir a ser um caso sério. Quando Jambor aliar mais nervo e mais físico na hora de defender à sua visão e qualidade de jogo, vamos ter um jogador de grande qualidade no nosso Rio Ave. E qualidade de facto abunda. É Diego, é o supersónico Galeno, é o regressado e campeonissímo Coentrão que quando estiver em forma vai fazer muita diferença na nossa equipa, é Monte que até fica no banco face à aposta do mister em Buatu e no promissor Borevkovic, é Murillo, é Leo Jardim, é Makaridze e são mais alguns que a mim enchem de ilusão.

Mas a ilusão que trago não tem tido correspondência no futebol praticado. E só nisso. São 13 pontos que temos somados em 18 possíveis. É muito bom. Não há nada a dizer sobre o nosso pecúlio nesse aspecto. É tirar o chapeu ao mister e aos jogadores e pedir que esta média de pontos se mantenha (daria para somar 73 no fim da Liga, era esplêndido!). Mas por outro lado, não me lembro de ter no Rio Ave um plantel tão rico em qualidade e soluções. Esperava um bocadinho mais do futebol jogado... e ontem naquela segunda parte, foi mau demais, demais! Acabámos a jogar contra 9 e de credo na boca. Não é fácil perceber.