30.4.13

Ukra e o(s) golo(s)

Acho que Ukra é um jogador talentoso e até gostaria de o ver no Rio Ave na próxima equipa.
Mas quando está na moda bater em Bebé, entre outras razões pela sua ineficácia, convém lembrar que Ukra fez 24 jogos esta época e marcou... um golo!*
Será possível pior?
Sim, se não tem marcado nenhum, mas, caramba, Ukra é avançado!
Na época passada, por muito menos, Yazalde era bastante criticado.
Mais de 1900 minutos para marcar apenas um golo?
Bebé também fez apenas um golo para o campeonato mas em 15 jogos, mais um jogo do que Hassan, já agora.
Ukra é um dos jogadores a Liga com mais assistências para golo e isso é importante (por isso dizia que gostaria que ficasse em Vila do Conde), mas na história do Rio Ave só há lugar para um avançado que não marque golos (Gama, claro)

* Oficialmente a Liga não contabiliza qualquer golo, porque o que marcou frente ao Sporting foi considerado autogolo. Nós, aqui, atribuímos ao nosso jogador.

o meu comentário (Gil): discordo do João Paulo. Ukra é um avançado, mas não é o típico avançado de quem se espera golos. É um extremo puro, dos tais que oferece golos tal como foi destacado. Yazalde e Bebé são bem diferentes de Ukra. Em Vila do Conde o primeiro jogou e o segundo joga nas alas, mas ambos como adaptações. A forma como instintivamente procuram chegar a zonas de finalização demonstra isso. Por outro lado, parece-me que não se deve ignorar a expectativa que Bebé e Ukra carregam. Pessoalmente acho que Ukra tem cumprido bem o seu papel de ala e "assistente", jogador de colectivo, corredor de linhas laterais. Já Bebé veio com estatuto de estrela, de desequilibrador, de jogador capaz de marcar a diferença, de marcar golos e decidir encontros em lances de génio. E por isso considero injusto pedir a Ukra uma coisa para a qual ele não foi feito, nem terá sido contratado para tal.