30.3.10

Porquê tanto descontentamento?

Hoje, em conversa com o Paulo Vidal, ele alertava a para a necessidade de não julgarmos uma época por um jogo. Mais, mesmo que o final de época continue negativo, terá de se fazer um balanço positivo no final (manutenção na primeira liga, meias finais da Taça de Portugal, fase final da Taça da Liga, eliminados nestas duas últimas pelo FC Porto e pelo Benfica, respectivamente).
Concordo plenamente com o Paulo e, como sempre disse, o Rio Ave manter-se na primeira divisão equivale, para mim, aos grandes ganharem o campeonato.
Mas, então, como é que se explica um tão grande desagrado com a equipa, como foi visível domingo?
Há várias explicações possíveis, desde a memória curta dos adeptos (que reagem quase sempre emocionalmente) ao facto de o Rio Ave, apesar dos feitos enumerados antes, ter jogado muitas vezes mal. Sejamos claros: quantos jogos bons fez o Rio Ave esta época? Em 34 jogos, quantos ficaram na memória? O 2-0 ao Nacional? A eliminação do Braga? O Rio Ave joga quase sempre pouquinho e marca poucos golos [sobretudo em casa e então desde Tomás...]. Está a fazer uma época positiva? Sem dúvida. E isso é o mais importante, mas torna mais difícil a ligação (a comunhão) dos adeptos à equipa.