19.9.19

Os teus suplentes são melhores que os meus?

A influência de um suplente num jogo pode ir muito além dos golos que marca ou que evita. Um jogo de futebol é um acto colectivo, de equipa, de equilíbrios e desequilíbrios e nem sempre o peso de um jogador é evidente.

No aspecto individual, a obtenção de golos é do mais explicito que existe em termos de influência.
Até à 5ª jornada os nossos suplentes valem um golo. Foi Ronan em Alvalade que marcou de penalty. Pode-se questionar se um golo de penalty conta, uma vez que nem foi ele que conquistou a falta. Acho que sim, que conta, até porque outro poderia falhar. 
Já os nossos adversários têm 2 suplentes a marcar: pelo Aves marcou quando perdiam já 5-0, pelo Tondela um suplente fez então 1-3.

O quadro abaixo dá-nos uma ideia geral do que acontece com as nossas substituições.


A ideia geral é que os resultados melhoram depois de o treinador mexer na equipa, já que 1ª e 2ª substituição parecem ter efeitos neutros (os resultados melhores e pioram anulam-se) e a 3ª substituição tem balanço positivo. 

Já agora, o treinador parece mais defensivo na 1ª substituição, mais ofensivo na 2ª e parece privilegiar a mudança de jogadores com características semelhantes na 3ª troca. Vale o que vale, a análise feita é apenas com base nas características e posições habituais dos atletas. Depois em campo o enquadramento táctico pode mostrar coisas bem diferentes.