16.9.19

Derrota Justa

Perdemos contra o Tondela.
Perdemos bem e por culpa própria.

Eles tiveram 5 oportunidade marcaram 4 golos. Nós tivemos 7 e marcamos 2.
Foram mais eficazes na finalização. Ou seja, uma questão de qualidade. Tiveram mais qualidade na finalização.

Tiveram tantos ou mais erros defensivos que nós. Não aproveitamos e não marcamos.
Tiveram boas jogados de ataque, tal como nós (aliás até tivemos mais), eles aproveitaram e marcaram.
Foi um bom jogo de futebol e sem casos numa tarde de domingo como sempre deveria ser.

Erros defensivos de vária ordem: posicionais no 1º, 2º golos e  erros individuais no 3º e 4º.
No primeiro a bola entra nas costas da defesa que está muito subida e não está pronta para a entrada do ponta-de-lança e depois Figueiras não acompanha o movimento do 2º jogador.
No 2º Monte não sei onde andava e quando o lateral tenta fechar já chega tarde e o avançado já ganhou a frente.
No 3º há um erro enorme de Aderlan que sendo o jogador que é não pode ter aquela falha.
No 4º a culpa é de Matheus.

Tudo isto é normal que aconteça. O anormal é acontecer no mesmo jogo.

Depois falhar golos à boca da baliza também pode acontecer. O que não é normal é que aconteça falhar 5 flagrantes no mesmo jogo.

Em termos de dinâmica ofensiva concordo com o treinador que a equipa jogou bem.
Depois, saber se neste jogo o que falhou foi a defesa ou o ataque, sinceramente acho que foi em termos de estratégia a defesa e em termos de qualidade individual na finalização.
Bruno Moreira (tal como Guedes, Hassan ou Postiga) é assobiado e de facto não é Vinícius. Mas... não é Ronan que é melhor que ele.

O treinador mexeu bem na equipa e não me parece que o problema esteja no banco. Arriscou o que podia. E não fossem Bruno e Ronan a falharem vários golos cantados estávamos a falar de um 6-4 e de um treinador que soube dar a volta a um resultado num jogo que já estava perdido.

Não perdemos pelo árbitro. Irritou-me algum tempo perdido, mas nada que se compare ao que vi noutros anos contra o mesmo Tondela ou Moreirense, Aves ou Setúbal, quando estas equipas estavam em vantagem em Vila do Conde noutros anos.
O árbitro compensou o tempo perdido na primeira parte de forma adequada.
Não houve nenhum lance capital do qual nos possamos queixar dele, apesar de a determinada altura dar a sensação de falta de autoridade.

Parabéns aos nossos jogadores pelo esforço.
Parabéns ao Tondela por ter ganho.

PS: fala-se muito na paixão e de quem ama e não ama sair antes do estádio. Cada um reage como pode e não como lhe apetece (porque isso é que é paixão); e ninguém é mais que outro para julgar o sentimento.
Fico quase sempre até um pouco depois do fim quer ganhe quer perca, mas há muita gente que também sai logo quer ganhe quer perca. Cada um é como é.
O que não me entra na cabeça é que assalariados venham dar lições de moral sobre o rioavismo de quem sempre o foi, e não apenas desde que é pago para que o seja...

PS2: por falar em vento. 2 jogos seguidos a atacar norte-sul na primeira parte em casa. 5 pontos perdidos. Algo que não é de agora e que não sei até que ponto mexe com a cabeça dos jogadores há mais anos no clube. Com a minha mexe.