2.3.09

O que me preocupa

Alguns dos nossos leitores escreveram nos comentários ao texto anterior que todas as equipas têm dias maus, de certa forma desvalorizando o que aconteceu. Gostava de pensar assim, mas infelizmente não consigo.
É que não só se esperava mais como se exigia.
Uma equipa que tem os salários em dia, que tem os prémios de jogo em dia, que até tem o pequeno almoço de borla (e reforçado...) e a que (tanto quanto se sabe) não falta nada, tem de fazer melhor. Até pode perder, mas tem de lutar, tem de morrer em campo. E foi isso que faltou - atitude, entrega, raça. E isso é difícil de explicar. A bola foi ao poste? falharam um penalti? o guarda redes adversário fez uma exibição do outro mundo? isto sim, são coisas que se explicam pelo azar. Agora o que se viu em Paços...

Não falta qualidade à equipa, falta liderança psicológica! E essa tanto terá de vir do treinador como da Direcção. Nem que seja preciso contratar um motivador (tipo psicólogo). O que não pode estar em causa é a vitória de sexta-feira.

14 comentários:

Anónimo disse...

Se bem traduzo a mensagem, o que está em causa é que se tem bom jogadores e uma má equipa (colectivo).
A ser essa a interpretação está-se perante o oposto do passado recentíssimo - falta de garra, luta, colectivo era coisa que não faltava.
Não concordo.
Acredito que foi mesmo um dia péssimo, em que nada saiu bem. E quando assim é, pouco há a fazer.
Importante mesmo são os jogos em casa e nesses não se tem falhado (excepto com o Guimarães e Belenenses, já que o Leixões está a demonstrar não ser do nosso campeonato).
Ass: Flávio Costa

Renato Sousa disse...

concordo com o jpmeneses. Num dia mau, pode-se perdoar o aumento do número de passes falhados, os remates que não acertam na baliza, mas não o facto de não se correr tanto ou mais do que o adversário.
E é nestas alturas, após se analisarem os jogos ou no final dos mesmos que se PODE e DEVE criticar a equipa, num sentido construtivo de fazerem melhor no jogo seguinte e não de os insultar durante os jogos, senão quem os insulta passa a ser co-responsável pelos erros que os jogadores cometem.

Penso que faltou um pouco mais de entrega em geral, e essa garra que faltou consegue muitas vezes superar os "dias maus".
Também defendi, sobretudo na era João Eusébio, que o treinador não tinha capacidade de motivar os jogadores, pensei, e continuo a achar, que nesse aspecto o Carlos Brito tem outras capacidades, aliás já demonstradas anteriormente no Rio Ave. Só espero é que esse efeito psicológico, não seja anulado por outros factores, como a eventual incompatibilidade com alguns jogadores que por vezes se fala e que eu espero bem que não seja verdade.

FORÇA RIO AVE!

João Paulo Meneses disse...

Sim, também há aqui um teste ao treinador; à sua capacidade de liderar (no sentido pleno da palavra)

Anónimo disse...

Eu penso que realmente no elenco directivo não haverá ninguém com perspicácia suficiente para gerir o plantel e daí eu perguntar, será que foi feita uma oscultação no re ferido balneário acerca do regresso do CB?

Anónimo disse...

Tambem concordo com jpm , jogadores que têm ordenados em dia , premios em dia e pequenos almoços pagos todos os dias têm que dar mais, muito mais. Agora tambem vos digo que esta derrota tem as duas maos do carlos brito ai isso tem .

João Paulo Meneses disse...

caro «Luis», o balneário não tem de ser auscultado sobre o treinador - até porque muitos não o conhecem, outros gostam muito e outros não gostam nada; haverá no plantel dois ou três jogadores que talvez não gostem de Brito; acho que por aí não vamos lá.
Quanto ao que diz o «Pedro», sobre a derrota ser da responsabilidade do treinador, eu - que lhe dei nota zero - gostava de discordar (pelo menos em parte). Deixo à sua consideração: se Candeias não «factura», a culpa é só de CB? Se a equipa não remata mais à baliza, a culpa é só de CB? se Chidi, outra vez isolado frente ao guarda-redes, não marca, a culpa é só de CB? Se Delson errou mais passes do que acertou a culpa é só de CB? Ele não pode mudar meia equipa, certo?

Anónimo disse...

Aos entendidos: gostaria que me explicassem como é que os avançados do RA podem marcar golos se o meio campo não os serve convenientemente, se a bola não chega lá à frente nas melhores condições? Que luxo é este de afastar Livramento da titularidade?
Que adianta «colocar a carne toda no assador», avançados e mais avançados, se a bola não chega lá, graças a um meio campo exageradamente defensivo? Independentemente do que quer que haja entre CB e Livramento, o RA não pode sair prejudicado...

Anónimo disse...

Livramento a titular já, é o unico criativo desta equipa, como pode CB prescindir dele?

Equipa para sexta, que já de devia ter sido a de sábado, contra o Paços de Ferreira:
Paiva
M.Lopes, Gaspar, J.Humberto, Silvio
A.V.Boas, Niquinha, Livramento
Candeias, Yazalde, F.Coentrão.

1 - O Edson é muito fraco (pelo que vi no jogo frente á Académica).
2 - O Delson continua muito aquém daquilo que sabe e ainda por cima anda a passo em campo.
3 - Decididamente o Livramento tem que jogar sempre, neste momento acho que estes três fazem o melhor meio-campo do RA.
4 - O R.Matias já devia ter saido da equipa há muito.
5 - O Henrique, Ronaldo e o Wires, podem ir embora pois passar o jogo com a Académica a dizer mal dos colegas de equipa junto com o Danielson, não pode ser...quando eles estão em campo rio-me Eu deles com o que fazem em campo.
6 - O banco deve ser composto por: Mora, F.Faria, Tarantini, Evandro, Delson, P. Moutinho.

FORÇA RIO AVE, ESTAMOS CONTIGO

O CATIVO

João Paulo Meneses disse...

caro «O Cativo», isso é uma acusação grave aos três jogadores citados; tem a certeza absoluta?

Anónimo disse...

Até tiveram para ouvir durante o jogo...nem sei como é que me consegui aguentar, o mais contido e que até os mandava calar era o Ronaldo talvez por ser o mais velho...sendo que quem os picava até era o Danielson, que até com o modo de correr do F.Coentrão gozou...talvez tenham aqui uma lição para a vida, e se tornem mais maturos pois revelaram uma grande imaturidade.

O CATIVO

Anónimo disse...

danielson era dos mais odiados dentro do balneario , para alem de ser um puxa saco era um autentico cancro. quanto aos outros nao me surpreende é tipico de brasileiro e ja nao é de agora no rio ave ha longos anos que isso acontece e acreditem que sei o que digo .

Anónimo disse...

"Deixo à sua consideração: se Candeias não «factura», a culpa é só de CB? Se a equipa não remata mais à baliza, a culpa é só de CB? se Chidi, outra vez isolado frente ao guarda-redes, não marca, a culpa é só de CB? Se Delson errou mais passes do que acertou a culpa é só de CB? Ele não pode mudar meia equipa, certo?" COITADO DO CB NAO TEN CULPA DE NADA, ATE ESTA A FAZER UM FAVOR AO RA.

Anónimo disse...

Deram ao carlos brito muito mais do que deram ao eusebio , por isso é obrigado a fazer mais muito mais .

Anónimo disse...

Deixem o «falecido» em paz!!!