2.11.08

(Sporting) Eu queria mais (e era possível)

Na estratégia de João Eusébio não há margem para erro. Um erro, como o que foi cometido, não permite reviravoltas. Está provado que o Rio AVe sabe jogar para o empate nestas circunstâncias, mas tem muita dificuldade em ir atrás da desvantagem.
Contra o Paços de Ferreira? Contra o Paços o Rio AVe teve aquilo que ontem faltou: ousadia, explosão, tudo ou nada. Dir-se-á: o Paços não é o Sporting. Respondo: o Sporting tinha menos um jogador.
Ou seja, gostei da nossa primeira parte, não gostei da segunda.
No recomeço da segunda disse ao Gil que aqueles onze, naquele desenho, não seriam capazes de marcar ao Sporting. Não só se confirmou, como foi o pior período do Rio Ave.
É nisto que critico (mais uma vez) Eúsébio: a falta de ousadia nas substituições. Podia ter surpreendido o Sporting, podia e devia ter arriscado mais, logo no recomeço. Perder por 1 ou por 3 é igual, desde que se tente ganhar. Fiquei com a sensação de que podíamos ter feito mais. Tarantini? Claro que se ele tivesse marcado provavelmente não diria isto, mas pareceu-me uma substituição falhada. Também me pareceu estranho o facto de os três suplentes terem entrado separados por alguns minutos (às pinguinhas).
Em resumo, o Sporting joga muito pouco (para os jogadores que tem, não para o treinador) e o Rio Ave perdeu uma boa oportunidade de pontuar. Sobretudo depois de ter mais um jogador.
Miguel Lopes fez uma extraordinária primeira parte, mas desapareceu na segunda, Gaspar está numa forma que Carlos Queirós deveria ver e Sílvio fez o seu melhor jogo em Vila do Conde. O ataque continua a ser o nosso grande (único?) problema e quando o meio campo não está inspirado (não foi dia de Livramento, Evandro e Niquinha), as coisas não funcionam.
Para Eusébio 2, pelas razões expostas acima.

PS - força Bruno Mendes; um deslize desses acontece a qualquer um.
PS1 - pode ser um exagero da minha parte, mas verdadeiramente só há um clube nacional em Portugal, o Benfica. Depois há grandes clubes regionais (Sporting ou FC Porto) e pequenos clubes regionais (Belenenses, Académica). Mas mais vale ser um grande clube local, como o Guimarães ou mesmo o Braga.

4 comentários:

Anónimo disse...

A ma exibiçao explica-se tambem pelo facto dos jogadores estarem a sentir na pele a saida desta direcçao!

Força Rio Ave

Anónimo disse...

PERDEMOS BEM, MAS BEM FEITO PARA O BRUNO MENDES.A ERRAR QUE FOSSE ELE, QUE É 1 MAU COLEGA E 1 AUTÊNTICO CANCRO NO BALNEÁRIO.EU SEI DO QUE ESTOU A FALAR, PQ SÃO OS PRÓPRIOS COLEGAS QUE O DIZEM.ATÉ LHE CHAMAM RESINGÃO.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 9:52, não levantemos aqui polémicas, a equipa precisa é do nosso apoio, independentemente dos erros deste ou daquele jogador!
Vamos mas é apoiar o Rio Ave! O Bruno Mendes n teve bem, mas isso acontece aos melhores!

Ricardo S.

João Paulo Meneses disse...

bem, resingão é uma coisa (até pode ser um tratamento carinhoso); «cancro do balneário» outra muito diferente; se é um cancro do balneário não o tratariam por «resingão» mas por uma coisa bem pior!