14.4.19

Nuno Santos e o Homem de que toda a gente fala


O jogo contra o Vitória, não sendo muito bem jogado, trouxe-nos uma vitória merecida e importante.
Mudança de comportamento de treinador, jogadores e até adeptos é de realçar.

O jogo:

1º ponto.
A coragem do treinador correspondida com atitude dos jogadores. Arriscou e ganhou.
Fez 5 mexidas e todas resultaram:

-Junio altamente criticado no início da época fez o melhor jogo pelo Rio Ave. Parece-me até mais agressivo que Nadjack a defender. E parece-me mais magro que o no início da época.

-Bore tem um nível alto. E ter Semedo ao lado ajuda muito.

-Gabriel não fez um grande jogo mas não falhou tanto como tem falhado, parecendo até confiante na hora de partir para cima no 1 para 1... até um cabrito tentou...

-Dala dá velocidade na zona central do ataque e não tendo grande estampa física tem boa finta curta, o que dá mais problemas a centrais que são agressivos mas duros de rins.

-Nuno Santos... falo nele abaixo.

-As saídas: destaque para a de Galeno. Tinha sido sempre titular com Ramos. Hoje sentou-se. Entrou e pareceu  adormecido? ou nervoso para reconquistar o lugar? É que até passou mais tempo na nossa área que no meio-campo adversário... Parece-me penalti - mas já vi semelhantes a nosso favor a não serem marcados.

2º ponto
A subida de nível dos que têm andado lá dentro:

-Léo fez um jogo seguro. O penalti cometido no último jogo em casa não terá passado de um erro circunstancial.

-Semedo mais agressivo e mais concentrado, sem medo de fazer faltas e aproveitando quando os adversários ainda estavam de costas o que o poupou aos cartões - inteligente. (embora tivesse tentado inventar numa jogada ... mas isso parece ser crónico).

-O meio campo do ano glorioso das Taças com Felipe Augusto, Tarantini e Diego esteve bem e esclarecido. O único que esteve um pouco abaixo foi Diego parecendo-me em determinados momentos do jogo um pouco desconcentrado. De resto, todos eles bem posicionados sempre e com rápida reacção à perda de bola, alternando momentos de pressão mais alta ou mais baixa conforme o momento do jogo e sempre em sintonia os 3. Mais rápidos que o habitual a virar o flanco do jogo e com menos perdas de bola "estúpidas" que o habitual.

3º ponto:
O homem que deve ser o gajo mais influente do campeonato. O jogador que de todas as equipas se destaca quando joga em grandes estádios e com equipas que têm um número de adeptos acima da média. Foi o mais assobiado em Guimarães, no Dragão e na Luz. Tão assobiado como ele em Braga só André Pinto quando lá jogou pelo Sporting. Além disso foi também o mais assobiado em casa contra o Vitória e contra o Sporting na primeira volta.
É perseguido pelos árbitros, sendo mais fácil mostrar-lhe um amarelo a ele do que a outro qualquer. Aliás, leva pancada e não são marcadas faltas sobre ele, mas por cada falta que faz parece que leva amarelo.
É também o mais perseguido e atacado pelos próprios adeptos nas redes sociais, sendo que hoje até ouvi uns assobios para ele do nosso lado na bancada.
Sem dúvida que ele é importante. Quem mexe com tanta gente só pode ser importante e especial.
E pelo que vi hoje vou reforçar o que venho dizendo. Tem outro nível. É um jogador com predicados muito acima da média na nossa equipa e hoje voltou a estar muito bem, não só a defender, mas também nas arrancadas, levando a equipa para frente, sendo fundamental no segundo golo e com a inteligência de ter feito 2 faltas durante todo o jogo, para não nos deixar com 10 mais cedo. Porque cada vez que toca nas bailarinas do berço vê amarelo.
Depois perdeu a cabeça... mas até eu na bancada perdi... e não foi só por isso.

4º ponto
O grande destaque do jogo:
NUNO SANTOS
TOP TOP TOP.
Grande regresso à titularidade. Grande jogo. Grande remate na primeira parte. Grande golo na segunda. Defendeu. Atacou. Foi influente. Contagiou a equipa. Contagiou as bancadas. Acabou morto, mas nunca deixou de estar disponível para a equipa.
FANTÁSTICO.

Notas finais
Arbitragem:
Últimos 3 jogos. 3 penaltis contra nós.
Mais uma expulsão.