3.4.19

Concorrência

O G15 reuniu-se  para debater a reintegração do Gil Vicente na I Liga, cumprindo uma sentença judicial e deliberações da FPF e da LPFP.
Parece quase certo que a reintegração se fará já na próxima época desportiva, o que a acontecer, era o que todos já prevíamos, fruto da descida nesta época de três equipas e subida de duas.
Acontece que, nesta altura do campeonato, a faltar sete jornadas, dirigentes de equipas que  correm o risco de serem despromovidas, sentem-se afetados pela deliberação da descida de uma terceira equipa, a antepenúltima classificada. 
E pretendem ver acautelados esses "prejuízos". Presume-se que a reparação será financeira. 
Isto é o antepenúltimo classificado da I Liga é afetado por descerem 3 equipas, ao contrário do que é normal, descerem apenas 2 equipas. Mas esta alteração regulamentar não foi aprovada antes de começar a presente época? Os dirigentes não sabiam quando a época começou que iriam descer 3 equipas?
No caso de haver compensações ao antepenúltimo classificado, não se estará a promover uma concorrência desleal  na próxima época, beneficiando um competidor com uma indemnização, prejudicando todos os demais que não terão acesso a esses fundos, logo terão menos poder económico?
Não se vai criar mais um caso no nosso triste futebol, em vez de se resolver um?
Dá para refletir.
PS: Não nos devemos esquecer que a última descida do Rio Ave à II Liga, deu-se também num ano em que desceram três equipas, o Rio Ave foi antepenúltimo classificado e não foi ressarcido de nada. Teve que lutar, até ao último minuto do campeonato, em pé de igualdade com as outras equipas para subir de divisão.