3.12.18

Esta equipa de Keizer é mais ofensiva.

O Rio Ave não é certamente  o Qarabag, tem melhor equipa, digo eu.
Mas depois de ver este Sporting frente ao Qarabag, deu para perceber que KEIZER mudou muita coisa, e é muito mais ofensivo.
Pontos fortes:
Sistema de jogo, mudou para 4-3-3, onde se realça Gudelj como único médio a jogar a frente dos centrais, o Sporting abandonou o duplo pivô, quando é preciso mais gente no meio campo, é Bruno Fernandes quem baixa para junto de Gudelj.
Entrada de Wendel, parece de facto um jogador superlativo, e que pode fazer a diferença, é rápido, e tem características que se encaixam num futebol de transições rápidas.
Futebol a 2 toques, no jogo com o Qarabag percebeu-se que apenas Nani, e Bruno Fernandes, davam mais que 2 toques na bola, os outros apenas davam 1 ou 2 toques. Isso normalmente transforma o jogo num jogo muito rápido(estilo holandês), mas também obriga  os jogadores a correrem muito mais para darem linhas de passe. Isso pode provocar um desgaste maior na equipa.
Foram pelo menos 3 os golos em que o Sporting colocou 6 jogadores em zona de finalização.
Muitos golos, concretização acima da média, mesmo percebendo que este Qarabag é muito fraquinho.
Pontos fracos:
Este sistema de jogo, pode funcionar bem com clubes mais pequenos, mas se o Sporting defrontar uma equipa que consiga explorar bem as costas da sua defesa em velocidade pode ser um problema. Vi muitas vezes um espaço muito grande entre os médios do Sporting e a sua defesa, esta situação pode render muitos calafrios ao Sporting esta noite, se o Rio Ave as souber aproveitar. O sistema de jogo provoca grande desgaste na equipa, principalmente nos médios de transição  (Bruno fernandes e Wendel).
Diaby, dos novos que entraram, como ala não gostei, mas como ponta de lança marcou 2 golos, após a saída de Bas Dost!
O lado direito da defesa, Bruno Gaspar  parece-me ainda muito verde, acredito que Galeno esta noite lhe vai fazer a vida difícil.

Ficam as perguntas:
- Quem vai ceder em termos táticos, o Rio Ave, vai abandonar o duplo pivô, invertendo o triângulo do meio campo fazendo subir Jambor,  ou o Sporting vai jogar com Bruno Fernandes  mais recuado, mais próximo de Gudelj? 
- E quem vai jogar a ponta de lança no Rio Ave? Dala ou Vinicius? Acho que este jogo tem as características ideais para DALA... A ver vamos! CORREÇÂO: Dala não piode jogar por estar emprestado pelo Sporting

Uma coisa me parece certa, o jogo vai ter golos, o Rio Ave é por natureza uma equipa ofensiva, e não me parece que este Sporting depois de saber dos resultados do fim de semana queira perder pontos em Vila do Conde, logo terá que marcar.
O jogo vai ser difícil para ambas as equipas, o Rio Ave quer ganhar porque foi alcançado pelo Guimarães, e por isso quer voltar a isolar-se no quinto lugar, e o Sporting porque quer voltar ao 2º lugar. Esperemos que seja um bom jogo e que o nosso Rio Ave ganhe!