21.4.10

Um pequeno clube mas não um clube pequeno

Como penso que os leitores sabem, tenho orgulho em ser do Rio Ave. Aceito sem problemas que somos um pequeno clube, mas já não gosto quando nos tratam como um clube pequeno (é um exercício interessante tentar explicar a uma criança porque é não somos todos do Benfica...). Pior ainda é quando somos nós próprios a apoucar-nos.

Vem isto a propósito de uma (pequena, é certo) tradição que infelizmente se repete ano após ano e que, provavelmente, se irá repetir este ano: aproveitando o jantar de aniversário do clube (que este ano é no dia seguinte ao fecho do campeonato), o Rio Ave premeia um jornalista que acompanhe de perto a realidade do clube. Como tenho tentado explicar, alguém está a ver o Benfica, o Sporting ou o FC Porto a fazer uma coisa destas? Ficava mal visto o clube e o próprio jornalista! O jornalista premiado não fez mais do que a sua obrigação (já é diferente premiar aqueles que se destacam por ajudarem o clube a crescer: a minha sugestão passa, por exemplo, por distinguir aqueles sócios que mais novos sócios angarariaram na recente campanha).

PS - no programa de comemorações do ano passado houve uma boa ideia muito mal concretizada. É pena que não se repita, ainda que noutros moldes.