15.2.10

Ainda sobre a acreditação para a UEFA (V)

Desenvolvimentos:
- «O clube tomou a opção de não se inscrever atempadamente, uma vez que "seria muito complicado ficarmos nos cinco primeiros lugares", explicou António da Silva Campos, presidente da Direcção, afirmando ainda que, caso o Rio Ave atinja a final da Taça de Portugal, "logo se verá como se interpretam" os regulamentos que falam numa inscrição "a título excepcional". "Vamos jogar com o FC Porto as meias-finais e depois veremos, mas lembro que o objectivo do Rio Ave esta época passa pela permanência e ainda temos que assegurá-la", completou o dirigente»;
- «O técnico Carlos Brito, na antevisão ao jogo com o Nacional, revelou "não fazer a mínima ideia" sobre a não inscrição da equipa nas competições europeias da próxima época, "apenas o que saiu nos jornais"»

O meu comentário:
1) explicação fraquinha de ASC; pelos 2500 euros não foi de certeza; pelo trabalho que daria a preencher também não, porque em anos anteriores a inscrição fez-se; por descuido?
2) tenta a inscrição a título excepcional parece fora de hipótese, mas veremos (parece mesmo que fomos apanhados com as calças nas mãos!);
3) a resposta de Brito parece-me ser indiciadora de alguma incomodidade;
4) ainda bem que ontem, na Madeira, os jogadores deram uma resposta positiva ao caso;
5) O silêncio [na não utilização do site para esclarecer os sócios] foi uma opção lamentável; assumia-se o erro e pronto.


A propósito, outro leitor (Alexandre Saraiva Dias) contactou-nos via email; eis um excerto da longa mensagem: «A minha satisfação para com o desempenho da actual direcção é total: armou uma equipa ganhadora e tem todo o mérito nesse trabalho. Espero que, em comunhão com os sócios, trabalhem juridicamente na viabilidade do «enquadramento de excepção» quanto antes – não vamos esperar pela eliminação do Porto! – e que viabilizem a vontade dos sócios (se para tal for necessário faça-se aprovar em Assembleia-geral) de inscrever o nosso Rio Ave no próximo mês de Dezembro»