21.9.08

3ªj - Porto - Mais um

Estou convencido que amanhã e nos dias que se seguirão, vamos ouvir muitos portistas dizerem que pontuámos porque eles não jogaram nada e que não tivemos mérito. Eu até aceito que o campeão jogou muito mal na primeira parte e que na segunda ficou muito áquem do que seria de esperar de uma equipa candidata ao título. Mas com o mal deles podemos nós muito bem e se são mesmo candidatos então que tratem de o mostrar porque esta noite não foram capazes de ser melhores que nós.

A receita foi a mesma que contra o Benfica, solidariedade, empenho, concentração, coesão a defender. Fomos talvez mais curtos no ataque, mas mesmo assim fomos uma equipa competente a jogar, a trocar a bola, a não deixar o adversário fazer o que queria. E chegámos, a olho nú, a ter mais posse de bola. E quando eu esperava que o Porto sufocasse nos últimos 10 minutos, o Rio Ave soube sofrer e equilibrar. O Porto já tinha gasto as balas todas, os postes não contam como golo e Paiva fez o resto.

Os jogadores
Há uma mão cheia de jogadores que levam notas altas no jogo de hoje. Gaspar, Bruno Mendes, Sílvio, Vilas Boas. De 0 a 5 levariam 4, mas há dois que para mim se destacam e são Delson e Paiva. O brasileiro mostrou um pulmão impressionante, o guarda-redes defendeu tudo, pelo menos aquilo que ia para a baliza. Voto em Paiva como o melhor.

O treinador
Eusébio surpreendeu com a inclusão de Niquinha e Chidi, mas acertou em cheio, porque pelo menos em relação ao jogo com o Benfica, o Rio Ave não perdeu qualidade. Quanto às substituições, acho que Eusébio esteve muito bem também, sobretudo nas duas primeiras opções. Na terceira opção não concordo tanto, mas aceito. Eu tirava Miguel Lopes, colocava Wires. Mas a equipa refrescou-se e foi capaz de no final do encontro passar sem grandes dificuldades pela pressão do adversário. A equipa esteve curta, mas compreende-se. Eusébio leva 4. Agora precisa de manter a motivação em cima para adversários menos poderosos.

Sem comentários: