22.7.19

Plantel estável mas inacabado

O Rio Ave apresentou aos sócios no passado sábado um plantel com 25 jogadores.
Destes apenas 4 são reforços. Strkalj, Pawel Kieszek, Carlos Mané e Pedro Amaral.
Ao contrário do ano passado nota-se logo aqui alguma estabilidade. O 11 base teve perdas, mas a base do plantel permanece.
De referir que na época passada as coisas correram de tal forma que utilizamos 33 jogadores só na Liga NOS.
Esta época espera-se algo diferente, mais consistente.

Na baliza parece que estamos resolvidos. Saiu Leo e chegou outro para ser titular.
1º Pawel Kieszek
2º Paulo Vitor.
3º o eterno Carlos Alves (não vai passar disto?)

Na lateral direita um homem supostamente a mais: Junio, Nadjack e Costina. Já cá estavam todos.
(o último que espero que não seja só para fazer número, até porque pelo que vi do Euro sub19 até agora está pronto para chegar e jogar logo porque é melhor que estes 2).

Centrais -  perdemos o melhor: Ruben Semedo.
Aguardam-se novidades e é a principal prioridade quanto a mim.
Temos:
Nelson Monte que sem lesões espero que faça uma época mais consistente e ao nível do que vimos fazer com Miguel Cardoso.
Borevkovic espera-se que continue a evoluir porque tem futuro.
Messias continuo sem perceber muito bem se tem ou não qualidade para o Rio Ave... acho que lhe falta ali qualquer coisa.
Depois temos Bianchi e Filipe Almeida, sendo que não nos devemos esquecer de Kelechi. 
Se não vier ninguém, passará a solução por integrar um destes no plantel?

Laterais esquerdos Matheus ficou. Saltaram Coentrão e Figueiredo. Arrumou-se Tiago André.
Veio Pedro Amaral. Vi 2 jogos contra o Vitória e Santa Clara. Vi um lateral a ser ultrapassado com facilidade e a envolver-se bem no ataque... Mas isso Tiago André também fazia, ou não?

Meio Campo Filipe Augusto não casa com Jambor. Não se entendem. E se acrescentarmos Diego então temos um meio campo em que só um tem capacidade defensiva. Diego nunca foi um trabalhador incansável, mas o que dá em termos ofensivos compensa essas debilidades... Já Jambor, tem de começar a dar às pernas para trás como dá para a frente, senão mais vale manter o trio FA, Tarantini e Diego. Com Vitó e Joca temos 6 médios. Se Joca terá algumas hipóteses de rodar com Diego ou até por vezes encostar na esquerda... Vitó parece não ter muito espaço, até porque desperdiçou a oportunidade frente ao Vitória e contra o Santa Clara pouco acrescentou. O ano passado escrevi que Vitó era o melhor dos sub 23, mas havia 2 ou 3 com mais hipóteses de jogarem na equipa A se subissem. A razão é mesmo esta: temos qualidade no meio-campo que noutros sectores não existem (nas laterais por exemplo).
Perdemos Dala - para uns médio, para outros avançado. Era um joker. Resolvia. A verdade é que perdemos. E não há outro com essas características.
Entroncando nisto:
há ainda a possibilidade de Diego fazer o que fazia Ruben Ribeiro na esquerda há 2 anos e ter Joca ou até Mané a "10".

Extremos
Não há Galeno.
Despachamos Carlos para o Santa Clara e ficamos com Murilo... opções...

Havia a dúvida do canhoto na direita ou ao contrário. Parece que vai ser mesmo de pés trocados embora com mais flexibilidade para variações durante o jogo do que com Miguel Cardoso.
Posto isto:
Nuno Santos tem de subir de forma, mas em circunstâncias normais joga sempre.
Gabrielzinho é mais do mesmo. Tanto faz um jogaço como a seguir nem se dá por ele em campo. Essa inconsistência é um factor de instabilidade grande. Veremos se arranca.
Murilo é um jogador que apesar de ser apreciado por alguns adeptos creio que não acrescenta. Aliás, gostei muito mais da disponibilidade de Jaime e do que Jaime fez do que de Murilo frente ao Santa Clara. Até gostei mais de Carlos que passou para o adversário após se desvincular do RAFC.
Mané jogava a extremo no Sporting... mas poderá ser o novo Dala, conforme escrevi em cima? Quem sabe. No 1 para 1 é em teoria o melhor jogador. Veremos se recupera a magia que fizeram dele há 4 anos atrás uma esperança do futebol português.
O que é feito de Damien? Ele que fez um arranque a marcar na Liga Europa, Taça da Liga e Campeonato o ano passado? Não mereceria nova oportunidade?

Avançados:
Não há Carlos Vinicius.
Bruno Moreira será (se não chegar ninguém melhor) titular.
Depois há Ronan, Strkalj e Said. Temos a possibilidade de em algumas circunstâncias de jogo e mediante necessidade ter Strkalj ou Said a jogar a partir de uma das alas removendo um extremo ou então numa alternativa mais arriscada ainda jogar com 2 destes 4 na frente prescindindo de um médio.
Depois de um central, será oportuno procurar um matador de créditos firmados.

Creio também que qualquer entrada tenha de implicar uma saída. Não faz sentido ter um plantel com mais de 25 jogadores (como se viu na última época) e ter ainda sub23.

Se todos estivessem disponíveis e a jogar o que sabem neste momento o meu 11 seria:

Pawel Kieszek

Costinha
Bore
Monte
Matheus

F. Augusto
Tarantini
Diego

Mané
Nuno Santos
Moreira.

PS: vi no último jogo Matheus jogar 10 minutos à frente de Amaral. Gostava muito mais de ver isso do outro lado. Não gosto nada de Nadjack a defender, mas acredito que podia ser uma mais valia como extremo direito no nosso plantel. Será por isso que temos 3 laterais direitos?

PS2: Reforço prioritário: Central (o ano passado tivemos o guarda-redes com mais defesas no campeonato e mesmo assim sofremos 52 golos. Se a culpa não era dele era da defesa... claramente...). Outras necessidades: Ponta-de-lança (matador) e um trinco à moda de Wakaso ou Pelé. Eventualmente mais um extremo. Se se proporcionar ter um jogador melhor do que aqueles que temos noutra posição, claro que ninguém o vai mandar embora.