29.7.19

Venham eles... agora a sério


Após uma pré-época pouco conseguida (pelo menos a nível estatístico) e com um início de campeonato com adversários directos e que nos ganharam nesses mesmos jogos de preparação, acredito que haja alguma apreensão para este início de campeonato.
O primeiro jogo será contra o Vitória.
Quando jogarmos, já têm 3 jogos oficiais nas pernas (se passarem como tudo indica para a próxima pré-eliminatória da Liga Europa), pelo que estão numa fase mais adiantada da preparação e portanto, teoricamente mais capazes para competir.
O Vitória venceu-nos 0-1 no jogo de preparação.
Ambos os clubes trocaram de treinador, mas mantêm a base do plantel.
A nossa vantagem será o facto de o jogo se realizar entre as duas mãos da possível terceira pré-eliminatória que o Vitória possa eventualmente fazer.
Outra vantagem nossa será manter o que nos fizeram o ano passado. Quando nós estávamos teoricamente mais preparados… perdemos fora em Santa Maria da Feira na primeira jornada da última temporada. Mas olhando para o exemplo do Feirense… prefiro perder o primeiro jogo, do que em 2020/2021 ver o Rio Ave FC na 2ªLiga.
Posto isto: neste momento o Vitória é favorito para o jogo em Vila do Conde na primeira jornada.

Quanto ao Famalicão, mudou tudo… menos Miguel “Jorge Mendes” Ribeiro.
Mudou de treinador, mudou de jogadores e montou um plantel do circuito Gesti…  com jogadores do Atletico Madrid, Benfica, Wolves, Valencia ou West Ham.
Vai em 18 reforços… Onde é que eu vi isto o ano passado?
João Pedro Sousa poderá ter para os lados de Famalicão o efeito que José Gomes teve com o arranque da última época em Vila do Conde? Pode e isso é mau... Contudo, também pode dar "tremideira", como aconteceu por aqui...
Mas em Famalicão, mesmo fora e sendo para eles um jogo importantíssimo pois será o primeiro em casa na 1ª Liga em muitos anos acredito que a nossa resposta poderá ser melhor, porque teremos mais tempo e assim jogadores mais preparados e entrosados naquilo que são as ideias do treinador, já que temos a vantagem de ter o plantel com base do ano transacto. Eventualmente mais um ou outro reforço que nos possa dar segurança defensiva… que neste momento não há.
Venceram-nos é verdade. Mas, até lá faltam 3 semanas.

Apreensão sim… ansiedade também… e confiança não estando no pico, também não há razões para estar no fundo.
6 pontos contra adversários directos davam um jeitaço. Eram 6 pontos para nós... mas também 3 pontos que faltariam a cada um deles.