7.11.18

10 Anos de Presidente, e alguns de ciclismo…


Falar de António da Silva Campos  (ASC) para mim é um pouco estranho, porque pouco ou quase nada convivi com o Presidente do Rio Ave, mas ao mesmo tempo é fácil, porque estou de fora, porque comecei a apreciar o seu valor mais pelo resultado dos seus mandatos,  do que pelo que os outros(oposição) dizem. Confesso que nem sempre estive em acordo com as suas opiniões,  ou atos, mas confirmo que estive na sua maioria de acordo, gostei sempre da sua iniciativa, da clareza, e dos resultados, das propostas. Pode-se não gostar do estilo, que é ao jeito do (e desculpe-me a franqueza)  construtor civil dos anos 80, (rude, direto, curto, aqui até acho que evolui muito para melhor), mas acabamos quase sempre por gostar de ver a sua palavra a ser cumprida mesmo quando o prejuízo pessoal é evidente. Ao longo destes 10 anos o nosso presidente, deu provas de carácter, honestidade, liderança, organização, perspicácia, e frontalidade, demonstrou também ser capaz de ser agregador e  conciliador em momentos difíceis, foi capaz do nos proporcionar momentos absolutamente inesquecíveis, o apuramento para a Liga Europa, e aquelas finais nas taças, deram-nos momentos, e anos de alegria com o orgulho do tamanho da “correção”. Repito, todos sabem que nem sempre estive de acordo com as suas decisões, algumas mereceram a minha critica mais extemporânea,  mas também sabemos todos que é sempre muito mais fácil estar deste lado, quando nos sentamos à frente de um qualquer computador ou microfone, e  “botámos faladura”, a seguir publicámos no blog ou no face, e prontos ficamos à espera de “clicks” e de gostos… Dormimos descansados, e redirecionamos os nossos objetivos para a próxima crónica ou critica. Mas com o Presidente do Rio Ave, não é assim, aposto que os problemas que o nosso clube dá, dão, quase sempre lugar a insónias, é preciso sempre muito trabalho profissionalismo e muita dedicação. E se existiram criticas a fazer nestes 10 anos a ASC, sim porque elas existem(existiram), penso que a par delas haverá também muitos elogios ao trabalho desenvolvido. E o maior elogio que posso  fazer a ASC por estes 10 anos, é sem dúvida alguma, o trabalho desenvolvido, o de ele ter tido a capacidade, de equilibrar financeiramente o clube, de o estabilizar na 1ª liga, e de desportivamente nos proporcionar tantas alegrias, nunca nenhum outro presidente foi capaz de o fazer, e aqui,  é mesmo muito fácil compararmos.

Muitos já não se lembram do Passado do nosso Presidente, à frente dos destinos  da União Ciclista de Vila do Conde, foi por lá que ASC chegou dirigismo desportivo, por isso ASC estará a fazer muito mais anos que 10 anos no dirigismo desportivo, mas  no Rio Ave, como presidente  são efetivamente 10. Lembro-me de estar apenas uma única vez  cara a cara com ASC, foi durante uma volta a Portugal em Bicicleta, num jantar de confraternização após uma vitória na etapa, penso que em 2007, eu e o Vidal acompanhamos a equipa da ASC. Desde esse momento  percebi ter o chamado líder "natural" à minha frente, e que se ele quisesse poderia tornar-se num grande presidente, o tempo (11 anos) veio confirmar isso mesmo, foi por isso, que foi sempre muito fácil para mim acompanhar à distância(Inglaterra) a “obra” de ASC, era quase sempre para falar de sucesso, para falar de alegria, e isso deixava-me realmente muito contente e feliz
Amar o Rio Ave, é sofrer, é alegria, é vontade, é desejo, é perder, é ganhar, é simplesmente querer mais, e eu acho que ASC quer mais…  Eu da minha parte só tenho a agradecer pelo que fez pelo nosso clube, espero sinceramente que continue, que queira mais, e que se torne ainda maior, pois com sua grandeza, de certo que também o nosso clube será muito maior.

Presidente, muitos Parabéns!

…E venham mais 10, a Liga Europa, a Academia, a nova Sede, a nova Cobertura da bancada,  o nosso titulo (taça de Portugal), o 4º Lugar...!

PS: Corrigi o facto de me ter confundido, ASC foi dirigente da União ciclista de Vila do Conde, e não do Rio Ave conforme referi inicialmente.