6.8.17

Os milhões explicados (detalhadamente!) por ASC

O melhor estava guardado para o final!
Quando pensava que vinha para casa com muitas dúvidas por esclarecer relativas aos negócios deste verão, ASC pediu a palavra e disse basicamente tudo. [teoricamente não é de elogiar quando nos limitamos a fazer o que deve ser feito, mas, tendo em vista a prática habitual, o que aconteceu esta manhã é inovador e merecedor de elogios!]

Sucintamente (porque não consigo reproduzir tudo nem há espaço), eis o que disse ASC:
- Ederson: depois dos acertos que eram necessários fazer (comissões, direitos de formação, etc), o Rio Ave ficou com 10 milhões. O Benfica vendeu-nos dois jogadores (100% dos direitos desportivos no caso de Nuno Santos e 50% no de Pelé) por 5 milhões (e não 6,5 milhões). Receita líquida da venda de Ederson para a nossa conta bancária: 5 milhões, a pagar em três prestações (agosto de 2017, 18 e 19). O Benfica não tem qualquer direito de preferência na recompra dos jogadores, disse ASC.
- Roderick: o Rio Ave tinha 50% dos direitos, o Benfica o restante. 1,5 milhões para cada parte a receber em duas prestações (agosto de 17 e 18). Mas o Benfica paga sempre 10% à Gestifute, só não percebi se já estão descontados no milhão e meio.

- Krovinovick: 3 milhões na venda ao Benfica, mas o Rio Ave só tinha 50%. Se bem percebi, o Rio Ave vai receber ou já recebeu cerca de 1,2 milhões.

Há ainda Jebor (vendido por 380 mil euros) e Wakaso, por quem o Lorient pagou 500 mil euros (em 2 prestações).

Relacionado com isto: ASC disse no final que o Rio Ave só tem dois jogadores emprestados no atual plantel: Yuri Ribeiro e Geraldes. Marcão, Barreto e Karamanos estão emprestados mas o Rio Ave tem opção de compra (em percentagens acima de 80%), o que pode garantir uma receita futura, havendo clubes interessados. [ainda mais uma novidade: o Rio Ave tentou tudo para recuperar Diego Lopes, mas o ordenado que o jogador recebe mensalmente é incomportável para o nosso Clube]

Antes já o presidente do Conselho Fiscal, Carlos Costa, tinha afirmado: "aqui não há que ter dúvidas" com "os bons negócios que esta Direção fez".  ASC: "vocês têm de confiar na Direção".

(o meu comentário: mantenho aqui o que escrevi em tempos. 5 milhões por estes dois jogadores é muito dinheiro. Pode parecer que estou a por em causa o seu valor, mas vejo a questão pelo lado do Rio Ave que nunca pagou tanto por um jogador nem tem, aparentemente, capacidade para tal. Imaginando que Nuno Santos custou 2,5 e Pelé outro tanti, estes, sim, são os jogadores mais caros da história do Rio Ave FC; será que ainda vamos ganhar dinheiro com eles? Nesse caso, serei o primeiro a penitenciar-me pelo que escrevi!)