2.2.08

Por que Eusébio é parte do problema

Perder em Portimão, frente a um dos últimos, fazer um ponto em 12 possíveis, jogar tão mal como hoje se viu não acontece por acaso.

Dei o benefício da dúvida, mas não dou mais: o Rio Ave só ganhou, como expliquei abaixo, por milagre, quando já muitos se resignavam a um ponto. Eusébio é o rosto desta equipa: sem chama, sem brilho, sem qualidade, sem categoria.

Neste momento estou convencido de que outro treinador faria melhor no Rio Ave. Mas como não acredito que isso vá acontecer, só espero que esta pausa de duas semanas (sim, não conto com a Taça... já que continuo a pensar na subida de divisão como único objectivo) ajude a mudar. Afinal, quem é que disse que um milagre nunca vem só?

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro jpmeneses, acho que o que o Rio Ave precisa é mesmo uma chicotada psicológica, mas no verdadeiro sentido, não necessariamente uma mudança de treinador. Penso que João Eusébio tacticamente é tão bom como qualquer outro (já cometeu erros crassos, claro), tem a vantagem de conhecer bem o Rio Ave desde o plantel sénior às camadas mais jovens, mas também já mostrou quer no ano em que descemos quer no ano passado, que não tem capacidade para dar a volta à cabeça dos jogadores, tal como reconheceu no final da época passada quando ainda tínhamos hipóteses de subir.
Não sei se a solução passará por mudar de treinador ou não, mas que é preciso alguém que consiga fazer crer aos jogadores que têm qualidade mais do que suficiente para subirem de divisão, que esse objectivo só depende deles, da entrega e dedicação em cada jogo, disso não tenho dúvidas.
Pode passar pelo presidente (se os salários não estiverem em atraso, caso contrário não terá moral para exigir nada aos jogadores), pelos jogadores mais experientes (Niquinha, Mora, Gama) que já passaram por situações semelhantes e sabem que é possivel dar a volta por cima, ou, como já tenho referido meio em brincadeira meio a sério, pela contratação de um psicólogo para a equipa técnica do Rio Ave. Já tenho dito várias vezes que mais do que tácticas ou forma dos jogadores, o aspecto psicológico é hoje em dia um dos principais factores diferenciadores. Se o nosso treinador não tem essa valência (tal como a grande maioria), complemente-se com alguém que a possua!
Em último caso, podemos sempre esperar por mais milagres como o de sábado e ter a esperança que com 2 ou 3 vitórias seguidas os jogadores se automotivem...