7.5.07

João Eusébio, um homem só

O nosso treinador neste momento deve sentir nos ossos o frio vento norte. E não deve haver muita gente com vontade de o cobrir com um cobertor quente. Após três derrotas consecutivas e um estado de graça que durou 17 jogos e 8 pontos de vantagem para o terceiro lugar, a equipa cai abruptamente e as armas arrumadas durante tanto tempo, agora limpas e com fome de guerra, vão ouvir-se.

Questiono-me se Eusébio no treino de amanhã verá o sol que promete brilhar. Imagino-o neste momento sentado no silêncio de uma sombria cave a olhar por um esguio postigo a escuridão da noite e a ouvir o vento que passa sem se ver, mas assobiando na passagem.

Eusébio está sózinho. Agora. Mas o campeonato não acabou.

Se a razão me diz que já não subimos, o coração faz-me acreditar. Quando Pandora abriu a caixa, libertou todos os males excepto o que destruíria a esperança. Por isso...

24 comentários:

Anónimo disse...

Como sócio do Rio Ave, devo dizer que por mim João Eusébio não está só!
Eu sempre defendi este treinador e estes jogadores, porque são os NOSSOS, não temos outros e devem ser acarinhados e defendidos até ao último minuto do campeonato.
Acho dificil, mas enquanto matematicamente for possivel ACREDITO!
Vamos levantar a cabeça!
A ALMA RIOAVISTA É FORTE!

Ps: Deixemos acertos de contas, essa "vontade de sangue" para quando o campeonato terminar, porque aí também saberei em que direcção enviar as criticas, quem trabalha merece sempre apoio...

Anónimo disse...

bem esse texto jpmeneses, dava mais para um filme de terror...

mas o eusebio nao esta so, nao podemos baixar os braços a 2 jornadas do fim com apenas 1 ponto de desvantagem...tudo é possivel...imaginemos k estavamos a 4pontos antes desta jornada e k agr estavamos a 1ponto, toda a gente acreditava na subida, nao??
lembro me da ultima subida do rio ave, onde começamos a recuperação depois de levarmos 6 da naval, lembram-se?? agr pk nao o guimaraes afundar-se depois d dar 6?? no futebol td é possivel, é por isso k tanto gostamos dele...

ainda em relaçao ao eusebio, keria dizer k ele nao esta so e adorava k o rio ave subisse e ele continuasse, para calar muitos tristes k por ai andam...faço minhas as palavras do moises cambola...

jpmeneses kd diz: "Se a razão me diz que já não subimos, o coração faz-me acreditar. " é certamente o estado d alma d todos os rioavistas...

Anónimo disse...

so uma correção nao é jpmeneses mas sim gil

Caxineiro disse...

Caro Gil,

Dou-lhes os meus parabéns pelo seu texto, que para além de muito bem escrito (nada habitual nestes sítios!) sintoniza muito bem o que deverá estar Eusébio a passar neste momento. Um aparte apenas para discordar da sua classificação do "estado de graça que durou 17 jogos", porque mesmo durante esse período, como sabe, a "graça" não foi unãnime.

Como amigo pessoal do Eusébio e defensor da "preferência aos da casa" também estou triste por ele, porque este poderia ser (ainda acredito que seja!)o ponto de viragem na carreira dele como treinador. Seria mais um produto da escola RIOAVISTA, como muitos outros jogadores e treinadores que se iniciaram ou passaram por aqui e que vão construindo parte da auréola de clube pequeno mas com grande empenho e mérito desportivo que o RIO AVE, á sua dimensão, vem demonstrando ser. Olhando para estes três últimos jogos, tenho cada vez mais a noção de que nos faltou na equipa alguma "reserva emocional", se calhar a falta da "massa crítica" de 3 ou 4 jogadores da terra ou aqui formados que acrescentassem a garra que a equipa precisava para não deixar passar esta oportunidade.

Veremos se ainda é possível lá chegar porque, apesar de tudo, o percurso que esta equipa fez este ano é merecedor do prémio da subida, saibam eles lutar até ao fim por esse objectivo e engrandecer com isso o nome do Clube. Como já li por aqui algures, até poderão não subir, mas terão de demonstrar a todos os seguidores deste Clube que se esforçaram por isso até ao fim.

Viva o Rio Ave!!!

Anónimo disse...

Olá Gil.É melhor aliviar um pouco a pressão, afinal ainda faltam 2 jornadas e em futebol tudo pode acontecer. A competitividade da Honra continua a fazer acreditar os rioavistas, que é possível.
Como varzinista, tenho de reconhecer que o Rio Ave foi de longe a melhor equipa que passou na Póvoa, e pelo que vi só uma grande injustiça iria permitir, que para o ano o Varzim fizesse uma grande receita contra o nosso rival Rio Ave.
Votos sinceros de feliciidades... na Bwin liga, pois claro!!

Um abraço Rui!

Anónimo disse...

Enquanto este treinador e jogadores estiverem no RIO AVE serão para mim os melhores do mundo!
Eu acredito!!!

Anónimo disse...

Quando D. Afonso Henriques estava cercado pelas tropas de Afonso VII, um nobre de nome Egas Moniz dirigiu-se ao rei, comunicando-lhe que o primo aceitava a submissão. Qual não foi o seu espanto ao ver que Afonso Henriques o traíra. Então num acto de profundo altruísmo, deslocou-se a Toledo descalço e com uma corda ao pescoço, acompanhado da sua esposa e filhos, colocando ao dispor do imperador a sua vida e a dos seus, como penhor pela manutenção do juramento de fidelidade.

Hoje vemos que a espada fulminante de Afonso Henriques ainda paira por aqui. Resta saber se Eusébio irá ter a dignidade, não de aparecer descalço, mas sim de assumir o falhanço da época e pôr o seu lugar à disposição.

Anónimo disse...

Caro adepto sorridente,

Sgundo o seu raciocínio, então todos os treinadores, caso não subam de divisão ou não sejam campeões colocariam o seu lugar à disposição? Despediam-se?
Coitados dos centros de emprego que veriam aumentar as suas listas de desempregados.
Viva o Rio Ave!!

Anónimo disse...

Cara (o) Sorriso

A não ser que queira comparar o Rio Ave à Sanjoanense ou ao Retorta, a minha resposta é sim! Então admite-se jogar um campeonato inteiro como senhores e depois vacilar desta maneira?

Anónimo disse...

entao pk nao se demite a direcçao??
o culpado é o treinador smp?? kem é k o pos la??

Anónimo disse...

Caro anónimo:

Evidentemente que tem que ser o treinador e não a direcção. Que eu saiba (pelo menos é isso que acontece no meu local de trabalho) quando alguém faz asneira no seu trabalho é despedido. Era o que mais faltava um funcionário fazer borrada e chegar ao gabinete do patrão e despedi-lo! O que o patrão tem a fazer é arranjar um funcionário mais qualificado.

Afonso Henriques disse...

não é altura de pedir cabeças ou atirar a primeira pedra. é altura de união, agora mais do que nunca. concentrem-se em olhão. a direcção/câmara que disponibilize autocarros para os interessados em invadir o berço do cajuda. para a terra do cajuda e em força.

e só mais uma coisa, o treinador não está só, tem também homens que trabalham com ele. ele pode ser o chefe mas não está só.

Anónimo disse...

oh sorridente vc é o tipico morcão, entao um clube tem patrão?

o pinto da costa ta no porto ha decadas, como o paulo de carvalho ta no rio ave ha mais de uma decada, mas nao faz deles donos nem patroes do clube, ta a perceber...se eles gerirem mal o clube, tb teem k sair, o clube nao lhes pertence...

o k acontece é k o rio ave ta na banca rota, e nao tem dinheiro pa andar a contratar treinadores a torto e a direito...

se o rio ave nao subir, ficarei com medo do futuro do nosso clube, pk ja ouço mt gente a dizer k vai deixar d pagar as quotas, pk nao ta pa ver outra epoca o rio ave na segunda...e k afinal d contas dp ve a fase decisiva do campeonato d borla...isto sim é mt preocupante...e tem certamente culpados...

Anónimo disse...

O treinador não está só. O Vasco da Gama decerto que também não estava sozinho quando chegou à Índia e nem por isso eu conheço o nome de qualquer dos marinheiros que o apoiaram. Ou seja, o treinador deve estar na linha da frente nos bons e nos maus momentos. Porque é o nome dele que vai aparecer nas 1ªs páginas dos jornais e não o dos adjuntos.

Agora só uma palavrinha para o sr anónimo:

Evidentemente que o Rio Ave não tem patrão. Pelo que vejo, tem é alguns adeptos (felizmente poucos) que não conhecem o valor de uma metáfora. Certamente ainda acreditam que existem monstros marinhos no cabo Bojador, quando na realidade apenas existem desafios a ser ultrapassados.

Anónimo disse...

Concordo consigo, Sr. Anónimo das 5.43.
Realmente, pelo (des)futebol a que temos assistido, à falta de motivação do clube e às borlices, dá mesmo vontade de "mandar tudo à fava", apesar de se gostar, e muito, do Rio Ave (instituição).
A direcção tem culpa e muitaaaaaaa.

Anónimo disse...

desculpe la sorridente mas akilo nao era uma metafora, era sim pura estupidez da sua parte, vc nao faz ideia do k é um clube d futebol...

e em relaçao à direcção, onde ela ta agr?? ha uns meses atras, kd tudo tava bem, fartava me d ouvir na radio e ver na tv o presidente falar da subida, do coentrao, da parceria como benfica, etc...tudo tava mt bem, ate ferias no brasil se passava, a agr?? tao todos enfiados aonde??

agr era k o treinador e os jogadores precisavam d apoio em força da direcção, mas nao vejo nada disso...estao a tentar encobrir se, pa ver se os socios se eskecem deles, como o nosso amigo sorridente...mas eu estou atento!!!

e pelos vistos nao sou o unico...

as culpas nao podem ser atiradas smp para os mais desprotegidos (equipa tecnica e jogadores), por vezes o mal esta mesmo no topo da piramide...

Anónimo disse...

Caro anónimo:

Caso você não tenha reparado, este blog serve para exrimirmos as nossas opiniões conforme se pode verificar no título do mesmo ("Com o mesmo lema: opiniões, ainda que irrelevantes, sobre o nosso Rio Ave FC!"). Portanto, lições de moral e juízos de valor poderão ser dados aos seus num ambiente mais fechado.
Quanto ao facto de eu não saber o que é um clube de futebol, bem, se o senhor acha que te moral ou conhecimentos para opinar sobre isso, porque não dá o seu nome e se candidata a presidente, visto alegar que percebe tanto do assunto?
Por isso, e visto que você não acrescentou nada de substancial a esta discussão, vou parar este post por aqui, esperando que este blog continue a manter um ambiente saudável de troca de opiniões acerca do RIO AVE.

Com os meus cumprimentos

Anónimo disse...

Caro sr. João Paulo Meneses.
O seu comentário no final do jogo de domingo.
E este texto, hoje.
Fiquei com a pulga atrás da orelha.
Sei os caminhos que trilha e os seus conhecimentos.
Será que está tudo perdido?????
saudações desportivas.
josé correia

Anónimo disse...

Deviamos era ir todos ao jantar do Rio Ave, o número de rioavistas lá presente também expressa a nossa grandeza.
E podiamos assim privar com a equipa e dar-lhes incentivos para ganhar em olhão.

Anónimo disse...

Eu estarei no jantar para incentivar...Eu acredito!!!

Gil disse...

Mui caro Rui,

como eu lamento que não sejas adepto do Rio Ave, sendo tu descendente de vilacondenses!

Prezo imenso a tua elevação e sei serem os teus votos sinceros, porque já antes conversamos sobre o tema.

Subindo ou não, o meu apego ao Rio Ave não desmorece, como sei que, apesar de veres o Varzim sempre a prometer mas a não conseguir cumprir a promessa de subir, continuas fiel e sofredor pelos alvinegros.

Viva o futebol, vivam os nossos clubes!

Anónimo disse...

Fui ver o primeiro treino desta semana. Vi o Eusébio e restante equipa técnica apoiada pelo Presidente e por mais directores que assistiram ao mesmo no relvado. Vi tristeza, mas vi cabeças bem levantadas, mostrando que acreditam que, apesar de difícil ainda é possível. Eu acredito. Vou estar no jantar do aniversário e vou a Olhão, seja de autocarro fornecido pelo clube, seja por meios próprios. É nestes momentos que se tem de dar apoio e não só quando se está à frente.
Ao clube desejo um Feliz Aniversário (68) e uma vitória em Olhão.

Anónimo disse...

Meus senhores,

Tenho lido neste e noutros blogues muitas coisas acerca do mauzão do treinador e da horrível direcção. Até parece que eles são como os comunistas que se dizia que comiam criancinhas ao pequeno-almoço!

O que é um facto é que o treinador não está dentro das 4 linhas e a direcção já não tem idade para ser convocada para os jogos. Verificamos portanto que nos últimos 3 jogos temos apenas assistido a autênticas meninas (com respeito pelo futebol feminino) com medo de partir as unhas.

Pior ainda: Se o Rio Ave subir de divisão o que iremos ver para o ano? Será que jogadores bastante influentes na equipa como Niquinha (35 anos), Gama (37 anos), Evandro (33 anos), entre outros terão lugar no plantel? Penso que já não terão pernas para a liga bwin. Assim pelo menos com a permanência na liga de honra, ainda podem jogar mais um anito e assim ganhar mais uns troquitos.

João Paulo Meneses disse...

Caro José Correia. O texto de hoje não é meu, mas do Gil (só podia...).