31.5.07

Acabo de ler

No site oficial:

"01/06/2007
João Eusébio renova como treinador
A partir de hoje, o Rio Ave FC começa a planear a próxima temporada desportiva, após ter assegurado a continuidade de João Eusébio como treinador principal da equipa profissional de futebol. O Presidente da Direcção, Paulo Carvalho, aponta as razões da renovação de contrato e explica a aposta em João Eusébio.

ENTREVISTA

- Perante o cenário de contenção financeira do Rio Ave FC, como está a ser preparada a próxima época? Partilha do sentimento generalizado dos sócios de que a época 06/07 até foi positiva, pelo menos até aos cinco últimos jogos?
- Claro que partilho. Nenhum sócio do Rio Ave está mais triste do que eu, isso posso garantir. Embora me considere uma pessoa realista, e percebendo a realidade interna do Rio Ave, também acreditei que a subida era possível. A cinco jogos do fim, com oito pontos de vantagem sobre o 3º classificado, a Direcção já estava a fazer contas ao orçamento para a I Liga. É uma realidade inquestionável. Várias pessoas olhavam para a tabela e perguntavam se o Rio Ave já tinha encomendado as faixas de campeão…Com a experiência que tenho, sabia que nada estava garantido, mas acreditei. Infelizmente, aconteceu este desaire. Estou de acordo com o sentimento de tristeza e de desilusão dos sócios, mas não posso partilhar do sentimento de “baixar os braços”. Se isso acontecer, seja com quem for, é porque não é um verdadeiro sócio ou adepto do Clube. Perder a Fé naquilo que temos é o pior que pode acontecer!

- E a próxima época?...
- Está a ser preparada com sentido de responsabilidade. É preciso salientar algumas premissas. A Direcção pretende ajustar o Rio Ave à sua realidade financeira; criar receitas alternativas ao futebol; enquadrar esta época num orçamento realista e ajustar as despesas em conformidade com as receitas estimadas. Por isso, abordamos a preparação da próxima época com muita responsabilidade. Este ano, temos obrigatoriamente de iniciar a temporada com a situação fiscal regularizada perante a Liga. Se não tiver esta garantia, não pode inscrever-se para competir. Assim sendo, o plantel terá de ser ajustado a esta realidade. O campeonato será abordado com responsabilidade, respeitando o equilíbrio que já conseguimos atingir. A nossa identidade e os nossos princípios serão mantidos, ou seja, haverá uma continuação da aposta nos jogadores oriundos dos escalões de formação. Temos vários valores no plantel sénior, mas sabemos que existem mais e com qualidade. Vamos apostar neles.

- Nesse contexto, quem será o treinador?
- Dentro desta filosofia que acabei de referir, quando se pensa num treinador, procura-se alguém com determinadas características: uma pessoa com competência, honestidade, seriedade e trabalho. Pretendemos alguém que faça a diferença, conhecendo a filosofia do Clube e mantendo-se propenso ao objectivo de promoção dos jogadores das camadas jovens. Quando se juntam todas estas características surge um nome: João Eusébio. Para além de tudo o que já enumerei, é um treinador que nos permite não haver desvios dos pressupostos financeiros. O João Eusébio teve algum azar. Assumiu a equipa numa altura complicada e acabou por descer. Na Liga de Honra, fez um campeonato com muita qualidade. A equipa foi muitas vezes referenciada como aquela que melhor futebol praticava. Foi sucessivamente elogiada. Isto deve-se à qualidade de jogadores e também do treinador. Claro que podemos discordar das opções do treinador, mas fazemos isso em relação a todos os treinadores…é normal que assim seja. Faz parte do futebol! Mas não podemos deixar de reconhecer competência e capacidade a este treinador. Se ele se enquadra nos princípios do Rio Ave, não vejo razão para que não seja o treinador da próxima época. Provavelmente, seria mais fácil, para nós e para ele, contratarmos um outro treinador. Mas o João Eusébio merece a nossa total confiança. Esteve sempre ao lado dos objectivos do Rio Ave e seria uma perda muito grande para o Clube perder um activo como ele.

- Já há lista de dispensas de jogadores?
- Vamos agora começar a tratar disso, em coordenação com o treinador João Eusébio.
« "

O destaque é de minha responsabilidade. Não era díficil adivinhar...

Sem comentários: