29.5.16

Estatística da época (11) - Os suplentes

Os jogadores são como os pneus, é sempre bom ter suplentes! E Pedro Martins não se fez rogado na hora de usar os homens do banco (salve seja que a mim não usou e eu até tinha tudo para marcar 45 golos e a fumar Português Suave sem filtro. Só não fui inscrito a tempo...).

23 foram os jogadores que foram usados como suplentes, com a utilização que podemos ver no quadro abaixo.
Total de cada jogador como suplente utilizado
Como nos titulares substituídos, destacamos os 3 suplentes mais utilizados, Kayembé, Yazalde e Guedes.
Como podem ver pelo quadro abaixo, Kayembé foi suplente utilizado 15 vezes. Mais de metade das suas presenças foram nessa condição. Em 8 vezes foi o primeiro suplente chamado a jogo e só uma vez foi a última opção de banco do treinador. Em 13 dessas vezes substituiu jogadores ofensivos.
Yazalde saiu do banco 13 vezes. Ser 1ª, 2ª ou 3ª opção foi quase igual, mas ganhou a 2ª com 5 utilizações contra 4 das restantes. Substituiu maioritariamente elementos mais ofensivas da equipa.
Por fim Guedes, o goleador mor. 8 das 10 substituições como 3ª opção. Duas dessas vezes para o lugar de Pedro Moreira. Foi 2ª opção uma vez e substituiu Wakaso. Não quer dizer nada, mas Guedes parecia ser o último recurso e sobretudo quando era preciso recuperar de resultados menos positivos.