19.1.15

Grande segunda parte

O que vi ontem, enche de alegria qualquer adepto do Rio Ave. Na primeira parte as equipas anularam-se uma à outra, tão encaixadas que estavam. Na segunda parte ambas deram espetáculo de alta qualidade, daqueles que leva o público aos estádios. Apesar do resultado andar sempre a favor dos leões, a verdade é que a incerteza esteve patente até aos minutos finais, com o Rio Ave a dar sempre uma boa resposta. O Rio Ave encarou olhos nos olhos o adversário, respeitou-o, mas não o temeu. Daí a grande exibição. Foi sempre atras do prejuízo, sem perder a sua identidade nem o seu discernimento. Sabia o que queria e como o conseguiria.
Quanto às peripécias do jogo, até nisso foi um grande jogo, há-as para todos os gostos e feitios.
Destaco o lance do segundo golo. É certo que não foi intencional, mas a verdade é que Nelson Monte é tocado ligeiramente, o que o desequilibra e não lhe permite acompanhar o ataque do Sporting. Na minha modesta opinião é falta.
Quanto à grande penalidade, aceito que o árbitro a assinale dado o defesa do Rio Ave ter agarrado a camisola do sportinguista dentro da área, porventura impedindo o normal desenvolvimento da jogada.
Compreendo a reação dos jogadores do Rio Ave, se bem que aqui ou ali exageradas, no momento da marcação da grande penalidade e da de Nelson Monte no lance do segundo golo. 
O Rio Ave, mesmo derrotado, termina a primeira volta em grande, e a mostrar às restantes equipas que têm de contar com o Rio Ave para disputar os lugares cimeiros do campeonato.