21.12.15

A derrota na Luz; duas ou três coisas

Penso que há duas formas de explicar a derrota de ontem na Luz:
1) O Benfica é de outro campeonato; tem um orçamento 15 vezes maior e jogadores com outros argumentos; perder na Luz é normal e foi isso que aconteceu; [sendo legítima, esta é a explicação pré-ASC, quando iamos à Luz para perder por poucos e regressávamos a Vila do Conde 'de cabeça erguida' e com a vitória moral];
2) Mas, sejamos honestos, o Benfica tendo realmente outros argumentos e alguns excelentes jogadores, ontem não mostrou que é de outro campeonato e só nos venceu nos últimos 10 minutos.
Eu acho que houve demérito (culpa) do Rio Ave na derrota tal como mérito encarnado na vitória.
Provavelmente, Pedro Martins tem razão quando fala nos 120 minutos de Setúbal*, mas sem Marvin e sem Heldon era muito mais difícil. Mais ainda quando pura e simplesmente o nosso ataque não existiu na segunda parte [chamem-me o que quiserem, mas estou certo de que Kizito ou até mesmo Rafa fariam melhor do que Kayembé e Ukra!]. E se Marcelo tem estado tão bem na segunda como na primeira parte, o resultado não teria sido esse. Mais: qual a influencia do 4-4-2 final, quando a equipa está rotinada no 4-3-3? Finalmente, os 120 minutos terão mesmo pesado.
Entre as duas explicações, eu vou pela segunda. Uma explicação que valoriza e ao mesmo tempo responsabiliza o Rio Ave.
PS - a arbitragem acabou por não ter influência no resultado, mas temos de admitir que não seria anormal o árbitro ter marcado pelo menos uma grande penalidade contra nós [Marcelo e Wakaso, esses braços dentro da área é para estarem atrás das costas!!!!], da mesma forma que Samaris deveria ter sido expulso.

* Elogiei Pedro Martins quando, no final do jogo de Setúbal, disse que os 120 minutos não teriam influência no jogo da Luz. Pelos vistos tiveram.