No final do Jogo, Luis Freire afirmou que foi uma escolha sua a substituição do guarda redes.
Mas não foi, o Reis do Ave, através de fontes próximas do clube, está em condições de afirmar que houve desentendimento quanto ao facto de Miszta jogar em detrimento de Jhonantan.
Ao que se sabe, a SAD FORÇOU Luis Freire a jogar com Miszta, apurei este episódio de 2 fontes diferentes. O episódio, inclusivé, fez com que Jhonatan se recusasse a ir a Lisboa, sendo mais tarde convencido a inverter a sua posição por elementos da direção do clube (não SAD).
Parece-me que estão abertas as portas a um mau ambiente entre treinador e SAD, é um precedente grave, pois a ser verdade, e não tenho dúvidas nas minhas fontes, esta situação retira poder ao treinador, deixa o treinador isolado, sendo mesmo obrigado a "mentir", quando afirma que foi uma opção dele. Isto é, repito, muito grave, pois não existe neste momento ninguém (Presidente da SAD ou director Geral) que venha dar a cara para defender o treinador.
Esta situação apenas vem confirmar aquilo que sempre suspeitei: Luis freire é um treinador de ideias amarradas à administração da SAD, amarrado à política de contratações e não é um treinador livre com ideias próprias, sendo que, pelo episódio presente, fica evidente que este não consegue evitar a interferência da SAD no balneário.
É fácil apontar alguns factos que consubstanciam este meu raciocínio, isso está patente nas políticas de contratações e nas estatísticas. E por isso é fácil apontar alguns factos:
Os jogadores mais utilizados têm todos mais de 21 anos, os que têm menos de 21 (são 5 jogadores), não jogam. Ou não lhes são dadas oportunidades. Ou seja, para Freire apenas contam 24 jogadores!!! Os jogadores mais utilizados sãos os que têm mais experiência, como fica provado nas imagens |
O onze habitual que é, em regra, jogado por apenas 15 jogadores, tem a 3ª maior média de idades, 26,6, da nossa liga, ou seja não há duvidas que Freire prefere a experiência -eu também preferiria. A SAD, alegadamente, na minha opinião, preferirá os que valem mais milhões e com mais potencial.. Pergunto onde é que fica autonomia do treinador e onde é que fica a capacidade do TREINADOR poder competir com os melhores segundo as SUAS IDEIAS?
Ps: Para mim fica evidente que esta derrota na LUZ, para além de ser uma derrota da equipa, e do Treinador, é-o também da SAD, mas, pelo que se disse e se escreveu, até parece que foi só treinador, e da equipa. A SAD está a dar mostras de inexperiência, principalmente no nosso campeonato. Porque a meu ver, 1º investe-se desportivamente e assegura-se a tabela classificativa, e depois investe-se no potencial!