17.8.18

Para conhecer melhor a Liga Revelação (sub23) que amanhã começa

Amanhã, 11 horas, em Santa Maria da Feira, começamos o campeonato sub23.

A Liga Revelação é disputada em duas fases. A primeira fase é composta por 14 participantes em que todos jogam entre si, duas vezes e por pontos, um na qualidade de visitante e outra na qualidade de visitado. Os seis clubes melhores classificados da primeira fase qualificam-se para a Fase Apuramento de Campeão. Os oito clubes classificados do 7.º ao 14.º disputam uma segunda fase da competição. Em ambas as etapas, os participantes jogam duas vezes entre si – fora e em casa – transitando com metade dos pontos obtidos na primeira fase da prova.

Não há descidas de divisão.

O horário oficial dos jogos da Liga Revelação será aos sábados, às 11h00, e às terças-feiras, às 18h00, considerando-se este o horário reservado para as transmissões televisivas.

Os jogos deverão ser obrigatoriamente disputados num terreno de relva natural

Em termos de composição das equipas, os clubes podem designar até 12 jogadores suplentes na ficha de jogo, podendo efetuar até 4 substituições no seu decorrer, no máximo de 3 paragens, sem distinção das posições que os jogadores ocupam em campo e independentemente de os substituídos se encontrarem ou não lesionados.

Apenas podem competir nesta prova jogadores nascidos a partir de 1996, que tenham a categoria de Sénior, Júnior A ou B.

Os clubes que não tenham tido, na época 2017/2018, uma equipa B nas competições profissionais devem inscrever na ficha técnica de cada jogo um mínimo de 4 jogadores com idade compreendida entre os 21 e 23 anos, inclusive. Sem prejuízo do ponto anterior, o clube que não tenha tido, na época 2017/2018, uma equipa B nas competições profissionais deve inscrever obrigatoriamente na ficha técnica de cada jogo dois jogadores com idade superior a 23 anos, inscritos numa das competições profissionais, não contanto para os efeitos da idade os guarda-redes
(fonte: FPF e FPF)